• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

60% dos portugueses recorre à Internet nas eleições

6 mensagens neste tópico

O número de portugueses que recorre à Internet para se informar sobre os candidatos eleitorais duplica em 2009, revela um estudo publicado esta segunda-feira.

Os dados foram recolhidos entre 27 de Maio e 1 de Junho deste ano, pela Netsonda. Nas últimas eleições legislativas, 31 por cento dos inquiridos utilizaram a Internet como fonte de informação sobre os candidatos, em 2009 o valor subiu para 60 por cento, são os resultados do estudo divulgado ontem.

Cerca de cinco em cada três pessoas pretende ainda informar-se através da internet em relação às próximas legislativas.

A análise - realizada através do Painel de Opinião sobre Eleições e Internet da Netsonda - revela também que são os mais jovens e os homens quem demonstra mais intenções de recorrer à Web para esclarecimentos eleitorais.

Oitenta e seis por cento dos inquiridos tiveram acesso à informação acedendo a sites noticiosos. Os restantes sites e blogues são referidos por aproximadamente duas em cada cinco pessoas que responderam ao inquérito. As redes sociais - principalmente o Hi5, o Facebook e o MySpace - registaram as preferências de uma em cada cinco pessoas.

O Expresso (60% das preferências) e o Público (59%) estão entre os sites noticiosos mais visitados pelos eleitores, seguidos pelo Jornal de Notícias (48%) e o DN (45%). Cada inquirido acede, em média, a quatro sites noticiosos nas suas pesquisas.

Os sites dos partidos políticos despertaram o interesse de menos de metade dos entrevistados (44%), sendo este grupo constituído principalmente por homens com 45 anos ou mais.

Na análise comparativa, o meio de comunicação mais utilizado como fonte de informação em período eleitoral continua a ser a televisão, que regista 52 por cento das preferências. A imprensa escrita é o meio de eleição de 20 por cento dos entrevistados, seguida pela Internet, com 17 por cento. A rádio foi o menos valorizado, com uma audiência de 13 por cento.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Cerca de cinco em cada três pessoas pretende ainda informar-se através da internet em relação às próximas legislativas.

Portugal tá mesmo evoluído  :D

Agora a sério, 60% é muito mais do que eu estaria à espera... será mesmo verdade? Tenho dúvidas sobre a qualidade da amostra.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agora a sério, 60% é muito mais do que eu estaria à espera... será mesmo verdade? Tenho dúvidas sobre a qualidade da amostra.

That makes two of us.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"Bem-vindo(a) à Comunidade Netsonda, um espaço virtual dentro da Netsonda com mais de 40.000 membros inscritos, onde valorizamos as suas opiniões e ideias.

Através dos nossos inquéritos online, todos os membros são convidados a participar em estudos, sobre os mais variados temas, sendo remunerados em dinheiro por isso. A Netsonda paga ainda 10% de todos os ganhos gerados por membros que tenham sido recomendados por si."

Oh well...

P.S.: E o estudo está muito mau mesmo... A última parte do "peso que dá a cada um dos meios" não explicam que percentagens são aquelas... Provavelmente uma média sem grande significado.

Já para não falar que 57% dos inquiridos estão na faixa etária 16-34...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Portugal tá mesmo evoluído  :D

Também reparei nisso! LOL!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agora a sério, 60% é muito mais do que eu estaria à espera... será mesmo verdade?

segundo esse estudo, é. Mas como disses-te e bem:

Tenho dúvidas sobre a qualidade da amostra.

eu não tenho é duvidas nenhumas! :D;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora