• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

passado

Ajuda para campos Data Time

17 mensagens neste tópico

Pessoal mais uma vez recorro a voces para me ajudarem....

É o seguinte eu tenho campos na minha base de dados em que apenas quero guardar datas, outros apenas horas....acontece que em todos eles e guardado tudo, a data e a hora.

Depois deste problema resolvido queria saber se é possivel guardar na BD o valor 07-07-2009 mas depois carregar por exemplo "Terça Feira, 07 de Julho de 2009"

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

podes sempre definir o campo da bd para data

depois no vb adicionas uma DataTimePicker

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

podes sempre definir o campo da bd para data

depois no vb adicionas uma DataTimePicker

mas nao da para definir so data

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas nao da para definir so data

Tens de dizer qual é a base de dados. Se for SQL Server 2008, dá, se for uma versão anterior ou Access, não.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens de dizer qual é a base de dados. Se for SQL Server 2008, dá, se for uma versão anterior ou Access, não.

é 2005 que vem com o studio 2008

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é 2005 que vem com o studio 2008

Então não dá.

Mas qual é o problema ? Tu guardas a informação e mostra como queres.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então não dá.

pronto, ok futuramente ei de importar xD entao e eu nao consigo puxar apenas a data ou apenas o t?

Por exemplo, a minha base de dados e uma empresa de aluguer, e interessante saber quanto tempo tem a maquina de trabalho eu queria criar um campo onde o utilizador inserise as horas que a maquina trabalhou e num outro formulário somar isto tudo, qual a melhor maneira?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por exemplo, a minha base de dados e uma empresa de aluguer, e interessante saber quanto tempo tem a maquina de trabalho eu queria criar um campo onde o utilizador inserise as horas que a maquina trabalhou e num outro formulário somar isto tudo, qual a melhor maneira?

Claro que consegues!

Pode ler informação para um SqlDataReader, por exemplo, e depois fazer:

Dim dt As DateTime = DirectCast(reader.Item("MinhaData"), DateTime)

Depois é só usar dt.ToShortDateString() ou dt.ToShortTimeString(), etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Claro que consegues!

Pode ler informação para um SqlDataReader, por exemplo, e depois fazer:

Dim dt As DateTime = DirectCast(reader.Item("MinhaData"), DateTime)

Depois é só usar dt.ToShortDateString() ou dt.ToShortTimeString(), etc.

Pois la vai ter de ser essa a alternativa...

E em relação a inserção apenas de horas, no exemplo que dei

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E em relação a inserção apenas de horas, no exemplo que dei

E exactamente a mesma coisa. Quando guardar a hora no SQL, ele guarda a data e hora, e só tens de mostrar como queres quando extrais a informação do servidor

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E exactamente a mesma coisa. Quando guardar a hora no SQL, ele guarda a data e hora, e só tens de mostrar como queres quando extrais a informação do servidor

Mas eu nao quero guarda a hora actual, eu quero sim ter um campo que em cada registo de aluguer quando a maquina da entrada na empresa seija registada 1h30m de trabalho outro registo 3h30m depois nas consultas por maquina quero que apareça a soma da 1h30m + 3h30m entendes ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, eu entendi, tu é que não. Para calcular a diferença só tens de indicar a mesma data e horas diferentes. Depois é só calcular a difefrença.

Agora imagina que tens 3h30m e 4h20m, qual é a diferença ? Se forem datas diferentes pode ser muitas horas, por isso tens de usar sempre a data também.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, eu entendi, tu é que não. Para calcular a diferença só tens de indicar a mesma data e horas diferentes. Depois é só calcular a difefrença.

Agora imagina que tens 3h30m e 4h20m, qual é a diferença ? Se forem datas diferentes pode ser muitas horas, por isso tens de usar sempre a data também.

Mas imagina que uma maquina sai para o cliente no dia 06-07-2009, chega a empresa dia 07-07-2009, e trabalha apenas duas horas depois so volta a sair dia 06-08-2009 e chega a empresa dia 16-08-2009, e atribuido 100horas de trabalho, entendes o que digo assim como disses nao e possivel saber as horas exactas de trabalho, apesar de nunca ser horas exactas mas sim uma estimativa entendes, dai eu querer colocar á mao

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quem te disse que não é possível sabe ? Tu podes sempre calcular, mas se queres registar apenas as horas, então dá a hipotese de registar apenas os minutos ou horas de ocupação, em numérico.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quem te disse que não é possível sabe ? Tu podes sempre calcular, mas se queres registar apenas as horas, então dá a hipotese de registar apenas os minutos ou horas de ocupação, em numérico.

Como é possivel no metodo que indicaste?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ainda sobre este tema optei por num dos formulários por a data ser guardada se ouver preenchimento de uma checkbox, a minha duvida é a que é igual o valor para introduzir na BD

command.Parameters.Add("@dtaentrada", SqlDbType.DateTime).Value =

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora