• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Dotinho

Ideias de Reset á Internet

25 mensagens neste tópico

Boas, venho aqui para iniciar uma discussão que e lembrei um dia destes, é assim:

A internet é uma ferramenta muito boa, mas esta a ficar complicado, e isto porque, se formos ver os sites uteis e os inuteis, realmente há difirença..

A minha ideia á a seguinte, fazer um reset selectivo á internet, é verdade que hoje em dia, qualquer pessoa pode fazer um site, ou um blog, e existe muitos que sao "itnuteis"

Que acham de fazer um reser a este mundo da Internet?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não concordo, muito simplesmente pelo facto de retirares a possibilidade das pessoas se exprimirem sobre os assuntos que querem.

O facto de ser interessante ou não é muito subjectivo. Uma coisa que podes achar útil, pode outra pessoa não partilhar dessa opinião e vice-versa. Com os blogs, notou-se um crescimento maior de websites que falam sobre os mais variados assuntos, devido à facilidade com que se cria um blog. Praticamente qualquer pessoa do mundo está apta para criar um site e deixar lá as suas opiniões, os seus pensamentos.

Assim como na vida, também existem pessoas com opiniões e modo de expressão diferentes, o mesmo se passa na Internet.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu acho bem, retira o cabo de alimentação do teu modem/router/ap/switch/firewall e espera 5 segundos. Reset feito.

Seriously, como é que se faz "reset" à Internet? Isso é quase impossível

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

concordo com os 3 ate agora . e uma caso a discutir mas vai acabar no mesmo de sempre, existe a liberdade de expressao e a internet tao tao expandida que e impossivel resetar a internet . terias de invadir todos os servidores mundiais e eleminar todos os backups e tudo mais.. melhor nem pensar que ja ficas cansado so de pensar que tens de invadir milhoes de servidores.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

SuperMan_el é que eu ja tinha pensado nisso, apesar de dificil, nao acho muito impossivel.., continuando com a liberdade claro, mas comecando de novo.. ate que iria ficar melhor, porque ate as pessoas tem mais experiencia e nao iriam cometer os mesmo erros que comenteram antes, penso que iria ser melhor, um bom começo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, esqueci-me de perguntar no meu post, que género de conteúdos pretendias ver removidos? O que te levou a ter essa ideia?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ja agora como e que tencionas resetar toda a internet? a tua ideia do mais experiencia nao resulta. resulta com os utilizadores actuasis , depois ha smepre novos utilizadores criarem sites novos e assim. vai haver sempre conteudos que noa sao do teu intresse.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dou um nome à tua ideia: violar a liberdade do próximo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Verdadeiramente idiota a ideia :D Mas nobre de espírito se fosse para limpar a net de todas as páginas obsoletas (ie. as antigas que têm novas versões, ou que estão simplesmente desactualizadas).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas mesmo assim ninguem quer..faz-se sites por tudo e por nada, e depois não ha quem va la..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

SuperMan_el é que eu ja tinha pensado nisso, apesar de dificil, nao acho muito impossivel.., continuando com a liberdade claro, mas comecando de novo.. ate que iria ficar melhor, porque ate as pessoas tem mais experiencia e nao iriam cometer os mesmo erros que comenteram antes, penso que iria ser melhor, um bom começo...

LOL espera, estás a falar do Mundo ou só da Internet? :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu por mim fazia era um reset a todas as contas bancárias... (menos à minha está claro!)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu por mim fazia era um reset a todas as contas bancárias... (menos à minha está claro!)

Reset não, mas um cp...
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Voltando ao tema. O dotinho talvez terá quer dito, ainda que com palavras diferentes:

Como encarar o desafio de consumir conteúdos de qualidade via internet?

É um desafio enorme e complexo sem dúvida, e está por todo o lado. Quantas horas não pomos todos aqui no fórum para que colectivamente possamos usofruir de um centro de recursos informativos sobre programação com alguma qualidade?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que não podes fazer um "reset". Como antes foi dito, é violar a liberdade do próximo. No entanto creio que é urgentemente preciso arranjar uma nova forma de catalogar e indexar informação.

Existem aqui vários pontos que foram referidos e são muito pertinentes:

- sites antigos cujos conteúdos permanecem online e estão desactualizados ou obsoletos.

- a quantidade astronómica de Web sites existentes com informação pessoal,

- a quantidade astronómica de blogs existentes.

No primeiro caso, o exemplo mais relevante que tenho é de um cliente meu. Durante vários anos ele foi cliente Sapo. O Sapo, tal como muitos dos operadores, oferece aos seus clientes alojamento gratuito de páginas Web. Como tal, ele "arranjou" uns estagiários de uma escola profissional que lhe fizeram um site para a empresa. Este processo repetiu-se duas vezes, ele teve conta noutro serviço semelhante que já não me lembro qual era e cuja a informação não foi eliminada da Web após a quebra de contracto. Quando fui contratada para construir o Web site, o que fiz foi eliminar o conteúdo dessas duas contas e fazer o redireccionamento para o endereço actual (podia acontecer que aquelas páginas estivessem indexadas algures e não queria perder essa ligação). Este tipo de situações é muito mais vulgar do que o julgamos.

Relativamente aos outros dois pontos, entramos na questão da liberdade de expressão de cada indivíduo... Mas uma coisa que eu acho é que, os motores de busca deveriam considerar a hipótese de dividir a informação proveniente de Web sites e de blogs. Por exemplo, no outro dia, por brincadeira, parti do princípio que um restaurante queria fazer um Web site e que o prato forte dele era frango no churrasco (atenção que isto é um exemplo). Quando pesquisei no Google: "frango churrasco braga" bem... foram páginas e páginas e páginas de blogs que falavam no frango do churrasco. E depois comecei realmente a analisar e em variadas keywords que inseria: churrasqueira braga, restaurante braga, ... o que me acontecia era aparecerem-me páginas de blogs ou imobiliárias.

Ora bem, a isto chamo uma má catalogação de informação. De facto, as palavras chave estavam lá, mas o conteúdo era completamente desassociado do pretendido.

O que acham?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Temos um pequeno ditador, oxalá não chegue longe com essas ideias...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

estrucida- isso do google encontrar varias blogs vai ser sempre assim mesmo que a informação esteja bem indexada, porque ele procura por palavras chave. se fores pesquisar imagems e meteres la uma pesquisa qualquer vai aparecer sempre coisas que nao teem nada haver. o pessoal que coloca as cenas na net e que tem de colocar bem e nao o motor de busca a organizar. seria mais facil criar um browser onde bloquea-se sites tipo blogspot twitter hi5 myspace... esses sites que nao servem pa nada e pesqueisassem por data tambem. procurar site actualizados desde X ate Y..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o pessoal que coloca as cenas na net e que tem de colocar bem e nao o motor de busca a organizar.

Olha, essa do pessoal inserir em condições a informação na net acho que nunca vai acontecer. Qualquer um pode inserir um site na net e pelo menos 50% das pessoas que fazem upload de um Web site nem sabem ao certo o que estão a fazer (a nível de indexação).

seria mais facil criar um browser onde bloquea-se sites tipo blogspot twitter hi5 myspace...

Eu aí, se calhar, ainda continuo com a ideia que um motor de busca poderia fazer essa triagem, através (por exemplo) de uma pesquisa avançada.

pesqueisassem por data tambem. procurar site actualizados desde X ate Y..

Neste ponto, concordo plenamente contigo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

desculpem, mas indexar corretamente tudo, que já estamos numa altura que são tantos sites quase como estrelas! era mesmo um reset, e fazer de novo, mas organizado..

==MODIFICADO==

e concordo um bocado com a ideia do estrucida.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

procurar site actualizados desde X ate Y..

No Google, página de pesquisa avançada, e muito provavelmente em muitos outros motores de busca, podes fazer isso. O problema são os sites que não devolvem as datas no formato correcto, por serem dinâmicas, por exemplo, com PHP, sem definir o cabeçalho HTTP apropriado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O problema são os sites que não devolvem as datas no formato correcto, por serem dinâmicas, por exemplo, com PHP, sem definir o cabeçalho HTTP apropriado.

Eu estava mais a pensar em data de modificação dos ficheiros. Repara, os motores de busca detectam qual foi a última vez que um ficheiro foi alterado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para ser sincero os desafios técnicos não são os que considero os maiores. São importantes e são grandes desafios, mas olhem que os moteres de busca já têm muita tecnologia que já faz muita coisa do que vocês disseram.

Usar software de publicação de conteudo em PHP ou seja no que for não está associado a nenhum fenómeno em particular. A esmagaadora maioria do conteudo hoje em dia é servida dinamicamente, em última análise um simples servidor web é dinâmico na medida que serve com URLs mapeados em sistemas de ficheiros e esses podem tambem eles mudar.

O google fez um trabalho incrivel, revolucionou por completo a indexação de conteudos. Quem é que há 15 anos imaginaria que uma pesquisa de 10 segundos muito demorada?

Ainda assim existem muitos glitches e gotchas. Tenho notado que o google tem priviligiado menos a indexação do máximo de conteudo possível. UMA CARRADA de caracteres e sequencias foram adicionadas à lista de caracteres mortos, ao pondo de quase só caracteres alfanuméricos poderem ser usados como conteudo de pesquisa.

Mas isto é uma coisa relativamente pouco importante quando comparada com a relevância dada ao comércio.

Por exemplo, QUALQUER tema que seja pesquisado tem logo nas primeiras posições alguma site que venda alguma coisa. E no geral, uma pesquisa por um nome de um produto de retalho, só tem praí um link que não tente vender nada na primeira página de resultados.

Pessoalmente penso que estamos a chegar ao nível em que a relevância informativa começa a ficar em segundo plano. Sendo o google uma empresa sinceramente não os estou a ver a inverter essa tendencia. No entanto, iniciativas como o google coop são de louvar.

Para quem quer espreitar tecnologias de pesquisa modernas e ainda experimentais, ficam aqui dois links de dois projectos que acho espectaculares, não que alguma vez dêm eles no que quer que seja, mas pelas provas de conceitos bem inovadores que são:

http://yacy.net/ <-- motor de busca distribuido. Muito ninja!

http://pipes.yahoo.com/pipes/ <--- para os 'ácaros' se divertirem, pode ser que nasçam ideias boas

Fazendo um pouco de publicidade, uma vez que se enquadra no tema, aproveito o tópico para dizer que sugestões para novas features no meu brinquedo de pesquisas são bem vindas.

Ainda sobre o tema, fica uma pequena homenagem a um hacker muito conhecido, recentemente desaparecido, que é uma referencia nesta área das pesquisas, indeação de páginas web, etc.

http://www.searchlores.org/

Visitem o site, tem muito conteudo interessante ainda que em grande parte antigo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora