• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

JD557

Saidas profissionais

19 mensagens neste tópico

Bem, eu sei que já devem estar fartos de aturar pessoal com dúvidas como eu, mas por esta altura do ano é mesmo assim.  :cheesygrin:

Bem, o que se passa é que na zona onde vivo, há uns tempos para cá, começaram a aparecer colados em várias paredes e postes papeis a dizer algo do género:

Procura-se Emprego:

Experiência em:

-Restaurantes;

-Cafés:

Curso de:

-Informática;

-Etc.

Contactem: 91xxxxxxx

(Disponível a qualquer hora do dia ou noite)

O que eu gostava de saber é: como estão os cursos de informática em termos de empregabilidade? Há por aí muito pessoal no desemprego ou por outro lado, até há algumas saidas?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

opah que eu saiba depende dsaquilo que sabes e depende da empresa. informatica e uma coisa com saida, se te safares bem acho que tas dentro.  a minha maneira de pensar e esta. es util sabes o que e preciso . a empresa precisa de ti entao. logo arranjas emprego.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

com um curso superior na área da informática penso que ainda se consegue arranjar emprego com relativa facilidade...

se for um curso profissional já pode ser mais dificil, mas ainda assim acho que não deve ser das piores áreas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não tenho curso superior em informática (tenho em electrónica) mas foi graças à informática que consegui manter e afirmar o meu lugar na empresa, como se diz:

"Em terra de cegos, quem tem 1 olho é rei"

Foi o que aconteceu comigo, chegou a uma altura que dependiam mais de mim do que da empresa que nos prestava serviços em informática.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Actualmente, e apesar da crise, continua a haver procura na área de informática. São mais raros os bons empregos (mais bem pagos e a fazer coisas interessantes) e abundam as consultoras (cuidado que infelizmente há muitas por ai tratam as pessoas como produtos descartáveis).

Os cursos superiores são valorizados, aliás é quase impossível encontrar algo bom nesta área sem um curso superior. Há demasiada oferta de pessoas com cursos superiores para o mercado se contentar com menos. Os cursos superiores de certas universidades continuam a ter preferência e as privadas continuam (menos) a serem rejeitadas.

Quanto a cursos em empresas de formação, tenho a sensação de que ultimamente há alguma valorização para tem certificação MS, em especial MOSS/Sharepoint. Não tenho a certeza de que seja realmente uma mais valia, mas é a sensação que tenho.

Talvez isto seja devido ao facto de haver muita gente com este perfil e como tal quem procura alguém mais qualificado pede este tipo de certificação, se bem que raramente é obrigatória.

O mesmo não me parece que aconteça para quem tenha um perfil de Java, ou seja, ter uma certificação não apresenta uma mais valia.

No que toca a bases de dados, é um bom investimento porque nem toda a gente sabe mexer em BDs,  muitos nem sequer sabem fazer uma query. Aqui as coisas variam um pouco. Tanto há quem procure um DBA com certificação como há quem procure apenas pessoas que saibam, pelo menos, fazer uma query numa dada BD.

Em outros casos, como web development, PHP, MySQL, etc. creio que não há qualquer mais valia em ter uma certificação.

Esta área tenho a ideia que é, de longe, a mais mal paga, dado a abundância de oferta.

Para terem uma ideia, batam alguns sites de emprego, tipo itjobs.pt e expressoemprego.pt .

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo que sei, na área de Engenharia de Software, a procura é mais que muita e muitas vezes tem-se que recorrer ao estrangeiro, pois em Portugal não há mão de obra suficiente para esta área.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu conheço várias pessoas estrangeiras a trabalhar cá em informática.

O motivo deles estarem cá é simples, são mto mais baratos e qt a competencias, n são extraordinários, mas cumprem bem a parte deles.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas respostas, já fico mais confiante se seguir informática :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa, estou no segundo ano do curso de informática, e já fui convidado várias vezes para trabalhar em empresas, algumas a ganhar até um ordenado bem bom. :P

Logo, deduzo que não seja muito difícil arranjar emprego.

Conselho: Sê bom e tem gosto pelo aquilo que fazes, e tudo resto virá naturalmente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa, estou no segundo ano do curso de informática, e já fui convidado várias vezes para trabalhar em empresas, algumas a ganhar até um ordenado bem bom. :P

Logo, deduzo que não seja muito difícil arranjar emprego.

Conselho: Sê bom e tem gosto pelo aquilo que fazes, e tudo resto virá naturalmente.

Um conselho no que toca a abandonar o curso por causa de uma boa proposta de trabalho: não o faças.

Lembro-me de andar no 3º ano e de ser convidado por uma empresa (a Neurónio) que era uma das referências no nosso mercado na altura. Estamos a falar +/-1000€ por mês para um tipo não licenciado +/- em 1997... Era muito guito na altura, em especial para quem não tinha nenhuma fonte de rendimentos senão a carteira dos pais.

Foi uma decisão difícil, mas Graças a Deus que não fui. A Neurório rebentou (abriu falência) e com licenciatura completa tinha credenciais para lutar por uma boa posição. Tinha amigos nessa empresa e alguns ficaram na altura numa posição complicada...

Por isso, termina o curso e vai à luta, como disse o Triton, sê bom e o resto virá naturalmente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

M6, obrigado por tocares nesse assunto. :)

É realmente difícil recusar algumas excelentes propostas, ainda para mais, como disseste, para alguém sem qualquer experiência profissional. Mas acho que tomei a melhor decisão, que é ter os estudos sempre em primeiro lugar. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pensa assim, estás a investir alguns anos em estudos e vais trabalhar pelo menos 40anos,

Um pequeno investimento, quando comparado o que tempo que vais trabalhar.

Depois há outra questão que ainda não foi falada aqui, estudar e trabalhar é muito difícil, eu felizmente tirei o 1º curso só a estudar, depois como já tinha um curso e estava cansado de ser um fardo para os meus pais foi trabalhar e estudava à noite, há medida que o tempo foi passando e o trabalho foi exigindo foi deixando os estudos para trás ao fim de 5 anos e só a faltar 3 cadeiras para acabar um curso de 2 anos, acabei por desistir, porque a minha vida profissional não permitia.

Acredita, vale mesmo a pena estudar, tens muito tempo para trabalhar. É um pequeno investimento.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ate agora concordo com o que disseram nunca deixes os estudos para ir trabalhar e estudar e trabalhar e muito dificil

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

yep... e o pessoal reclama de exames e isso, mas no fundo, a vida de estudante não é nada má, comparada com a vida de trabalho "a sério"... =p

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e mesmo. a vida do trabalho e 10 vezes mais stressante e cansativa que a de estudante. mas voltando ao tema do topico. tens varias ofertas de emprego no ramo de informatica. como ja disseram programador e do que ta a ter mais saida.  pa nao falar nos biscatos (trabalhos extras) que podes fazer do teu ramo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

(...)

Depois há outra questão que ainda não foi falada aqui, estudar e trabalhar é muito difícil, (...)

Eu nesse aspecto posso falar, sou trabalhador estudante e é complicadissimo. Faço todos os dias 100km para ir estudar na univ... saio do emprego as 17:30, mas chego a casa as 18h, as 19 tenho k tar na univ e pelo caminho faço 50km... Por isso ve a estafa de um trabalhador-estudante...

Eu com a experiencia que tenho (é pouco, mas dá para abrir bem os olhos) estuda primeiro e depois parte a aventura no chamado "mundo cão" (leia-se mundo do trabalho)...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu nesse aspecto posso falar, sou trabalhador estudante e é complicadissimo. Faço todos os dias 100km para ir estudar na univ... saio do emprego as 17:30, mas chego a casa as 18h, as 19 tenho k tar na univ e pelo caminho faço 50km... Por isso ve a estafa de um trabalhador-estudante...

...

Tens muita sorte, quando comecei a trabalhar (e a estudar) o trabalho ficava a 50km, não tinha carro, tinha que apanhar 2 meios de transporte, 1 deles só passava de 30 em 30 minutos se entretanto não avariasse e tinha que esperar pelo próximo (mais 30 minutos, era comum quem é dos Carvalhos percebe o que quero dizer), nunca saía do trabalho antes das 19h, as aulas começavam às 17h ou às 18h (portanto quando saia já estava atrasado)e acabavam às 23H.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vida de trabalhador estudante n é fácil, eu tb já fui e custa um bocado.

Quem tiver oportunidade de acabar primeiro o curso, deve aproveitar ao máximo essa oportunidade.

Nunca esquecendo uns projectos pessoais ou projectos de verão p ganhar alguma experiencia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bruno1234, subscrevo inteiramente.

Tive a sorte de poder dedicar-me inteiramente aos estudos, mas como referi atrás, vi por mim mesmo o quanto custava aos meus colegas trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora