• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

kosta

Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais - opiniões ?

30 mensagens neste tópico

Já abri este tópico noutros foruns mas ainda não obtive resposta. Descobri hoje e por acaso a existência do curso de Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais no Instituto Politecnico do Cavado e do Ave e gostava de saber se existe mais algum curso do género no país, se alguém já frequentou este curso e qual a opinião sobre o mesmo, pois é uma área que me interessa bastante mas nunca pensei que já houvessem cursos a nivel nacional directamente focados na criação de jogos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens aí alguma informação sobre o plano de estudos desse curto?

Está mais relacionado com programação ou criação de arte?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Afinal o curso ainda não abriu ! Só no próximo ano lectivo

Podes ver o plano de estudos em http://www.est.ipca.pt

Pelo que percebi oferece formação na parte artistica apesar de estar mais relacionado com a parte de programação

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É pá, sinceramente, por o que tenho lido, não te recomendo esses cursos.

Queres programação? Tira uma licenciatura ou um mestrado em enginharia informática.

Queres fazer arte? Tira um curso de artes.

Depois nos tempos livres especializas-te na criação de jogos e trabalhas num portefólio pessoal.

Porquê?

Em primeiro lugar porque a criação de jogos tem tido um desenvolvimento demasiado rápido: surgimento de novas tecnologias, novos algoritmos, novas plataformas, novas linguagens... É muito complicado para um curso universitário acompanhar o mercado.

Em segundo lugar porque com um curso mais genérico é te mais fácil arranjar emprego (pois tanto estás pronto para criar jogos como para trabalhos mais genéricos).

Apenas a minha opinião. B)

P.S.: No MIEIC da UP, no 4º ano, tens a disciplinas optativas de Desenvolvimento de Jogos de Computador.

O curso continua a ser de Engenharia Informática, mas tem sempre esse extra. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

*MIEIC da FEUP....

Sim é da UP, mas não soa bem... B)

De resto, de acordo. Sinceramente, olho sempre com alguma desconfiança para cursos do género... Não é nada fundamentado, mas se tiver que aconselhar, aconselho um curso de engenharia informática.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porquê?

Em primeiro lugar porque a criação de jogos tem tido um desenvolvimento demasiado rápido: surgimento de novas tecnologias, novos algoritmos, novas plataformas, novas linguagens... É muito complicado para um curso universitário acompanhar o mercado.

Lamento mas não concordo.

Um curso universitário não consegue acompanhar qualquer área de informática, não é só na área dos jogos.

Por isso é que se deve ensinar as bases, a teoria. Não deve ser dar a fórmula para depois os "estudantes" aplicarem no dia a dia quando vierem para o mundo profissional.

Infelizmente há alguns cursos assim, e depois ve-se formados sem conseguirem acompanhar o mundo à sua volta.

PS: Em relação às tecnologia o curso se quiser acompanha, depende é dos docentes. Por exemplo, quando aprendi OpenGL na universidade, já demos shaders 2.0, apesar quase nem haver placas gráficas que suportassem isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O curso parece-me muito bom se no futuro considerares ser programador, seja de jogos ou outra coisa.

Agora, a nível de administração de sistemas, redes e etc ficas a perder para os Engºs Informáticos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok, já vi que nem todos partilham as mesmas opiniões. Pondo uma questão mais concreta, qual dos dois cursos seguintes garante (na vossa opinião) maior empregabilidade ?

1-Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais (já discutido)

http://www.est.ipca.pt/index.php?module=pagemaster&PAGE_user_op=view_page&PAGE_id=117&MMN_position=66:29

2-Tecnologias da Computação Gráfica e Multimédia

http://portal.ipvc.pt/portal/page/portal/estg/estg_cursos/estg_licenciaturas/estg_bolonha/estg_tcgm

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estás a fazer perguntas a que ninguém sabe responder (pelo menos, com alguma certeza). B)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Triton, eu suponho que alguns de vocês tenham experiencia nestas áreas mas também só estou a pedir opiniões

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que eu saiba ninguém tirou os dois cursos para comparar. ;)

E muitos de nós ainda nem trabalham.

Só quero que tenhas consciência que estas perguntas das melhores universidades e dos melhores cursos são normalmente opiniões sem qualquer base nem fundamento. Muita malta diz que uma universidade não presta sem nunca ter lá andado ou olhar para o plano de estudos.

O melhor é tentares falar com malta que ande no curso. Visita ambas as universidades.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok, já vi que nem todos partilham as mesmas opiniões. Pondo uma questão mais concreta, qual dos dois cursos seguintes garante (na vossa opinião) maior empregabilidade ?

1-Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais (já discutido)

http://www.est.ipca.pt/index.php?module=pagemaster&PAGE_user_op=view_page&PAGE_id=117&MMN_position=66:29

2-Tecnologias da Computação Gráfica e Multimédia

http://portal.ipvc.pt/portal/page/portal/estg/estg_cursos/estg_licenciaturas/estg_bolonha/estg_tcgm

face a um curso de engenharia de informática/ciências de computadores, se forem a olhar só para o curso, a tua empregabilidade seria quase nula em maior parte dos casos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deixem-me então tentar pôr a coisa de outra maneira:

Quem é que se safa melhor em termos de emprego, os designers web/multimédia ou os programadores ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deixem-me então tentar pôr a coisa de outra maneira:

Quem é que se safa melhor em termos de emprego, os designers web/multimédia ou os programadores ?

Se fores bom no que fazes, safas-te no que for.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é óbvio, mas de certeza que as necessidades do mercado de trabalho não são as mesmas para ambas as profissões

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é óbvio, mas de certeza que as necessidades do mercado de trabalho não são as mesmas para ambas as profissões

A bottom-line é: preocupa-te em ser dos melhores, não te preocupes em saber qual é a área em que vais ter mais oportunidade de emprego se fores medíocre.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso estou a pensar entrar nesse curso 'Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais' acho uma área interessante e sinceramente acho que se fores bom no qe fazes e gostares, tens sempre sucesso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu digo para tirares um curso normal de Engenharia Informática. Para começar, a indústria de jogos é pequena em Portugal, logo é muito melhor para o teu futuro teres um curso com mais saídas profissionais. Além disso, dúvido que um curso só focado em desenvolvimento de jogos, te prepare tão bem como uma engenharia. Eu falo por mim, estou a tirar um curso de Eng. Informática e estudo game dev nos tempos livres. Desta maneira, fico com um conhecimento muito maior, do que se me tivesse limitado só ao desenvolvimento de jogos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É pá, sinceramente, por o que tenho lido, não te recomendo esses cursos.

Queres programação? Tira uma licenciatura ou um mestrado em enginharia informática.

Queres fazer arte? Tira um curso de artes.

Depois nos tempos livres especializas-te na criação de jogos e trabalhas num portefólio pessoal.

Porquê?

Em segundo lugar porque com um curso mais genérico é te mais fácil arranjar emprego (pois tanto estás pronto para criar jogos como para trabalhos mais genéricos).

Apenas a minha opinião. :)

P.S.: No MIEIC da UP, no 4º ano, tens a disciplinas optativas de Desenvolvimento de Jogos de Computador.

O curso continua a ser de Engenharia Informática, mas tem sempre esse extra. :)

Não poderia concordar mais contigo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existem várias opiniões válidas ao longo da discussão. Vejamos, eu próprio estudo Eng. Informática, e melhor base para progamação é literalmente impossível, os meus colegas que por aqui que teclam bem o sabem. Mas apesar disso, discordo em algumas situações. Hoje em dia a área de jogos digitais está a evoluir em Portugal, estou a trabalhar no projecto de final de curso sobre game engines e em Portugal já se fazem jogos digitais, ainda estamos é em expansão. Relativamente às dúvidas é relativamente simples. Têm entusiasmo para fazer jogos? Inscrevam-se numa de Licenciatura em Design de Jogos Digitais (melhor exemplo que podem mesmo encontrar e onde vai abrir este ano é mesmo no IPB, http://djd.esact.ipb.pt/). Agora se achas que tens tempo para ir ao fundo da questão e ter uma área mais abrangente de intervenção, aí vira-te para engenharia informática. Experiência própria, começando com jogos digitais, provavelmente depois terás mais ânimo para seguires eng. informática.

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas

ja vi que existem várias opiniões sobre este novo curso.

Mas o que eu queria saber era se, quem esta a fazer o curso, está a gostar?

e se era aquilo que estavam a espera?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas

Sou um dos alunos do novo curso de EDJD

Na minha opinião, ao contrário do que muitos pensam este curso não se baseia em criar jogos assim logo de inicio, mas sim em aprender, como é normal, as bases da programação. Ao longo deste primeiro semestre os únicos jogos que criamos foram: o jogo do galo, 4 em linha, e estamos agora a desenvolver o minesweeper e também o jogo da forca.

Todos estes jogos e também alguns programas que desenvolvemos, qualquer programador que se inicie na área de programação aprende a programa-los. Nas aulas é nos dados a teoria seguida de exercícios e depois a partir desse ponto temos de desenvolver o jogo ou outro programa que nos seja pedido.

Em questão a pergunta: se era aquilo que eu estava a espera...

Sim era, neste curso para se sair mesmo programador de jogos mais avançados, não é só com estes 3 anos de curso que o vamos conseguir, mas sim com um mestrado. Neste momento saímos de lá, com os 3 anos feitos, “engenheiros informáticos mas com uma vertente de jogos”, e, se quisermos ir mais alem temos de prolongar o estudo para um mestrado

É um curso que ainda esta em exploração no IPCA e nós alunos somos como “cobaias” neste curso, e somos nós que dizemos se esta a correr bem ou não, para que futuros alunos já não tenham os mesmo problemas que nos tivemos no primeiro ano

E também como é o primeiro ano de existência pode ser que para o ano o curso já seja diferente ou tenha um programa diferente.

Apoios externos:

A Microsoft ira criar um laboratório para o nosso curso e esta pronto ainda este ano, e tanto a Microsoft como a Sony disponibilizarão as consolas para podermos testar os jogos que venhamos a desenvolver

Quanto as saídas profissionais estão no site do IPCA lá na zona do curso mas sempre posso deixa aqui:

• Engenheiro de software;

• Programador de jogos digitais;

• Treino baseado em computador;

• Programador de aplicações para a Web;

• Consultoria, investigação e desenvolvimento;

• Docência e formação;

• Programador de aplicações: multimédia, e-learning, simulação gráfica, realidade virtual, sistemas interactivos e inteligência artificial;

• Gestor de redes informáticas;

• Analista de software;

• Gestor de projectos de software;

• Comercial na área do software;

Como o curso é novo ainda há uma grande mística a volta dele, e ainda existem muitas incógnitas acerca do mesmo, o 1 ano do ano que vem pode vir a ser diferente do nosso primeiro ano pois ainda existe algumas arestas para limar.

:(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

acabou por ficar tudo esclarecido :(. Só uma pergunta, o curso conta com quantos elementos'?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

35 alunos se não me engano ..  mas neste momento estamos por volta de 25 ou mais, pois existiram elementos que estavam a espera de outra coisa e já desistiram.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora