• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Vodafone leva banda larga móvel até aos 21,6 Mbps

16 mensagens neste tópico

A Vodafone anunciou a disponibilização de uma nova oferta de banda larga móvel que, garante a operadora, vem triplicar o actual débito máximo oferecido.

A nova oferta tira partido da tecnologia HSPA+ 64QAM, que a Vodafone vinha testando desde Fevereiro deste ano, testes que outros operadores móveis também anunciaram no início do ano.

Segundo dados da empresa, divulgados em comunicado, a tecnologia permite incrementar a velocidade dos downloads móveis até aos 21,6 Mbps e o upload para 5,7 Mbps.

Ter acesso à nova categoria móvel de débito implica a compra de um novo suporte para ligar ao PC (Vodafone Connect Pen), que a empresa comercializa por 129,9 euros. A mensalidade associada ao pacote pós-pago, em que a solução de HSPA+ é comercializada, é de 49,9 euros.

Para já a oferta estará disponível apenas na zona de Lisboa. Ao resto do país irá chegar de forma gradual.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os três operadores já têm ofertas com essas velocidades.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Completamente inconsequente. O espectro electromagnético tem um limite físico de largura de banda que já há muitos anos está todo usado, daí a proliferação de células com antenas a distâncias como 50 metros umas das outras.

Em português:

Para oferecerem esta serviço terá que ser só a alguns e implica mais contenção nos restantes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os preços também não são para todos, por isso é na boa...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E para já é só em Lisboa, não é mesmo para todos :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existe necessidade disto?, para que é que alguém quer velocidade móvel de +20mbps?, de referir que tem uns impressionante 6GB de tráfego.

Eu tenho 4mbps no fixo e serve perfeitamente para navegar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se fores fazer remote "desktop'ing" móvel, dá muito jeito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

de referir que tem uns impressionante 6GB de tráfego.

Não percebi se era ironia ou se achas mesmo impressionante. Mas 6 gigas de tráfego usei eu ontem com uma ligação ADSL de 24MBit (praticamente a mesma velocidade que a ligação aqui discutida), pelo que não acho 6 gigas impressionante de todo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebi se era ironia ou se achas mesmo impressionante. Mas 6 gigas de tráfego usei eu ontem com uma ligação ADSL de 24MBit (praticamente a mesma velocidade que a ligação aqui discutida), pelo que não acho 6 gigas impressionante de todo.

Nah, ele estava a ser irónico porque é estúpido anunciar-se estas velocidades se depois o tráfego tem estes limites ridículos, deve ser para garantir que o cliente consegue ultrapassar o limite e pagar taxas surreais mais depressa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se fores fazer remote "desktop'ing" móvel, dá muito jeito.

Com as latências da internet móvel, não sei se serve de muito...

Também não estás a pensar em usar a internet móvel para substituir uma ligação ADSL, pois não?

Eu pelo menos vejo este tipo de ligações como um complemento a uma ligação fixa, razão pela qual me parece boa ideia a iniciativa de alguns operadores de disponibilizarem net móvel nos pacotes de ADSL (se bem que aqui o tráfego é ridiculamente baixo, mas para quem só precisa de net móvel esporadicamente até vai servindo).

É claro que vendo a net móvel como um complemento, também não vejo muita utilidade nas velocidades disponibilizadas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim estava a ser ironico.

O pedrosorio e o Rui Carlos espessaram a minha opinião.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com as latências da internet móvel, não sei se serve de muito...

Ainda agora assisti a uma situação disso mesmo (Desktop Remoting) com uma placa 3G da TMN e deu bastante jeito. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

...

É claro que vendo a net móvel como um complemento, também não vejo muita utilidade nas velocidades disponibilizadas.

OK, pode ser um complemento, mas as velocidades é muito importante, já me aconteceu ir ver uma demonstração em que era necessário ligar à internet para ver uma páginas e a interacção do programa e aquilo não se mexer e o orador começar a ficar "enrascado" com uma centena de pessoas a olhar para o ecrã vazio, a apresentação a ficar atrasada.

Por outro lado, imagina que estás a fazer uma assistência e necessitas e qualquer coisa da net, um manual, um fórum, ligar ao escritório, fazer um update, qualquer coisa, e o cliente está a olhar para ti a ver o tempo passar (a máquina parada que custa mais dinheiro num minuto que a mensalidade da net).

A velocidade, como tudo que é bom, depois de teres não abdicas facilmente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
OK, pode ser um complemento, mas as velocidades é muito importante, já me aconteceu ir ver uma demonstração em que era necessário ligar à internet para ver uma páginas e a interacção do programa e aquilo não se mexer e o orador começar a ficar "enrascado" com uma centena de pessoas a olhar para o ecrã vazio, a apresentação a ficar atrasada.

Não me parece que isso fosse um problema de largura de banda (para ver uma páginas, até 1Mb devia chegar), a menos que aquilo tivesse partes muito pesadas, e aí tinha sido boa ideia carregar as páginas previamente.

Mesmo a fazer downloads, muitas vezes os servidores não têm capacidade suficiente para saturarem 7.2Mb (ou até 3.6Mb).

É obvio que mais velocidade nunca faz mal, mas eu tenho uma ligação de 4Mb em casa, e não noto nenhum diferença significativa para a ligação que tenho na universidade (em tarefas habituais, como navegar na net, youtube, IM, e assim).

E Triton, será que para Remote Desktop notas diferenças significativas entre 21Mbps e 3.6Mbps, por exemplo?

Eu quase que apostava que com a minha ligação fixa de 4Mb tinha uma utilização mais fluída... Mesmo considerando as latências que deves ter aí (em Lisboa pressuponho), que devem ser um pouco melhores que por aqui.

Neste tipo de utilização a latência é bem mais importante do que a largura de banda, e nisso as ligações móveis ainda deixam muito a desejar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E Triton, será que para Remote Desktop notas diferenças significativas entre 21Mbps e 3.6Mbps, por exemplo?

Eu quase que apostava que com a minha ligação fixa de 4Mb tinha uma utilização mais fluída... Mesmo considerando as latências que deves ter aí (em Lisboa pressuponho), que devem ser um pouco melhores que por aqui.

Neste tipo de utilização a latência é bem mais importante do que a largura de banda, e nisso as ligações móveis ainda deixam muito a desejar.

Não sei sinceramente. Não foi em Lisboa, e estavamos mesmo ao lado da antena por isso nem notei nesse pormenor. Mas concordo com o que dizes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tambem olho para estas ligações como um complemento ou um até um luxo caro e bastante limitado.

Mas temos que pensar: porque é que não são uma alternativa? Simplesmente porque a qualidade de serviço e mesmo o proprio serviço são miseráveis. Lento, cobertura muito irregular, etc.

O problema nem é dos telemóveis que actualmente já vêm com altos processadores e muitos com ecrãs com mais resolução que um PC que se usava há meia dúzia de anos. É mesmo a ideia que está quebrada desde início.

A rede móvel não é de todo apropriada para comunicações de internet do tipo das que se fazem com outro acesso.

O problema é que as operadores querem vender os acessos dessa forma, como se fossem acessos normais. Seria mais vantajoso para todos se um acesso mais básico e mais virado para comunicações mais leves (email, noticias, IM, etc) fosse mais barato e sem limites estrangulantes, até porque nem seriam precisos. Mas as operadoras querem lucro  fácil em vez de se preocuparem em prestar um bom serviço.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora