• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

anolsi

HTML 5 não suporta vídeo e áudio de raiz

4 mensagens neste tópico

Os responsáveis dos maiores browsers não chegaram a consenso sobre quais os codecs a utilizar. O W3C acabou por deixar de fora estes componentes.

A Apple apoia o H.264, mas não o Ogg Vorbis e o Ogg Theora por estes terem incompatibilidades com algum hardware. A Opera e a Mozilla preferiam os Ogg e não o H.264, por este ter custos de licenciamento elevados. A Google, por seu lado, ressalva a falta de qualidade dos Ogg e o preço elevado do H.264.

Ian Hickson, do World Wide Web Consortium (W3C), escreve que «Não há um codec que todos os fabricantes estivessem dispostos a implementar (…) pelo que decidi remover estas duas secções», noticia a PC Pro

Para o consumidor final, isto significa que terá de esperar para que existam plug ins para cada browser poder reproduzir áudio e video.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais uma vez, a enxame informática dá uma notícia errada. Estou farto de avisar para a falta de qualidade desta publicação, mas parece que aqui há quem goste de ser sistematicamente enganado...

Podem ler o que o Ian disse directamente: http://lists.whatwg.org/htdig.cgi/whatwg-whatwg.org/2009-June/020620.html

O que vai ficar de fora da especificação é a recomendação de quais os codecs a utilizar! Os elementos de video e audio, vão permanecer, ou seja, o que vai acontecer é que cada fabricante vai utilizar o codec que acha mais apropriado, ao invés de utilizar um definido pela norma, ou seja, isso na prática não muda o status quo das implementações de HTML5. A Opera e Mozilla vão continuar a usar Theora e o Google e Apple a utilizar h.264 (pelo menos até 2011, altura em que se vai ter que pagar uma royaltie por cada vez que se vê um filme online com esse codec).

Ou seja, não vai ser preciso um plugin, mas continuaremos a não ter interoperatibilidade suficiente, por causa dos que querem impor uma especificação proprietária sobre as quais pendem patentes com licenciamento incompatível com os interesses distribuidores de conteúdos on-line, fabricantes de software proprietário, fabricantes de software livre e utilizadores.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso até coloquei aqui a noticia, para que alguém me ajudasse a perceber até que ponto era verdade, porque sabia que algo tinha que estar mal, uma vez que o FF3.5 já traz suporte para ambos os elementos, e isto seria algo que não fariam se fosse possível não entrar, creio eu.

Por isso obrigado pela explicação falco.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Apreciei particularmente este ponto:

Microsoft has not commented on their intent to support <video> at all.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora