• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

raios partam o cliente de SSH do Gnome

29 mensagens neste tópico

carago...

epa... das cenas mais fixes que o linux tem são clientes ssh/ftp e outros embutidos no navegador de pastas.

Epa... tão não é que aquela porra, quando eu clico num ficheiro de texto num computador remoto, abre-me com o gedit e depois não consigo editar... ora porra... para que serve o cliente então se tenho que ir pela consola na mesma.

com os editores em modo de texto:

não posso usar o rato

não tenho sintax hilight

não posso abrir multiplos ficheiros

bahh.... que treta

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não posso usar o rato

não tenho sintax hilight

com o vim podes isto tudo :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com o Emacs em X podes usar isso tudo.

Creio que o teu probelma não está no SSH mas sim no editor...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não o consegues editar?

Olha que se não consegues é porque deves ter falta de permissões ou coisa, assim, porque eu uso o gnome-vfs para editar ficheiros remotamente várias vezes ao dia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não o consegues editar?

Olha que se não consegues é porque deves ter falta de permissões ou coisa, assim, porque eu uso o gnome-vfs para editar ficheiros remotamente várias vezes ao dia.

Carago... toda a gente me diz a mesma coisa...

NAO.... n me estou a esquecer das permissoes... tenho efectivamente permissoes..

epa... pode ser problema do editor... eu uso o gedit... mas de todo nao parece pois o ficheiro abre sem problemas...

falco, como fazes? right click e depois edit?

m6.... tenho que ir pela consola? eh k as vezes da-me mais jeito ter uma listagem dos ficheiros em modo grafico.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Claro que podes editar! Desde que tenhas permissões para tal e que ele não esteja locked ou mesmo apenas aberto por alguma aplicação.

Todos os dias de trabalho eu e os meus cologas usamos esta feature do Gnome, que é o Gnome Virtual File System para editar ficheiros remotamente. Por isso se alguma coisa se está a passar o problema está entre o teclado e a cadeira.

falco, como fazes? right click e depois edit?

Se o ficheiro tiver a extenção adequada nem preciso de fazer right click., É só dois clicks e ele abre-o no gedit.

não posso usar o rato

não tenho sintax hilight

Podes sim!

Presisas é de correr o serviço de rato para a consola, que é o GPM. E activar a sintax hilight e aprender a usar editores de texto como o Vim ou o Emacs que te permite editar simultâneamente mais que um ficheiro, alias, até te permite no mesmo ecran veres os dois ficheiros ao mesmo tempo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

(presumindo que estás a usar o gFTP)

Primeiro vês a permições.

Depois metes editar:

4468Sem1.png

depois de editar clicas em gravar:

4701CapturaEcra.png

E por fim vais ao gFTP metes a directoria em /tmp metes ordenar por data e mandas o que gravas-te/alteraste:

8734CapturaEcra-1.png

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Kate não suporta gnome-vfs é uma app do KDE.

Não! Ele não está a usar nenhum cliente de FTP, ele está a usar Gnome-vfs. Por favor leiam os posts!!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não! Ele não está a usar nenhum cliente de FTP, ele está a usar Gnome-vfs. Por favor leiam os posts!!!

epa... das cenas mais fixes que o linux tem são clientes ssh/ftp e outros embutidos no navegador de pastas.

o gFTP tem suporte para " Supports the FTP, FTPS (control connection only), HTTP, HTTPS, SSH and FSP protocols "

ele não disse o que está usar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Disse pois!!! Disse de forma implicita ao dizer que usa o gedit para editar ficheiros remotamente, ou seja, usa um gedit local, para editar um ficheiro remoto. E isso só é possível fazer com o Gnome-vfs.

Para além disso nos vários posts que se seguem há varias referências ao gnome-vfs.

Ou seja gnome-vfs!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pessoal, uso ssh (sftp).

Pa... n posso ouvir a palavra "permissoes", não sou estupido a esse ponto, logicamente foi a primeira coisa que verifiquei. E o problema não está nada entre a cadeira e o teclado.

Andei por aí a pesquisar no google e acho que tenho que montar um filesystem remoto na minha maquina local. Deve ser esse vfs de que falam. Mas nao percebo por que raio é que abrir uma pasta do tipo sftp://servidor.remoto.com/~user/pasta nao faz isso por mim. Pensei que fosse para isso que serviam os ambientes de trabalho graficos...

anyway... obrigado pessoal, paree que a solucao esta mesmo no vfs

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Disse pois!!! Disse de forma implicita ao dizer que usa o gedit para editar ficheiros remotamente, ou seja, usa um gedit local, para editar um ficheiro remoto. E isso só é possível fazer com o Gnome-vfs.

mas se tambem dá com o gFTP  :P

Ou seja gnome-vfs!

eu compreendi assim:

1-oração -epa... das cenas mais fixes que o linux tem são clientes ssh/ftp 2 -oração- e outros embutidos no navegador de pastas

Chega de off-topic. Eu usei o Gnome-vfs usando FTP e também nao consegui editar com o gedit. Aquilo abre o gedit, diz em baixo a carregar e depois aparece a tela sem nada . Assim:

7862CapturaEcra.png

A única foram que eu estou a ver que dá e so copiando ficheiro para o Desktop, editar e enviar, mas não é esse o objectivo...

EDIT: abrir imagens é o mesmo. diz ficheiro não encontrado. Mas se copiar para o pc ja dá :bored:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com o Gnome-vfs não é preciso montar absolutamente nenhum file system. Alias um dos objectivos e vantagens do Gnome-vfs a comparar com o sshfs, ftpfs e outros é precisamente isso.

Eu uso-o todos os dias sem problemas.

Se tiveres atenção à status bar vais ver que o gedit está a tentar aceder ao ficheiro, mas ainda não o abriu. Não será algum problema de rede?

Já agora não te esqueças de fazer os updates :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas a mim abre o ficheiro... n dá é para editar. E não... não é um problema de permissoes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Confundi-te com o CR_

Eu uso o Gnome-vfs todos os dias para SSH, recentemente também usava com smb. e ftp, e funciona-me sempre perfeitamente, os meus colegas de trabalho também o usam todos os dias.

O que é que acontece quando tentas editar?

Eu consigo editar, posso utilizar o rato, tenho syntax hilitgh e abro multiplos ficheiros... E o Gnome-vfs nunca me deu o mínimo problema.

Este é um forum de programação, sendo um programador já devias ter sido mais espedito a reunir informação para debug, por exemplo faz um trace ao gedit a correr acedendo a um ficheiro remoto.

Qual é a tua topologia de rede? E firewall?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem... este ultimo post foi para me chamar burro,lol... mas tambem envergonhado ficava eu se nºao tivesse vontade de aprender.

Ok... os sistemas operativos baseados em unix ainda ocultam muitos mistérios para mim.

qual a minha topologia de rede? epa... desculpa a ignorancia... que raio é que isso quer dizer? O computador está ligado a uma rede ip super-normal.

Os ficheiros aparecem no gedit com sintax highlight mas quando tento editar n me deixa... nem dá sequer para inserir um unico caracter.

epa... eu n posso tar a usar o linux e o windows ao mesmo tempo, e neste momento estou sem connectividade no linux devido a problemas com o hotplug pcmcia ( ha que admitir que o linux ainda n apanhou o windows em termos de compatibilidade ).

já que cá estamos... o que é um trace?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não foi para te chamar burro foi para te espevitar na resolução do problema.

Isto não é uma questão de sistemas inspirados em Unix. As técnicas de debug são as mesmas em todos os sistemas operativos.

Já vi que não tens formação em informática.

A rede ser IP ou não, não é topologia.

Básicamente o que quero saber é por onde é que passa o tráfego de rede entre o teu desktop e a máquina onde está o ficheiro que queres editar, está na mesma rede?

O GNU/Linux tem suporte para hotplug PCMCIA, se tás com problemas não é por questões de compatibilidade, o GNU/Linux até suporta muito mais tecnologias que o window$. Mas essa é outra questão.

Neste caso o trace que quero é um system trace (mais tarde logo se vê se preciso de outro). Que em GNU/Linux podes fazer com o strace ("strace -o ficheiro.txt -f -e nome do ficheiro_a_ser_editado -e trace=network comando_com_problemas")

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não foi para te chamar burro foi para te espevitar na resolução do problema.

Isto não é uma questão de sistemas inspirados em Unix. As técnicas de debug são as mesmas em todos os sistemas operativos.

Já vi que não tens formação em informática.

A rede ser IP ou não, não é topologia.

Básicamente o que quero saber é por onde é que passa o tráfego de rede entre o teu desktop e a máquina onde está o ficheiro que queres editar, está na mesma rede?

O GNU/Linux tem suporte para hotplug PCMCIA, se tás com problemas não é por questões de compatibilidade, o GNU/Linux até suporta muito mais tecnologias que o window$. Mas essa é outra questão.

Neste caso o trace que quero é um system trace (mais tarde logo se vê se preciso de outro). Que em GNU/Linux podes fazer com o strace ("strace -o ficheiro.txt -f -e nome do ficheiro_a_ser_editado -e trace=network comando_com_problemas")

epa.. n leves isto como uma briga uma boca ou qq coisa dessas...

epa.. mas...

desculpa lá não saber o que é um trace a topologia da minha rede ( que ainda estou a espera que me expliques o que é ) pa.... mas neste momento passo 9 horas por dia, fim de semana incluido, a bater código em frente ao pc. Ok... formação irformática... o que quer que seja que isso seja acho que não tenho.

Repito, n leves isto como uma provocacao ou qq coisa do estilo.

epa... agradeço a ajuda e disponibilidade mas neste momento a minha namorada apoderou-se do meu pois o dela é velhinho e n aguentava c o photoshop, flash mx e mais n sei o quê...

daqui por uns dias lá envio o trace para ver se resolvo isso entao... para já vou-me safando com o windows, o winscp e o notepad2

obrigado desde já pela disponibilidade

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

desculpa lá não saber o que é um trace a topologia da minha rede

Não foi isso que eu pedi. Pedi duas coisas diferentes. Uma é a topologia de rede, para poder perceber como flui o tráfego entre a tua máquina e a máquina onde está o ficheiro que queres editar e a outra é o trace ao programa, para saber o que é que o programa está a fazer durante a execução.

E já agora recomendo-te um pouco de formação. Porque trabalhar em informática e não saber o que é uma topologia de rede, ou não saber o que é um trace a um programa. É grave! Mas mais grave ainda é não teres pegado em ti e procurado tu mesmo na Internet as respostas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

procurei pois. Nem imaginas quanto esgravatei... e nem imaginas quao mais fiquei admirado ao constatar que toda a gente me dizia:"eu copio o ficheiro para o computador local e qdo acabar a edição faço upload para o computador remoto"

pelos vistos ninguem edita ficheiros remotamente????

por mim caguei... só preciso de um editor de texto mesmo... no windows estou a usar o winscp e funciona sem problemas... o que é uma ironia.

Pa... trabalhar em informatica e nao saber o que é uma topologia de rede... pa não sei... estou há um ano a desenvolver uma aplicação web para o meu departamento e estou a faze-lo completamente sozinho. A unica vez que senti necessidade de saber o que é a topologia de uma rede foi aqui no pap quando tu utilizaste essa palavra. E olha que a aplicação lá vai... na verdade já está a correr e a ser utilizada por mais de 1000 pessoas...

e o proximo passo vai ser a implementação de uma api XML RPC que está na ordem do dia.

Pa... tive que dar muita cabeçada e adquirir FORMAÇÃO completamente sozinho. Agora... a topologia de uma rede... pa já lá vão prai 3 mensagens e eu à espera que me expliques o que isso é de forma concisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
procurei pois. Nem imaginas quanto esgravatei... e nem imaginas quao mais fiquei admirado ao constatar que toda a gente me dizia:"eu copio o ficheiro para o computador local e qdo acabar a edição faço upload para o computador remoto"

E o que é que isso tem a ver com a definição de topologia de rede.

pelos vistos ninguem edita ficheiros remotamente?

Qualquer pessoa que use Gnome à algum tempo edita remotamente. Os outros provavelmente nem sabem que é possível.

Não te vou explicar o que é uma topologia de rede. Se fizeres uma procura simples no google encontras logo isso.

Podes ter desenvolvido uma aplicação de usada por quase todo o planeta, mas isso não prova que seja boa, ou que esteja bem feita. Saber o que é uma topologia de rede é um conhecimento básico de redes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E o que é que isso tem a ver com a definição de topologia de rede.

tem a ver com o cliente ssh do gnome que é o tema deste tópico, nao sei onde é que foste desencantar que isso tinha a ver com topologia de redes. Perguntei na mailing list do ubuntu, fui aos foruns dos gajos, perguntei aos colegas de laboratorio que trabalham com o linux. Ninguem me respondeu conveninentemente, nem seque me disseram se aquilo era suposto acontecer ou não. A unica coisa que me sabiam dizer era: "tens permissão para editar?" ou "saca o ficheiro e depois sobe-o"

Pa... lembrei-me agora.. fiz a cadeira redes de dados ( não, não sou engenheiro informatico ) obtive aprovação. Epa... fiz o projecto, aquilo funcionou tudo, escrevi o relatorio, fui defender o trabalho, fui apresenta-lo, fiz o exame, fiz os trabalhos da aulas praticas... epa... nuuuuuuuuuuunca me lembro me perguntarem: "que topologia ..."

Qualquer pessoa que use Gnome à algum tempo edita remotamente. Os outros provavelmente nem sabem que é possível.

Pa... lamento dizer-te isto, até porque pode parecer que estamos praqui a entrar em brigas, mas essa afirmação que fizeste é completamente falsa. É que eu tambem pensava isso, ah e tal... pergunto a um gajo qq que use o gnome que ele diz-me logo porque é que isto acontece... nada mais falso. E a prova está nesta discussao que estamos a ter... se bem que ainda n te enviei o tal trace. Mas aí sim... quero saber por que raio é que aquilo n dá para editar um ficheiro remoto.

Podes ter desenvolvido uma aplicação de usada por quase todo o planeta, mas isso não prova que seja boa, ou que esteja bem feita. Saber o que é uma topologia de rede é um conhecimento básico de redes.

Estavas a chamar-me burro e a dizer: "aprende depois vem praqui" e eu só te quis mostrar que estavas enganado, trabalho em informatica a serio, n é um hobbie meu, tenho responsabilidades em cima e o sistema é usado todos os dias e n pode falhar... se há encrenca tenho que me desemerdar. n sei que responsabilidade tens, mas olha que os meus superiores a formação que querem da minha parte é: eu fazer aquilo que eles mandam, recorrendo às tecnologias que me apetecer, e aquilo funcionar. Acho que se eu dissesse: "ah... eu n fiz o que me mandou... mas sei o que quer dizer topologia de rede" me mandavam dar uma volta ao bilhar grande... "trabalhar em informatica sem formação"... que é que devo fazer... devo tentar encontrar um termo que nao saibas o que quer dizer e depois gritar: "não tens formação"????

Não te vou explicar o que é uma topologia de rede. Se fizeres uma procura simples no google encontras logo isso.

Pa... sem ofensa... mas... que reposta de m****. Mas por que raio é que assumes que aindan fiz isso? Porque é que o pessoal usa os fórums se o google tem resposta para tudo. Se fosse tao simples quanto isso tinhas afixado simplesmente o link de uma pesquisa do google sem mais comentarios, que é o que eu faço em situações dessas. Mas eu e tu sabemos que essa pesquisa nao devolve resultados satisfatorios para este efeito.

Agora vejamos: instalei o dapper drake.. peguei no filebrowser que aquilo tras ( nautilus se nao me engano ) e inseri o endereço da minha pasta remota... pediu-me o user e a pass, inseri-os, fiz double click e aquilo abriu o ficheiro no gedit... não me deixa editar um caracter que seja.

Assim com a instalação padrao acho que qq gajo que use o gnome devia saber a razão disto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

http://en.wikipedia.org/wiki/Network_topology

ok... n quero ser aqui o burro teimoso.

Só para comprovar pesquisei uma vez mais no google e os resultados foram bem concisos. tal como está no link acima.

Devo ter-me enganado na ortorafia na pesquisa da outra vez, mas que fique bem claro que a primeira coisa que fiz assim que ouvi esse termo foi pesquisar na web.

Realmente lembro-me de falar disto nas aulas e até tenho isto bem presente, mas o termo topologia de rede não estava de todo na minha cabeça, de resto não me lembro de o ter ouvido antes. Na verdade até dei isto nas aulas de varias cadeiras (tráfego, comutação, transmissao, etc etc)

Mas já agora o que é que isto tem a ver para o caso? se eu tenho permissoes na maquina remota aquilo devia dar para editar, estamos a falar de dois niveis acima acho que a topologia da rede não é praqui chamada p nada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se o problema for de rede é chamado sim.

Onde está a máquina cliente e onde está o servidor? Por quantos gateways e firewalls passa, etc...

De quaquer forma mais importante que isso é o trace à execução do gedit, agora a nível de sistema e mais tarde se isto não for claro, um trace de stack.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora