• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

TheHitman

Projecto - Carro telecomandado

36 mensagens neste tópico

bem pessoal preciso da vossa ajuda...

eu tenho um carro telecomandado mt antigo mas como nunca vi aquilo leva 8 pilhas AA e tem mt forca com o passar do tempo ele ficou atrofiado, nos aceleramos ele lembra se e anda pra traz viramos pra um lado e ele anda pra frente.. enfim ja está em fase terminal... ( nao sei a marca pk em puto arranquei os autoculantes todos do carro mas no comando tem JeTcon R/C system turbo power 27, ja procurei na net mas nao encontrei nada)

agora queria fazer uma placa para por lá a substituir a outra, eu estive a pensar mas seria complicado por a funcionar com radio frequencia e decidi por a funcionar com fio (por enquanto). eu tenho um microprocessador 8051 e queria programa-lo para por no carro... o carro tem uma espécie de turbo mas nao é importante (eu andava sempre com aquilo ligado)

os motor das rodas de traz é alimentado a 12V e o da direçao é 5V e para virar basta alternar as polaridades do motor

vamos por partes:

ja tenho a estrutura e os motores

aquilo vai a funcionar a 12V

ja tenho o comando

agora preciso de esquemas para implementar no carro

esquema de alimentaçao para micro, 5V fixos e o cristal...

e um programa exemplo para este tipo de situação

falta me um programador de micro mas vou compra na segunda ja um nao sei o preço deles mas deve rondar os 30€

agora peço a vossa ajuda para este progecto vá em frente

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já programei um 8055 (Salvo erro), e andei a brincar com os registos e por aí. Mas neste momento não estou muito familiarizado, teria de rever. Mas julgo que seria muito mais fácil de implementar usando um Pic ou um Atmel AVR.

agora preciso de esquemas para implementar no carro

esquema de alimentaçao para micro, 5V fixos e o cristal...

e um programa exemplo para este tipo de situação[/b]

Há medida que fores elaborando isto, posta que obterás ajuda.

Sem mais,

Pessanha24

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu sinto-me mais a vontade com o 8051 eu tenho aqui em casa ja um e tambem só sei trabalhar com assembly que foi a linguagem ensinada na minha escola... aproveito pra perguntar se existe diferenças entre o 8051 e o 8951 é pk o que eu tenho aqui em casa é o 8951...

deixo algumas fotos para aguçar o bico...

o carro com a segunda capa

jkcemx.jpg

carro sem proteçao

2h5sitt.jpg

a placa marada ainda a tentei arrajar mas nada

2i9tuec.jpg

8pilhas (ainda bem que tenho recarregáveis se nao estava perdido)

6t2pgn.jpg

ah uma coisa que me esqueci este tem uma espécie de mudanças onde tem o H é para andar rapido mas com menos força e o L é ao contrario

2mgryoz.jpg

Comando

34smgco.jpg

o Turbo

2j4f0y0.jpg

o comando aberto

a>

e por fim o micro que vou usar (8951)

a>

se alguém me pudesse arranjar uns esquemas uteis e um programa tipo agradecia

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo que li na diagonal o 8951 é compatível com 8051.

Se já sabes trabalhar com assembler 8051, só tens que fazer escritas e leituras dos portos :)

Depois vais ter que ou detectar no circuito desse carro onde estão os controladores dos motores (pontes-h) ou tirar toda a electrónica do mesmo para poderes substituir por uma ponte-h, por exemplo a L293d (utiliza a d para te facilitar o circuito pois esta já tem diodos de protecção internos).

Se não estiveres a perceber podes espreitar aqui

Para alimentar o circuito TTL só tens que meter um 7805 em que ligas a entrada vinda das pilhas e o GND, e ele dá no terceiro pino 5V estáveis.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas TheHitman

Os teus objectivos são substituir a placa toda?

Uma dúvida:

O controlo de direcção à frente ainda é uma bobina que quando polarizada faz mexer um íman para a esquerda ou direita (dependendo da polarização)? Qual é o modo que isso é efectuado?

Aparte:

O principal "problema" que não é problema (é mais trabalhoso...), é a corrente necessária pelos motores DC para o seu funcionamento, daí não poderes ligar directamente um sinal de 5V (TTL) do microcontrolador ao motor. (A corrente fornecida pelo microcontrolador situa-se normalmente nos mA equanto o necessário para um motor depende de cada caso mas será 1A e pouco) Tendo como possível solução a utilização de uma ponte-H, como referido no post anterior, podendo também assim controlar o sentido de rotação e a velocidade. Segue o link referido no post anterior pelo TigPT, que vais estar bem documentado :).

Se quiseres elaborar tu próprio uma ponte-H recorrendo a alguns transístores e resistências segue o tutorial que vou postar abaixo, ou simplesmente se o quiseres ver para aprender como funciona explica "razoavelmente" bem.

http://www.box.net/shared/r2md1u5m35

Sem mais,

Pessanha24

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim o meu objectivo é retirar aquela placa e fazer uma nova...

essa ponte em H tem uns transístores a servir de interruptor mas vou ter que colocar uns de potencia porque a tensão que vai passar no transístor é 12V os amperes não sei mas o transístores podem não aguentar... a minha ideia será pôr um tip31 acho que aguenta, o que que acham???

outra duvida ... no esquema da pág. 4 como é que nos controlamos as saidas não devia tem uma saída de comando na base de cada transístor???

Uma dúvida:

O controlo de direcção à frente ainda é uma bobina que quando polarizada faz mexer um íman para a esquerda ou direita (dependendo da polarização)? Qual é o modo que isso é efectuado?

na Direcção tem um único motor e depois polarizando de uma maneira o motor roda para um lado e depois pra rodar outra vez ao meio temos que inverter a polaridade para que a Direcção fique a meio.... depois tem tipo uns fins de curso para que quando a Direcção esteja no Max o motor não continuar a rodar(forçar) depois o mais complicado pôr a Direcção ao meio quando eu largar o botão e não ter que carregar no outro botão(Direcção contraria) para a Direcção ir ao meio...

Pelo que li na diagonal o 8951 é compatível com 8051.

Se já sabes trabalhar com assembler 8051, só tens que fazer escritas e leituras dos portos :)

Depois vais ter que ou detectar no circuito desse carro onde estão os controladores dos motores (pontes-h) ou tirar toda a electrónica do mesmo para poderes substituir por uma ponte-h, por exemplo a L293d (utiliza a d para te facilitar o circuito pois esta já tem diodos de protecção internos).

Se não estiveres a perceber podes espreitar aqui

Para alimentar o circuito TTL só tens que meter um 7805 em que ligas a entrada vinda das pilhas e o GND, e ele dá no terceiro pino 5V estáveis.

esse L293d é uma ponte em H como o Pessanha24 disse???

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
esse L293d é uma ponte em H como o Pessanha24 disse???

Datasheet do L293D

http://www.box.net/shared/ls9op178j5

A resposta está no documento acima

outra duvida ... no esquema da pág. 4 como é que nos controlamos as saidas não devia tem uma saída de comando na base de cada transístor???

Essa pergunta parte (A meu ver) por não teres bem presente a diferença entre transístores NPN e PNP, consulta o link abaixo para perceberes melhor.

http://www.box.net/shared/5m63b5k36n

Se mesmo depois de perceberes as diferenças entre o tipo de transístores em questão, não perceberes o funcionamento do circuito falado diz que eu faço um post a explicar pormenorizadamente.

Sem mais,

Pessanha24

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ja precibi mas será que os transistores aguentam os 12V?????

ja montei o esquema de alimentaçao para o micro e o cristal vou montar o reset e a ponte em H depois vou pôr a placa no carro e programar...

eu agora interrogo me se isto será assim tao facil... é que a placa antiga é mt coisa e a que eu vou montar é um micro e mais um L293D e mais umas coisitas nao estará a faltar nada???

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O integrado L293D tem

"Wide Supply-Voltage Range: 4.5 V to 36 V"

Nota: Informação retirada do datasheet do integrado

ja precibi mas será que os transistores aguentam os 12V?????

Depende do transístor,mas o datasheet de cada um tem sempre essa informação

Ex: Datasheet NPN BC546,BC547,BC548

http://www.box.net/shared/kcr3puq6gb

eu agora interrogo me se isto será assim tão fácil... é que a placa antiga é mt coisa e a que eu vou montar é um micro e mais um L293D e mais umas coisitas não estará a faltar nada???

Tu estás só a elaborar o sistema de controlo dos motores DC, a verdadeira dificuldade (Dependendo dos teus conhecimentos) vem agora. Ao teres de configurar o microcontrolador para actuar a diversos sinais externos, aqui sim é a verdadeira "essência" da questão. Isto numa fase inicial ao usar um comando com fios.

Mais tarde vais ter de usar uns módulos RF para fazer uma comunicação por radiofrequência. Isto pode estar a parecer fácil mas começa a montar e vais deparar com dificuldades, pois idealizar os sistemas é sempre fácil mas a prática envolve factores que nem sempre são tidos em conta na projecção de um sistema.

Sem mais,

Pessanha24

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a programaçao nao será prob (axo eu) e concordo plenamente contigo...

depois vou por fotos actualizadas do projecto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

fui hoje a loja comprar o programador para o micro e eles disseram que nao tinham só tinham gravadores de eprom (ou algo parecido)

alguem me pode dizer o que é um gravador de eprom???

alguem sabe onde se compra um gravador de micros ???

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
alguem me pode dizer o que é um gravador de eprom???

EPROM são as iniciais para erasable programmable read-only memory Este tipo de circuitos pode ser regravados muitas vezes. (Para apagar o seu conteúdo é necessário um dispositivo que emita uma certa frequência de luz ultravioleta (UV). Para as programar é então utilizado um programador de memória EPROM.

alguem sabe onde se compra um gravador de micros ???

Quanto a isto só tenho a dizer que o google é nosso amigo :thumbsup:

Sem mais,

Pessanha24

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu sei o o google é nosso amigo mas é que nao encontrei nada a nao ser no Brasil e nos EUA eu queria aqui em Portugal e de preferencia no Porto ou tambem posso comprar pela net mas tem que ser a cobrança...

niguem faz ideia onde se compra isso?????

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

aqui está e grátis.

http://www.ic-prog.com/index1.htm

IC-Prog é o programa (Software)que converte o teu programa elaborado para Hexadecimal para depois carregar no Microcontrolador através de um programador (Hardware)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isso eu ja arranjei eu uso o reads51 queria msm era arranjar msm um programador

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessanha24

o ic prog não é IDE mas sim o software para o programador.

O hardware é só fazer esta la tudo,vais a Supported programmer types.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessanha24

o ic prog não é IDE mas sim o software para o programador.

O hardware é só fazer esta la tudo,vais a Supported programmer types.

Mas foi o que eu disse.....passa o programa que fizes-te neste caso em assembly para hexadecimal para poder utilizar o programador.

Acho que não disse nada que fosse em contrário a esta ideia.........

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

IC-Prog é o programa (Software)que converte o teu programa elaborado para Hexadecimal

Esta parte é que esta mal, ele não converte o  programa para hex,apenas carrega o hex no microcontrolador com o auxilio do hardware.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

vou esquecer o 8051 e comprar um pic e o respectivo programador.... existe esquemas aí pra programadores para pic como esse abaixo sabem se estes que se encontra na net funcionam ou mais vale comprar um??? esquema-programador.gif

agora queria saber qual é a linguagem do pic, se for asm tudo bem... agora se for outra linguagem vou ter que estudar um bom bocado

outra coisa quais sao os pics que existem??? e os mais comuns...

e ja agora o esquema que puz en cima dá pra programar qualquer pic ou é algum especifico???

ah se souberem algum esquema FIÁVEL para programar pic postem sff

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com o soft que te indiquei em cima programas qualquer pic.Qual o pic que vais usar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com o soft que te indiquei em cima programas qualquer pic.Qual o pic que vais usar.

É preciso ter em conta o programador que vai ser usado

Outra coisa quais sao os pics que existem??? e os mais comuns...

A escolha do microcontrolador a usar depende da aplicação que vais fazer, pois as suas características e capacidades logicamente diferem.

Para o que vais elaborar um da série 16FXX o 16F84 deve encher as tuas medida.

NOTA:

A escolha da série de microcontrolador a usar também vai aumentar a complexidade do programador a construir, sendo  mais fáceis de elaborar o programador para a série 16FXX do que para a 18FXX.

vou esquecer o 8051 e comprar um pic e o respectivo programador.... existe esquemas aí pra programadores para pic como esse abaixo sabem se estes que se encontra na net funcionam ou mais vale comprar um???

Fazer um dá um prazer enorme porque foi feito por ti.....além de ser bastante mais económico do que comprar um Oficial. (Por assim dizer)

Os esquemas na internet, são normalmente de indivíduos que fizeram os seus programadores e querem partilhar os seus esquemas, em principio devem estar bem.

Sem mais,

Pessanha24

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A escolha do microcontrolador a usar depende da aplicação que vais fazer, pois as suas características e capacidades logicamente diferem.

Para o que vais elaborar um da série 16FXX o 16F84 deve encher as tuas medida.

esse 16F84 é coisa para custar quanto????

uma coisa os pic podem ser programados com a linguagem assembly ou tem que ser noutra ?????

obrigado a todos por me esclarecer estas duvidas que vao surgindo

ah ja me esquecia de vos dizer ja pus o carro a andar com as tais pontes em H mas o CI aquece mt principalmente o das rodas de traz nao dá pra andar 5min com ele que ele fica logo a ferver... mas vou lhe por um dissipador e ja fica resolvido

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

esse 16F84 é coisa para custar quanto????

O google é nosso amigo

uma coisa os pic podem ser programados com a linguagem assembly ou tem que ser noutra ?????

Pode ser usado assembly, não com a mesma sintaxe do 8051. (Que disseste que estavas familiarizado)

Sem mais,

Pessanha24

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pode ser usado assembly, não com a mesma sintaxe do 8051. (Que disseste que estavas familiarizado)

na msm sintaxe como assim???

ahh ja arranjei o programador http://www.todorobot.com.ar/proyectos/picprog/picprog.htm

e ja sei quanto custa o pic mas na loja tem varios 16F84... lá tem 16F84-04 , 16F84-20/P, 16F84-04/P axo que todo devem ser a msm coisa mas o preço difere o 16F84-04 e 16F84-04/P custa 6.50€ e o 16F84-20/P custa 10.50€

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora