• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

zecapistolas

Editor Latex

4 mensagens neste tópico

Boas Pessoas,

Estou interessado em começar a aprender Latex, mas não encontro nenhum editor que me agrade....  :wallbash: Claro que podia utilizar o Gedit, mas estou com algumas dificuldades, em começar.... Porque ainda não tenho bem a noção do que faz cada comando do Latex....  :hmm:

Bom, passando à ideia do projecto.... Porque não criar o meu próprio Editor?!  :D Criar uma aplicação em C++ com interface ou em WxWidgets ou em GTK+, de um editor de Latex....

Ideia (inicial):

editorlatex.png

Acham que é melhor em WxWidgets ou em GTK+ ?! Gostava de aprender GTK+ e já trabalhei com WxWidgets e apesar de ser bastante fácil criar uma aplicação bastante desenvolvida, não me pareceu uma biblioteca muito completa.... E claro GTK+, já está instalada por defeito no Gnome (acho eu), penso ser mais completa e desenvolvida....

Dúvidas:

[*]Em WxWidgets utilizo o wxformbuilder para criar a interface, bastante fácil de utilizar e gera-me o código já em C++, existo algo parecido para GTK+ ?

[*]Abrir PDF's dentro de uma aplicação, existe algo ?

cumps  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A ideia de um editor LaTex no estilo do Dreamweaver agrada-me. Mas olha que é muito difícil conseguir o efeito que queres usando apenas bibliotecas de alto nível.

Em primeiro lugar, se utilizares o wxWidgets, sabes que no Linux também funciona como layer de abstracção sobre o GTK, certo? Logo aí, matas dois coelhos de uma cajadada.

Em segundo, para obter a "preview" em tempo real, precisas de:

- processar o código de LaTeX (provavelmente também queres colorir o código assim que o utilizador o muda) automaticamente

- compilar o código de LaTeX?

- pintar o .dvi/.pdf no ecrã, imediatamente.

O último ponto é o mais melindroso.

Uma possibilidade é utilizar automação através de ActiveX, e o wxWidgets tem esta funcionalidade - mas isto só se pode fazer em Windows. Já para não dizer que necessitas de compilar e converter o .tex cada vez que queres actualizar a "preview" do pdf.

Isto, se queres *mesmo* pintar um pdf através do Acrobat, claro :D

Outra possiblidade é interpretar por ti o código de LaTeX (um processo que já iniciavas ao processá-lo) e pintá-lo no ecrã, estilo WYSIWYG, utilizando objectos da família wxDC. O que neste ponto já aproxima mais o teu projecto a algo ao estilo do LyX, claro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas dicas, mas e em relação a

Em WxWidgets utilizo o wxformbuilder para criar a interface, bastante fácil de utilizar e gera-me o código já em C++, existo algo parecido para GTK+ ?

Já estive a experimentar o Glade, mas não me pareceu muito fácil mexer e acho que não me gera o código em C++ automaticamente....

cumps  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora