• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

passado

Pesquisa em base e dados

36 mensagens neste tópico

Boas pessoal eu no meu projecto carrego duas combobox com valores que estao armazenados na base de dados, neste caso clientes e maquinas, como posso fazer para quando eu insiro um "L" na combobox ele so me mostra todos os clientes começados por "L"?

Outra questao relativamente a pesquisa, é semelhante mas desta vez, para mostrar os resultados numa listbox, ou seija eu sei fazer a pesquisa se colocar "LR" ele mostrame todos clientes com "LR" mas eu queria a medica que vou inserindo caracteres tipo "LRE" ele vai diminuindo, alguem me consegue mostrar exemplo, que eu nao sei bem por que termos pesquisar...

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

podes usar uma datagridview para listar os dados... se souberes...

se fizeres com uma datagridview, que para mim ainda é mais facil que com a listview eu ajudo-te na pesquisa

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

podes usar uma datagridview para listar os dados... se souberes...

se fizeres com uma datagridview, que para mim ainda é mais facil que com a listview eu ajudo-te na pesquisa

Eu ia colocar os resultados numa listbox e ao clicar no cliente na listbox ele iria passar automáticamente para a combobox....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tambem podes fazer isso na datagridview... eu ainda a pouco fiz um projecto, uma coisa de nada, tambem tinha uma datagrid para ver os dados e ao clicar numa linha abria um form para editar essa linha, mas passva os dados para as textbox's. e tbm tinha uma pesquisa.. a medida que escrevia ele so m mostrava os dados que começassem por as letras que escrevia na textbox

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pareceme uma ideia viavel, só me falta uma coisa é eu na pesquisa tenho dois radiobutton para seleccionar se quero pesquisar pelo nome ou por um numero, isso dá para se fazer?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim isso dá para fazer.. ao inicio fiz assim... mas depois mudei e pus para pesquisar pela coluna seleccionada

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

uhm entao vou fazer assim....

Terei depois algum problema ao colocar o campo na combobox ? ou sera melhor retirar a combobox e colocar apenas a pesquisa? e enviar posteriormente da datagrid para a textbox, o ID do cliente mas aparecer o nome do cliente, fizme entender?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Explicando melhor, eu tenho duas combobox, uma carrega clientes outra maquinas vamos concentrar apenas numa pois o problema e igual para as duas, tomando a de clientes como exemplo:

Tabela clientes tem os seguintes campos:

Id (numero de identificação)

nome

contacto

Na combobox eu atravez do wizard escolhi ele ir a tabela Clientes buscar os campos id e nome, sendo que o id e o valor que vai ser armazenado, mas o valor mostrado é nome ou seija na lista da combobox eu tenho todos os nomes dos clientes mas na verdade o que fica armazenado na BD na tabela aluguer é o id cliente....

A minha duvida é, eu ao clicar no cliente nuno na pesquisa, consigo fazer a mesma função que ele me mostre o nome nuno mas na verdade guarde o id? ou é melhor esquecer a combobox e colocar uma textbox?

A combobox servia para que? para quem funciona com o programa, escreve na combobox, lu e ele devolver todas as entradas começadas por lu, e depois tenho um botao para uma pesquisa mais avançada....

Fizme entender?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim

podes por so uma combobox e ao mesmo tempo que escreves na textbox faz um filtro a datagrid e escreve-te todas as palavras começadas pelas letras inseridas..

agora se queres fazer assim como eu digo, uma datagridview, faz e no fim diz que eu digo-te como fazes um filtro.

ok?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

podes por so uma combobox e ao mesmo tempo que escreves na textbox faz um filtro a datagrid e escreve-te todas as palavras começadas pelas letras inseridas..

ao escrever na combobox ele filtra os dados que aparecem no dropdown correcto? 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é na textbox... ao escrever nela... tens uma datagrid onde vai filtrar os dados

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

depois ao criares a datagrid e a textbox e ao estar a listar os dados correctamente diz

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dim fitro As String = "campo like '" & txt_procurar.Text & "*'"
                   FilmesBindingSource.Filter = "Ano like " & txt_procurar.Text & ""
               End If

fazes isto no evento TextChanged

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dim fitro As String = "campo like '" & txt_procurar.Text & "*'"
                   FilmesBindingSource.Filter = "Ano like " & txt_procurar.Text & ""
               End If

fazes isto no evento TextChanged

Deu erro quando escrevo o texto....

"Cannot find column [b]." 

b foi o texto que escrevi

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se tens os radio nuttons poes assim:

fazes um if se estiver um radio button selecionado para nome, por exemplo poes uma variavel a tomar o valor do texto e mudas o codigo:

Dim fitro As String = variavel & " like '" & txt_procurar.Text & "*'"
        FilmesBindingSource.Filter = fitro

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se tens os radio nuttons poes assim:

fazes um if se estiver um radio button selecionado para nome, por exemplo poes uma variavel a tomar o valor do texto e mudas o codigo:

Dim fitro As String = variavel & " like '" & txt_procurar.Text & "*'"
        FilmesBindingSource.Filter = fitro

variavel corresponde a que?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tipo:

dim variavel as string

if rb_nome.checked=true then

variavel="nome"

end if

dpois fazes o resto que ja te mandei

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao tem erros, mas nao filtra...

carregas o datagrid por wizard ou a unha?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

atao n aparece nada?

aparecem os dados todos a mesma adicionei um com o nome "a" e outro com o nome "b" se escrever "a" na textbox nao acontece nada o mesmo com "b", deveria ao escrever "a" o "b" desaparecer correcto?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora