• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Dotinho

Desenho 3D

22 mensagens neste tópico

Boas, actualmente ja fazia desenhos 2D em AutoCad, mas surgiu-me umas coisas que é melhor fazer em 3D, apesar de ja ter começado em AutoCad, nao o acho muito pratico..

Gostava de saber alguma opiniões ou se existe algum melhor para desenho 3D?

Não á para fazer desenhos de peças, é para desenho de montagens de equipamentos, peças a peças, e montar para ficar registado com medidas, para despois abrir o desenho e fazer novamente igual ap primeiro..

Cmps a todos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para manter medidas e montagens de equipamentos penso que o autocad seja dos melhores ...

Mas 3D em geral tens muitos:

Cinema 4D

3DS Max

Google Sketch Up (muito prático... apenas não fica com um ar real pois é mais software "prático")

Blender

Tens muitos programas...

Os dois primeiros são os mais "poderosos" a este nível. Consegues fazer tudo com eles. Mas também são de aprendizagem mais lenta e não tão acessível.

Depois o sketch up é mesmo muito fácil de utilizar e aprendes tudo o que quiseres na internet!

O blender foi apenas para nomear mais um conhecido porque não estou muito familiarizado com ele... Acho que ficarias melhor servido usando algum dos três anteriores :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hm, vou ver, mas tem que aceitar medidas como o cad, para ficar tudo com as medidas reais, mas vou analizar alguns desses.

cmps, e obrigado.

===MODIFICADO===

Tiva a ver screenshots dos programas que me aconselhas-te, vou instalar o tentar o 3DS Max, visto que sendo da AutoDesk, e os outros parecerem-me que é mais desenho artistico, o que não é o meu caso..

cmps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O sketch up aceita me3didas reais. Alias, até importa DWG ou DXF...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O 3DS Max também tem a vantagem de ter milhares de tutoriais disponíveis para facilitar a aprendizagem :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ja estou a instalar o Google Sketch Up, porque o outro é bem maior, e se aceita medidas reais, vou tentar..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Google Sketch Up é muito simples de trabalhar mas se tiveres problemas encontras tutoriais na primeira pesquisa :)

E ainda tens acesso a uma galeria muito grande online :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu usava Blender quando tentava modelar.

Então estás mais apto para falar um pouco seobre ele...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

BOAS. como ja referiram existem muitos, desde : 3d studio max , blender, cinema 4D..

agora o que ta faltar e que talvez seja o que melhor se enquadra para o que tu queres e o INVENTOR (tambem da autodesk) se fores a net e procurares a descriçao e alguns trabalhos vais ver o que é.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

És mesmo capaz de ter razão em relação ao inventor.. inclusive jha encontreio algumas coisas je feitas nele que queria fazer, servem de um bom exemplo para mim.. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estava a ler o tópico e desde o primeiro post já estava a pensar no Autodesk Inventor até que o SuperMan_el o sugeriu :)

Penso que essa ferramenta seja exactamente o que procuras já que está orientada para o desenho e assemblagem de peças à partida inexistentes (estando portanto orientado para o desenho delas e assemblagem das mesmas)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

so se me enganei e fiz o download de uma versão paga, mas vou verificar...

===MODIFICADO===

sem querer fiz o download do pro...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

infelizmente nao, o Google Sketch Up tambem custa 73€

O google skecth up é gratis....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e quanto ao slidworks? acham que é melhor que o autodesk inventor?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

São os dois concorrentes. Inventor Series e Solidworks.

O software "topo de gama" para 3D é sem duvida o CATIA. Também custa "apenas" 12.000€ uma licença para o modulo base mais 450€ de 3 em 3 meses.

Agora claro que é bom... Desenha TODAS as peças de um BMW.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E se fosse só a BMW... é widely used na industria automóvel. Sei de pelo menos mais 3 marcas cujas peças são desenhadas no CATIA

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E se fosse só a BMW... é widely used na industria automóvel. Sei de pelo menos mais 3 marcas cujas peças são desenhadas no CATIA

Foi só para dar um exemplo.. Aquilo é mesmo bom...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para ficar aqui esclarecido: Google SketchUp tem duas versões. Uma Pro que tem mais funções e uma grátis.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora