• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Bruno

Arduino para Domótica

13 mensagens neste tópico

Boa Noite,

Gostava de adicionar alguns sensores e actuadores numa sala, dos quais destaco:

* Controladores de motores para abrir/fechar estores

* Sensores de Temperaturas

* Sensores de Luminosidade

Se ligar estes sensores/controladores a um arduino e admitindo que não o ligo ao PC como devo alimentá-lo? Isto é, consigo de alguma forma ligá-lo à corrente de 220V que possuo em casa? Só através de um transformador? Queria algo que ligasse mesmo aos fios da casa.

Outra questão que possuo é: imaginando que quero controlar 3 divisões diferentes e não quero utilizar wireless (pouco seguro, causa interferências, etc) como fariam? (a rede eléctrica é uma hipótese que já considerei)

A minha ideia seria utilizar 3 arduinos e estarem todas ligadas entre si e por exemplo uma delas ligar ao PC. (Aqui colocasse a questão de como dou corrente às outras duas)

3ª questão... os leds estão na moda! Conhecem alguma lâmpada doméstica que seja constituída por leds de alta intensidade? Será que os LED's de "alta intensidade" vendidos tipo na Dimofel conseguem pelo menos fazer de luz ambiente?

4ª questão: conhecem alguma loja que venda "sensores" medidores de dB (som) e de Watts? Quanto ao 1º (medidores de dB isso consegue-se por um microfone? e daria para ligar um ao arduino?). Quanto ao 2º (medidor de watts) estes serviriam para saber qual é o consumo de uma dada divisão a cada instante e como sempre a a ideia seria ligarem ao arduino.

Desculpem a minha ignorância no assunto, mas a única coisa que já fiz foi brincar com uma arduino, com sensores infra vermelhos e leds ;)

Obrigado a quem demonstrar interesse :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a unica coisa que te posso ajudar e mesmo a 4º. se tiveres o microfone correto sim, mas depois tens de o calibrar com frequencia. vou procurar o programa e ja digo.

EDIT: nao estou a encontrar, lembro me que era um programa pequeno e muito simples que media e alterava os db's do microfone, mas nao o estou a ver em lado nenhum

EDIT2:

Tem um tal de SpectraLab Wandick, o Carlinhos da Art Som, e XBass tem ele, parece que na net o cara acha pra baixar, e é de graça, eu achei no emule, mais num tem muitas fontes, vou ver se acho na net, ou pegar com ele.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Faltam alguns pormenores que deves ter em conta.....

1-Quantos sensores queres ligar?

2-Que tipo de motores queres colocares nos estoros? DC ou servos?

3-Ligação !?!??vais usar pc ou não

(....)

Deves ser mais específico, quantificando em números o que pretendes. Assim poderei prestar um melhor auxilio ao problema.

Sem mais,

Pessanha24

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

1 - Podemos considerar que irei ligar 6 sensores em cada divisão.

2 - Motores de berbequins, já os possuo.

3 - Como referi, um dos arduinos poderá estar ligado ao PC, os outros dois estariam ligados apenas entre si.

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, em primeiro lugar não podes ligar o arduino a corrente alterna nem a 220V como perguntas em primeiro lugar: "power the board with an external power supply (6 to 25 volts DC, with the core of the connector positive)". Já agora, (embora não seja relevante para o caso) actualmente a corrente que temos em casa é de 230V e não 220V (como era antigamente).

Em relação à quarta questão estou de acordo com o que o fpinto disse. Se quiseres medir mesmo dBs com precisão aconselho-te a comprar um Decibelímetro (em relação à conecção deste com o arduino é melhor que outra pessoa te explique porque eu não sei). No entanto, se o teu objectivo for detectar a presença de alguém através do ruído acho que um simples microfone com um amplificador ligado aos pins analógicos do arduino te permite fazer isso (atendendo à lei da indução electromagnética de Faraday), mas é melhor pedires uma segunda opinião a alguém pois isto é apenas na teoria e não sei se é bem o que pertendes.

Quanto ao medidor de watts, um amperímetro e a formula P=U*A em que U parte-se do princípio que é constante (230V).

Em relação à loja onde comprar o decibelimetro, se o ebay for opção: http://shop.ebay.com/?_from=R40&_trksid=p3907.m38.l1311&_nkw=decibel+meter&_sacat=See-All-Categories

Não sei se te vai servir para alguma coisa esta informação mas tentei. :confused:

Força.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

1 - Podemos considerar que irei ligar 6 sensores em cada divisão.

2 - Motores de berbequins, já os possuo.

3 - Como referi, um dos arduinos poderá estar ligado ao PC, os outros dois estariam ligados apenas entre si.

Obrigado.

Cada Arduino Duemilinove possui 6 portas analógicas dará certamente para os teus 6 sensores, se estes forem analógicos. Quanto aos motores de berbequins a actuar em lâmpadas ou assim vais ter de recorrer a relés ou a triac´s que sejam actuados por 5V. Os motores de berbequins possivelmente vais ter de recorrer a um género de ponte em H para poder ajustar o seu sentido de rotação e velocidade.

Um microfone vai servir perfeitamente para a tua aplicação, não sendo necessário um "medidor de decibeis".

Quanto à alimentação pode ser efectuada, como referido, recorrendo a um transformador.

Mas tens de pensar também numa interface, ou seja como os vais controlar? Pretendes que seja do computador?

Sem mais,

Pessanha24

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se ligar estes sensores/controladores a um arduino e admitindo que não o ligo ao PC como devo alimentá-lo? Isto é, consigo de alguma forma ligá-lo à corrente de 220V que possuo em casa? Só através de um transformador? Queria algo que ligasse mesmo aos fios da casa.

Há transformadores para instalares em quadros 230->5/12/24 V, é uma questão de procurares numa casa da especialidade e levares a corrente até ao sítio que queres.

Outra questão que possuo é: imaginando que quero controlar 3 divisões diferentes e não quero utilizar wireless (pouco seguro, causa interferências, etc) como fariam? (a rede eléctrica é uma hipótese que já considerei)

Não vejo qual é o problema. Tenho telefones wireless, rede wireless e alarme por wireless tudo ligado em casa e não tenho qualquer problema. Wireless tira-te trabalho.

A minha ideia seria utilizar 3 arduinos e estarem todas ligadas entre si e por exemplo uma delas ligar ao PC. (Aqui colocasse a questão de como dou corrente às outras duas)

Não de esqueças do consumo dos Arduinos, podes fritar a ficha no PC.

3ª questão... os leds estão na moda! Conhecem alguma lâmpada doméstica que seja constituída por leds de alta intensidade? Será que os LED's de "alta intensidade" vendidos tipo na Dimofel conseguem pelo menos fazer de luz ambiente?

Bastantes até. :) Podes pôr em spot's de encastrar em detrimento de lâmpadas dicróicas/halogéneo uma lâmpada de LEDs 1W @ 230V, mas aviso-te que não são lá muito baratas. Talvez compense comprares uma de halogéneo GU10, a desmontes toda, compres LEDs de alto brilho e os montes lá. Há tutoriais na net para fazeres isso. Se estiveres realmente interessado, posso ver o melhor preço que te consigo fazer para as lâmpadas.

4ª questão: conhecem alguma loja que venda "sensores" medidores de dB (som) e de Watts? Quanto ao 1º (medidores de dB isso consegue-se por um microfone? e daria para ligar um ao arduino?). Quanto ao 2º (medidor de watts) estes serviriam para saber qual é o consumo de uma dada divisão a cada instante e como sempre a a ideia seria ligarem ao arduino.

Se não te interessa saber os dB ao certo mas apenas saber se excede um determinado volume, um microfone serve. Em relação à medição do consumo, é muito relativo, depende dos circuitos que tens nessa divisão e se o circuito é partilhado por outras divisões. Se tivesses 2 circuitos para cada divisão (que não tens) (um para tomadas, outro para iluminação), bastava teres um amperímetro ligado à saída do disjuntor/entrada da caixa e multiplicares por 230V.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa Noite,

Desculpem a minha ignorância no assunto, mas a única coisa que já fiz foi brincar com uma arduino, com sensores infra vermelhos e leds :P

Em que ponto é que vais?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou parado, necessitarei de adquirir mais conhecimentos uma vez que não encontro soluções simples :)

Quanto aos dB queria mesmo medir o volume de som, que se ouvia fora de casa, isto porque vivo num apartamento que embora será isolado acusticamente há sempre um X que passa.

Na realidade o que pretendo é comprar e adaptar certos sensores e actuadores ao meu apartamento e depois utilizar um computador para controlar cada um dos pontos (eu desenvolveria o software necessário). Por pontos compreende-se placas (tipo arduino) em que cada uma possuiria 7 ou 8 sensores/actuadores ligados.

Outra coisa que também queria era controlar o consumo da água geral da casa e se possível conseguir fechar a válvula de forma autónoma.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom dia, alguem sabe se é possivel ligar um Relé directamente as saidas digitais do ardiuno? isto é.. se a saida tem força suficiente para fazer atracar os relés...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva eu estou a pensar em fazer algo parecido... se bem que primeiro vou precisar da casa... :$ mas posso sempre ir tratando disto.

Até agora não pensei em fazer o controlo de estores com motores, teria de colocar alimentação com alguma potência para os poder controlar e não sei se um motor de berbequim teria potência para levantar um estore sem uma engrenagem... e como vês isto já está a modos que a ficar complicado. Após ter lido algo sobre imobiliária, também não convém artilhar a casa com muita tecnologia pois é valor que dificilmente será recompensado logo pus de parte essa opção.

Acerca dos sensores... para medir décibeis de forma a comprovar o ruído dentro da casa não o conseguirás com um simples sensor ligado ao Arduino. Podes no entanto usá-lo com um sensor para teres uma ideia do ruído, um microfone serviria para detectar presença, mas não se torna prático devido a tudo o resto que terás de implementar para medir dBs. Logo o melhor é encontrar um dispositivo que faça isso e que de alguma forma (analógica, I2C ou série comunique com o Arduino).

Sensores de luminosidade existem vários, como por exemplo LDRs em que apenas precisas duma resistência para as ligares como divisor de tensão a um dos canais analógicos do Arduino se bem que estas não costumam trazer um manual com a especificação de quanto variam com a luminosidade.

Para sensor de temperatura, eu aconselhava usares uns muito porreiros da Sensirion. No site deles podes pedir uma amostra, tens depois é de soldar o sensor num formato mais amigável para implementares alguma coisa. Os da Sensirion, são porreiros porque trazem sensor de temperatura e humidade num único chip e também trazem os parâmetros para cálculo dos valores de humidade e temperatura gravados em memória. Acredito que já vi nalgum lado uma libraria do Arduino para aceder a esses chips.

Por último... comunicações... para todo este aparato fazer sentido, convém ter algum tipo de comunicação, quer para poderes fazer log dos dados que os sensores estão a adquirir, como também para poderes controlar os estores. Eu ainda pensei em criar uma tranca electrónica em que apenas comunicava com o Arduino e ele abrir-me-ia a porta.

Então no que toca a comunicações, excluí logo a comunicação série porque não me apetece andar com o computador dum lado para o outro para ver os dados do sensor, nem para andar a comprar extensões USB onde podia ligar tudo ao computador. Vai daí, ficam as hipóteses de Ethernet e Wireless...

Primeiro experimentei a Ethernet e reparei logo numa limitação, neste caso apenas poderia aceder ao Arduino com um cabo... logo teria de ter um cabo ligado ao router wireless, isto não é muito bom... permitiria no entanto ter metade da comunicação via wireless, ou seja, do computador para o router era wireless e do router para o Arduino era ethernet.

Mas depois de pesquisar um pouco mais decidi-me que o ideal seria mesmo usar uma rede wireless. Existem já Arduinos com uma placa Wireless integrada e são bastante simples de usar. Podias depois decidir-te entre ligar o arduino à tua rede wireless onde costumas ligar o computador à internet (e não terias problemas de interferências porque apenas existiria uma rede wireless) ou então fazer com que o arduino criasse uma rede wireless protegida e tu escolhias aceder à rede privada do ARduino com o teu computador em vez da rede normal para ires à internet. Esta forma não me convenceu totalmente ainda... :\

Tens depois a escolha de colocares os Arduinos a enviarem os dados em UDP para a rede e o teu computador a adquirir estes dados, mas isto ia envolver programação de alto nível... Logo, outra hipótese é fazeres com que o Arduino envie os dados em formato html e vês no browser. Mas aí seria mais complicado fazer o log de valores. Seria também possível abrir e fechar as persianas com esta ligação em html.

Um problema com que me deparei para já é que um Arduino com o ATmega168 fica extremamente limitado se usarmos acesso com html uma vez que temos de guardar strings para tornar a página mais agradável e no caso de haver opção de controlo, tem de haver funções para "string parsing"... Logo, eu tou mais inclinado para fazer algo sem html...

Para o medidor de watts, existe uma bobine que depois se liga a um amplificador e torna-se possível ver a corrente que passa no cabo e depois calcular a potência. O problema aqui é: Que potência é que querias medir? A total consumida pela casa? O Ar condicionado? As tomadas? Para mim a medição de potência faz sentido quando queremos ver a contribuição total de um aparelho no consumo total da casa e isto teria de ser implementado no quadro de distribuição... que no caso da casa não ser tua pode ser muito complicado e mesmo sendo tem de ser feito com cuidado porque não é algo simples de fazer de acordo com as normas.

Acerca dos LEDs, podias até implementar um sistema em que controlavas a intensidade da luz através de PWM. Aí valeria a pena o trabalho acrescentado dos leds. Quanto a ti não sei, mas a luz de LEDs como iluminação é um pouco cansativa... são gostos.

Finalmente... eu não utilizaria relés para controlar potências... provavelmente utilizaria um chip muito engraçado que é o MOC3023 (ou um dessa série) para controlar um tiristor. Se não quiseres estar com o trabalho, porque tinhas de fazer dissipadores, etc, etc... compra um relé de estado sólido. É mais ou menos isto do MOC3023 + tiristor mas numa caixa toda bonitinha.

E pronto... acho que já falei de tudo...

Actualmente, estou a trabalhar noutra parte deste meu projecto de casa que é monitorizar a gaiola da minha hamster... lolol tem de haver um rascunho antes, né? LOL

Se precisares de mais ideias ou tiveres dúvidas, apita

Boa Noite,

Desculpem a minha ignorância no assunto, mas a única coisa que já fiz foi brincar com uma arduino, com sensores infra vermelhos e leds :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora