• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

zecapistolas

Relatório Cienfitico - LateX

15 mensagens neste tópico

Viva,

Pessoal preciso de ajuda a criar um template em Latex para os relatórios da faculdade.... Estou farto dos Word's e OpenOffices's e mais aquelas formatações todas  :rant_01:  A minha ideia era criar um template geral e reutilizar sempre que necessário....

A cena é que não percebo grande coisa de LateX....  :-[

Mas vamos lá tentar....  :cheesygrin: Já sei que se iniciam através de vários parâmetros sendo os quais:

\documentclass[opções]{classe}
\usepackage[opções]{pacote}
\begin{document}
\end{document}

Penso que no meu caso a classe será "report" e nas "opções" penso colocar "[a4paper,11pt]" e dentro do \begin{document} coloco o texto....

Dúvidas (as primeiras):

[*]Acentos e caracteres especias portugueses, como ficam habilitados ?

[*]Para utilizar imagens, talvez umas fórmulas matemáticas, o habitual, que pacotes acham necessários utilizar ?

[*]Dicas para uma melhor organização do código

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Eras tu que estavas a pensar fazer um editor de raiz? Seria engraçado para projecto de férias... mas assegura-te que tens tempo de sobra porque não é nada fácil... Adiante, para evitar o off-topic:

Os acentos, fazes facilmente com alguns comandos intuitivos, tais como \'{}, \~{} (isto na forma abreviada).

Pacotes para gráficos:

\usepackage{graphics}
\usepackage{graphicx}
\usepackage{epsfig}

Olha, vou aproveitar já agora e passar-te já um bocado de código que encontrei algures online, e melhora a formatação do texto consideravelmente, nomeadamente a colocar figuras (não te esqueças de usar [htp] como sugerem no comentário):

% Alter some LaTeX defaults for better treatment of figures:
    % See p.105 of "TeX Unbound" for suggested values.
    % See pp. 199-200 of Lamport's "LaTeX" book for details.
    %   General parameters, for ALL pages:
    \renewcommand{\topfraction}{0.9}	% max fraction of floats at top
    \renewcommand{\bottomfraction}{0.8}	% max fraction of floats at bottom
    %   Parameters for TEXT pages (not float pages):
    \setcounter{topnumber}{2}
    \setcounter{bottomnumber}{2}
    \setcounter{totalnumber}{2}     % 4 may work better
    \setcounter{dbltopnumber}{2}    % for 2-column pages
    \renewcommand{\dbltopfraction}{0.9}	% fit big float above 2-col. text
    \renewcommand{\textfraction}{0.07}	% allow minimal text w. figs
    %   Parameters for FLOAT pages (not text pages):
    \renewcommand{\floatpagefraction}{0.7}	% require fuller float pages
% N.B.: floatpagefraction MUST be less than topfraction !!
    \renewcommand{\dblfloatpagefraction}{0.7}	% require fuller float pages

% remember to use [htp] or [htpb] for placement

Recomendo vivamente o formato Encapsulated Postscript para figuras. Embede-se naturalmente em PDF e é o que dá menos problemas.

Se alguma vez fizeres textos mais longos, usa modularidade para capítulos/secções separando-os por ficheiro, e usando o \include{}. Claro está, porções isoladas de texto não devem ter a descrição do formato nem \begin/\end{document}.

O esforço inicial de aprender uma linguagem nova será em breve recompensado com texto de qualidade profissional. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas dicas....  :biggrin:

Os acentos, fazes facilmente com alguns comandos intuitivos, tais como \'{}, \~{} (isto na forma abreviada).

Não funciona.... Tenho por exemplo a palavra Título, para a codificar seria T\´{}itulo, certo?! Ao compilar dá "Undefined control sequence"....

% Alter some LaTeX defaults for better treatment of figures:
    % See p.105 of "TeX Unbound" for suggested values.
    % See pp. 199-200 of Lamport's "LaTeX" book for details.
    %   General parameters, for ALL pages:
    \renewcommand{\topfraction}{0.9}	% max fraction of floats at top
    \renewcommand{\bottomfraction}{0.8}	% max fraction of floats at bottom
    %   Parameters for TEXT pages (not float pages):
    \setcounter{topnumber}{2}
    \setcounter{bottomnumber}{2}
    \setcounter{totalnumber}{2}     % 4 may work better
    \setcounter{dbltopnumber}{2}    % for 2-column pages
    \renewcommand{\dbltopfraction}{0.9}	% fit big float above 2-col. text
    \renewcommand{\textfraction}{0.07}	% allow minimal text w. figs
    %   Parameters for FLOAT pages (not text pages):
    \renewcommand{\floatpagefraction}{0.7}	% require fuller float pages
% N.B.: floatpagefraction MUST be less than topfraction !!
    \renewcommand{\dblfloatpagefraction}{0.7}	% require fuller float pages

% remember to use [htp] or [htpb] for placement

Coloco isto no inicio do documento?! Depois do \begin{document}

Se alguma vez fizeres textos mais longos, usa modularidade para capítulos/secções separando-os por ficheiro, e usando o \include{}. Claro está, porções isoladas de texto não devem ter a descrição do formato nem \begin/\end{document}.

Problemas que tenho já com o Latex é que:

[*]não sei porque que ordem devo colocar as coisas

[*]como faço isso de desenvolver capítulos/secções em outros ficheiros e depois incluo no ficheiro principal (e as formatações da união dos dois ficheiros vai ficar bem?)

[*]quebras de páginas

[*]índice automático das páginas, das figuras, das tabelas

[*]referências para a bibliografia

[*]numeração das páginas em algumas páginas em romano outras páginas em números decimais

Desculpem tantas questões/dúvidas para ainda não estou a apanhar a filosofia de escrever em Latex....

O esforço inicial de aprender uma linguagem nova será em breve recompensado com texto de qualidade profissional. :D

É exactamente isso que quero, qualidade de profissional....

cumps  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não funciona.... Tenho por exemplo a palavra Título, para a codificar seria T\´{}itulo, certo?! Ao compilar dá "Undefined control sequence"....

Não, devias ter T\'{\i}tulo.

Atenção que usas uma plica e não um acento agudo. No caso da letra 'i' (ou 'j') usas o '\' antes para o ponto que o 'i' normal tem não aparecer (se colocasses T\'{\i}tulo ias ficar com um acento e um ponto em cima do 'i').

Problemas que tenho já com o Latex é que:

[*]não sei porque que ordem devo colocar as coisas

[*]como faço isso de desenvolver capítulos/secções em outros ficheiros e depois incluo no ficheiro principal (e as formatações da união dos dois ficheiros vai ficar bem?)

[*]quebras de páginas

[*]índice automático das páginas, das figuras, das tabelas

[*]referências para a bibliografia

[*]numeração das páginas em algumas páginas em romano outras páginas em números decimais

Desculpem tantas questões/dúvidas para ainda não estou a apanhar a filosofia de escrever em Latex....

Podes colocar coisas noutros ficheiros, e depois só precisas de fazer \input{nome_do_ficheiro} no local onde queres inserir o código LaTeX. O comando \input é equivalente a copiares o conteúdo do outro ficheiro para aquele em que usaste o comando.

Quebras de página penso que é o comando \pagebreak, mas deves evitar usá-lo, caso contrário daqui a pouco é como se estivesses a usar Word. No LaTeX deve estar definido no tipo de documento quando é que é para fazer uma quebra de página.

Para os índices tens os comando \tableofcontents, \listoffigures, e \listoftables.

Para a bibliografia, talvez queiras ver o BibTeX.

Para a numeração de páginas tens o comando \pagenumbering{roman} (ou \pagenumbering{arabic}).

E já agora, google is your friend. Para questões simples, como saber um comando para fazer uma determinada coisa, é a forma mais rápida de obteres a tua resposta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado a todos pela ajuda.... Já ando a experimentar tudo, e já estou a tentar escrever um template....  :cheesygrin:

Dúvida: tenho o \tableofcontents mas como faço para o conteúdo do mesmo ficar com hiperligações.... Tipo aparece-me lá todos os capítulos e sub-capítulos que tenho no documento, mas eu queria clicar no capítulo e o pdf ir para o sítio do capítulo no documento.... Como faço isso?!  :hmm:

Sei que durante o documento posso utilizar \ref e \pageref para referências a imagens/tabelas ou seccções/páginas.... mas para o índice automático é que não sei....

cumps  :D

EDIT: Já consegui, coloquei o pacote hyperref e ficou a funcionar....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olha, vejo que já estás encaminhado e tens bons links de referência.

Quero também dizer que estás de parabens por tomares a iniciativa de começares a fazer os teu relatórios em latex.

Entretanto, o meu relatório de estágio foi todo em latex. Era um relatório bastante comprido, por isso dividi o texto dos diferentes capítulos em ficheiros separados. Vou pôr aqui o código do ficheiro principal. Quantos aos acentos, à partida são processados automaticamente (eu não tenho tido problemas). Caso estejas interessado que te passe mais código (gráficos, tabelas, teoremas, bibiografia, ...) diz que eu ponho. Boa sorte e qualquer coisa pergunta.

Ah!, e um bom livro é o Latex Companion

\documentclass[a4paper,twoside]{report}
\usepackage[portuges]{babel}
\usepackage[latin1]{inputenc}
\usepackage{relest}
\usepackage{amsmath,amssymb,verbatim,epsfig, picinpar, subfigure}

\begin{document}
\pagenumbering{roman}
\bibliographystyle{plain}
\nocite{*}

%%_______________________________________________________________________________
\chapter*{Agradecimentos}
\input{tex/agrada.tex}
\cleardoublepage

%%_______________________________________________________________________________
\chapter*{Resumo}
\input{tex/resumo.tex}
\cleardoublepage

\tableofcontents
\cleardoublepage

\listoftables
\cleardoublepage

\listoffigures
\cleardoublepage

\chapter*{Lista de simbolos e abreviaturas}
\input{tex/lista.tex}
\cleardoublepage

\pagenumbering{arabic}

\chapter{Introdução}
\label{intro}
\input{tex/intro.tex}
\cleardoublepage

\chapter{Qualidade de Serviço - \qos}
\label{qos}
\input{tex/qos.tex}
\cleardoublepage

\chapter{Análise Temporal}
\label{fundmt}
\input{tex/mat1.tex}
\cleardoublepage

\chapter{Colheita e Tratamento das Amostras}
\label{colheita}
\input{tex/colheita.tex}
\cleardoublepage

\chapter{Resultados Obtidos}
\label{resultados}
\input{tex/resultados.tex}
\cleardoublepage

\chapter{Conclusão e Trabalho Futuro}
\label{conclusao}
\input{tex/conclusao.tex}
\cleardoublepage

\bibliography{relest}
\cleardoublepage

\appendix

\chapter{As \scripts\ de filtragem de dados}
\section{filtro1.pl}
\verbatiminput{perl/filtro1.pl}

\pagebreak
\section{filtro2.pl}
\verbatiminput{perl/filtro2.pl}

\end{document}

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olha, vejo que já estás encaminhado e tens bons links de referência.

Quero também dizer que estás de parabens por tomares a iniciativa de começares a fazer os teu relatórios em latex.

Entretanto, o meu relatório de estágio foi todo em latex. Era um relatório bastante comprido, por isso dividi o texto dos diferentes capítulos em ficheiros separados. Vou pôr aqui o código do ficheiro principal. Quantos aos acentos, à partida são processados automaticamente (eu não tenho tido problemas). Caso estejas interessado que te passe mais código (gráficos, tabelas, teoremas, bibiografia, ...) diz que eu ponho. Boa sorte e qualquer coisa pergunta.

Ah!, e um bom livro é o Latex Companion

Obrigado pelo código que disponibilizas-te, vai dar uma grande ajuda.... Isto de separar os textos por vários ficheiros, nesses ficheiros é preciso também colocar as cenas que aparecem antes do \begin{document}, ou basta simplesmente por para lá texto e depois no principal incluir esse texto ?!

Agora ando um pouco ocupado com os exames, mas logo que posso vou tentar resolver isto.... Que já ñ posso como o Word....  :rant_01:

cumps  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto de separar os textos por vários ficheiros, nesses ficheiros é preciso também colocar as cenas que aparecem antes do \begin{document}, ou basta simplesmente por para lá texto e depois no principal incluir esse texto ?!

Escreves normalmente:

Neste relatório descreve-se o projecto de estágio ...

%_______________________________________________________________________________

\section{Motivação}

O estudo de tráfego em redes de dados ...

Entretanto, para a parte de definições e teoremas tens:

\begin{defi}Seja $(\Omega, \mathcal{A}, \mathcal{P})$ um espaço probabilístico e $\mathcal{T}$ um conjunto arbitrário. Um\textbf{processo estocástico} é a função $X(t,w)$ definidaem $\mathcal{T} \times \Omega$ que a cada $t \in \mathcal{T}$associa uma variável aleatória. Escreve-se:\begin{equation}\{X(t,w):w \in \Omega, t \in \mathcal{T}\}.\end{equation}\end{defi}

Para inserires imagens:

\begin{figure}[h]\epsfig{file=imagens/resumo.eps, width=100mm} \vspace{-0,3cm}\caption{Resumo global do processo de filtragem das amostras.}\label{resumo}\end{figure}

Tabelas:

\begin{table}[h]\begin{tabular}{|l|c|c|c|c|c|c|}\hlineclasse & 1 & 2 & 3 & 4 & 5 & 6 \\\hlinevolume (Mb) & 340.2 & 3300.5 & 187.3 & 1.4 & 8548.3 & 356.6 \\\% associada  & 2.7 & 25.9 & 1.5 & 0.01 & 67.1 & 2.8 \\\hlinevolume pacotes & 714733 & 5238077 & 1550648 & 13798 & 18901176 & 1251325 \\\% associada  & 2.6 & 18.9 & 5.6 & 0.05 & 68.3 & 4.5 \\\hline\num\ fluxos  & 23623 & 116699 & 246425 & 1518 & 1128743 & 49298 \\\% associada  & 1.5 & 7.4 & 15.7 & 0.1 & 72.1 & 3.1 \\\hline\end{tabular}\caption{Valores totais de tráfego por classe.} \label{tab1}\end{table}

Olha, se há coisa que aprendi é que temos de nos ajudar uns aos outros, e com estes exemplos acho que fazes tudo o que precisas![/]

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

De volta ao Latex....

Nos "report" deve-se utilizar qual deste três estilos?!

\pagestyle{headings}

Que imprime o número da página no fundo da página, no centro do rodapé. Este é o estilo por omissão.

\pagestyle{plain}

Imprime o nome do capítulo actual e o número da página no cabeçalho de cada página, enquanto que o rodapé se mantém vazio.

\pagestyle{empty}

Coloca quer o cabeçalho quer o rodapé vazios.

cumps  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu normalmente fazia os meus relatório como article e não como report, e deixava a definições por omissão.

Penso que a escolha depende um pouco do tamanho do relatório. Em relatórios de grande dimensão o headings talvez se justifique. Em relatórios com poucas dezenas de páginas, acho que não faz muito sentido.

Já agora, na descrição tens o plain e o headings trocados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto do Latex é bastante interessante, no entanto vocês têm a certeza que o trabalho que têm a escrever isso tudo compensa em relação a um Ms Word ou a um OpenOffice Word ?

Por exemplo no Ms Word 2007 eu posso guardar as formatações, ou quanto muito o estilo de letra e depois é só seleccionar onde quero usar.

Nota : Não estou a dizer que o Latex não vale nada, pois até acho engraçado, mas justifica mesmo o tempo que se perde? Digam lá a vossa opinião

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No Latex não é suposto escolheres o estilo de letra, nem a maior parte das formatações. O objectivo é que vás definindo a estrutura do documento (título, cabeçalho, etc) e depois o programa aplica regras profissionais de typesetting.

Se a questão é a facilidade de utilização, na minha opinião escrever:

\section{Nome da Secção}

Não é mais difícil que escrever só o nome e depois seleccionar e clicar para aplicar a formatação. No entanto, se queres algo gráfico, experimenta o LyX. É um programa com uma interface do género da do Word, que te permite definir a estrutura de forma gráfica e gerar ficheiros LaTeX. Também tens uma opção "Ver código-fonte" que te permite ver e editar o código Latex resultante.

Tens aqui um vídeo flash que te mostra a utilização do Lyx: http://wiki.lyx.org/uploads/LyX/Screencasts/First_Document.htm

Repara que apesar do Lyx apresentar uma visualição formatada, não significa que seja aquilo que vais obter; o que interessa é definir a estrutura, de forma a que o Latex aplique as regras correctas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como é um pequeno relatório optei por criar um article, invés de um report.... E descobri que o article não tem capítulos, mas sim secções.... Lol....

Agora tenho duas dúvidas, que não consigo resolver....

• Junto a uma fórmula quero colocar uma legenda, como se faz isso?!
  • Como uso o \leftrighttarrow ?!

cumps  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora