• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

JoaoRodrigues

Problemas com ligações à internet

11 mensagens neste tópico

Hello all!

Depois da acesa conversa que se está a ter no tópico da estabilidade, decidi reinstalar o meu pidgin para uma versão mais recente, podendo ser que resolvesse os meus problemas. Ou para uma versão anterior... qualquer uma delas..

Desliguei o pidgin que estava a funcionar bem, abri a consola, removi o programa e as dependencias com um apt-get remove, fiz update aos repositorios, e instalei de novo. E agora, não me consigo ligar a protocolo nenhum. No debug, não me aparece nada de novo, apenas fica suspenso a pedir em vão para se ligar...

Não obstante, também não consigo ligar o XChat a nenhuma rede.

Os browsers funcionam bem, bem como o skype. Ideias?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que é que aparece no debug? Dizer que não aparece nada de novo, sendo que nós não sabemos o que aparecia antes, não é informação útil...

O xchat não ligar indica que pode haver aí uma firewall a bloquear tráfego...

E dumps do tráfego que a máquina está a realizar?

Que tal um trace das ligações tcp com o wireshark, ou com o tcpdump?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, falei hoje com o engenheiro aqui do laboratório e parece que nos trancaram a net para algumas coisas tipo MSN...

Resolvi o problema usando a opção "HTTP Method" do Pidgin e pondo outra porta (pus a 80).

Pergunta: há algum problema em ter mais que um serviço a usar a mesma porta?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Claro que há!

Os serviços e os sistemas operativos não estão preparados para lidar com esse tipo de concorrência, por si só!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que problemas é que podem surgir quando temos uma situação de concorrência e nada está preparado para ela?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

falco, eu não sou informático ;) Bem longe disso. Que tipo de problemas são esses? A que condições podem levar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pergunta: há algum problema em ter mais que um serviço a usar a mesma porta?

Uma ponta duma ligação em redes IP é identificada pelo endereço da interface da máquina e de uma porta, tipo maq.example.com:80, 192.168.1.12:22, etc... (a porta vem a seguir aos dois pontos).

Normalmente, não é preciso indicar qual a porta, pois a aplicação vai usar a pré-definida para o protocolo em questão: http --> 80, ssh --> 22, msn --> 1863

Os serviços escutam em determinada porta.. Se tiveres dois serviços a escutar a mesma porta, como é que se sabe para qual dois dois o pedido de ligação é feito? O sistema operativo não deixa sequer o segundo serviço arrancar.

Tu não mudaste a porta a nenhum serviço! Vê a continuação para saber o efeito desse parâmetro.

No caso do teu lab., os engenheiros bloquearam todo tráfego que saía tendo como destino a porta 1863.

O que tu fizeste, e que os servidores do MSN suportam, é a utilização da porta 80 como porta alternativa de destino para tu enviares o tráfego MSN, a qual é normalmente dedicada para os servidores HTTP. A checkbox HTTP method diz que além de mandar para a porta 80 (passando por cima o filtro implementado no teu lab), o tráfego msn é empacotado em pedidos HTTP para ludibriar firewalls mais potentes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas eu cheguei na mesma a mudar a porta lá ;) Mas ok, thanks pela explicação!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora