• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

zubimaster

First Web Development Job - How To?

4 mensagens neste tópico

Boas pessoal

Tenho uma dúvida, que possivelmente muitos têm ou tiveram.

Uma vez que não formação para tal nem tenho projectos já feitos para mostrar, como posso demonstrar o meu valor? Criando um site pessoal de apresentação? Mas ai existe um problema... umas das partes fundamentais destes sites é o 'portefólio' que neste caso está em branco, excepto pequenas apps que desenvolvi.

E já que reúno quase as características perfeitas para não receber propostas de projectos, ainda entra mais um factor, a idade, tenho 15 anos.

Para já nem sei se é legal 'vender sites' sem ter alguma licença especifica (não faço ideia) e também quem será a 'alminha' que ia pedir um orçamento de projecto e negociar todo o projecto com alguém que por sinal tem 15 anos?

Bem, depois desta espécie de entrada de Blog, estou rendido a esperar mais uns anitos, não? :P

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O primeiro trabalho que desenvolvi foi para a empresa PortugalDance e tinha 16 anos, salvo erro, e foi algo quase caído do céu, apareceu aqui no P@P o dono da empresa a pedir para lhe desenvolverem esse trabalho eu dei o preço mais baixo (um preço que hoje acho ridiculo) e criei o meu primeiro trabalho, o cliente gostou e agora continuo a trabalhar para a portugaldance. O meu primeiro trabalho estava então concluido. Nos meses seguintes andei por aqui e por ali a tentar arranjar trabalhos mas foi complicadado, comecei a escrever no meu blog assuntos relaccionados com a área do desenvolvimento, associei-me (e já estava associado a projectos) redactor na Revista PROGRAMAR, administrador da Wiki P@P, moderador aqui no fórum, participante noutras comunidade que não vou enunciar, comecei a ir a conferências e a desenvolver estudos em diversas áreas relaccionadas com o desenvolvimento.

Fui apresentando propostas aqui e ali, ganhando um ou outro trabalho, mas tudo muito lentamente, neste momento posso dizer que não tenho tempo quase para meter as mãos aos bolsos porque tenho bastante trabalho quer para comunidades (neste momento apenas para o P@P) pois é algo que não vou deixar de fazer, quer para clientes que me fazem ganhar o meu dinheiro.

Quanto à página pessoal e portfolio, não considero isso muito importante, não numa fase inicial quando não há muito que mostrar... Se fores ver a minha página pessoal, está super simples e o portfolio tem apenas dois trabalhos e já tem aqueles dois trabalhos desde o inicio pois não tenho tempo nem paciência para actualizar aquilo, quando o trabalho diminuir vou actualizar tudo, aliás tenho já em marcha uma reestruturação de toda a minha presença online, página pessoal, blog e twitter bem como outros elementos não online.

Acima de tudo, quando ganhares um trabalho faz o teu melhor, não desiludas o cliente, entrega tudo pronto a horas (se possível mais cedo), testa tudo antes de entregares, oferece suporte vitalicio contra erros que a página possa ter e só se vêm a descobrir mais tarde, faz pequenas alterações sem pedir nada em troca, mostra amor para com os teus clientes, está sempre contactável, fala e escreve correctamente a tua imagem deve ser sempre correcta e profissional.

Página pessoal: http://joaopedropereira.com/

Portfolio: http://joaopedropereira.com/portfolio/

Blog: http://joaopedropereira.com/blog/

Twitter: http://twitter.com/joaoppereira

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, começando pela legalidade, com 15 anos ainda não tens idade legal para trabalhar.

Quando tiveres 16, poderás registar-te nas finanças como empresário em nome individual, vulgo recibos verdes, e ai poderás exercer a tua actividade comercial.

Mas atenção que tal tem implicações legais, há dinheiro envolvido nisso, contabilidade, impostos, etc..

Quanto à tua pergunta, essa é a questão essencial de qualquer empresário: como raio consigo arranjar mais clientes/trabalho (independentemente do número de clientes, seja zero ou mil)?

Fazeres o teu próprio site é uma boa, não necessitas de mostrar o portfólio, enquanto não tens, simplesmente não tens essa secção.

Se queres arranjar portefólio, então entra para grupos de voluntariado e dá-lhes uma ajuda. Por exemplo, aqui no P@P há quem faça o design dos sites, da revista, etc..

Quanto ao que realmente interessa, encontrares trabalho, lamento desiludir-te mas não há uma receita mágica para isso, embora haja algumas linhas de orientação.

Podes começar pela tua rede de contactos. Começa pela tua família e amigos.

Pode ser que tenhas um tio que tem uma oficina e que não se importe de te pagara uns trocos para ter um site, ou o pai de um amigo que gostava de dar um toque no site do seu negócio.

Podes ver aqui no P@P, na secção de emprego, ou bateres sites específicos para essas coisas.

O que é importante é conseguires espalhar a palavra e fazeres as coisas como deve ser de forma a teres referências (como no caso do skin), que costumam valer mais do que um enorme portfólio.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esqueci-me de falar sobre isto. É como o M6 disse não tens idade legal para trabalhar... Mas...

Precisas de declarar o que ganhas mas ficas isento até 10.000€ do pagamento do IVA e de fazer retenção de IRS. No final do ano tens de declarar para efeito de IRS os rendimentos auferidos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora