• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

terramoto

giróscopio

13 mensagens neste tópico

Boas pessoal, recentemente vi um video no hackaday que me deixou com vontade de construir uma pistola para jogar CS (Counter-Strike), podem ver o artigo aqui: http://hackaday.com/2009/06/21/vr-game-gun/#more-11829

Ai, ele usa um rato que deve ter um giroscópio lá dentro que indica o movimento angular feito, entretanto o rato custa 100€, penso eu, e como não tenho muito $$ e tenho aqui em casa um arduino estava a pensar em comprar apenas um giroscópio (chip) e ligá-lo ao arduino. O meu problema é não encontrar nenhum site que venda o chip barato pois parece-me ser tudo dos 50€ para cima...

Se alguém tiver indicações de algum site que venda mais barato, agradecia que me indicassem. :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
....... comprar apenas um giroscópio (chip) e ligá-lo ao arduino....

Qual é o modelo que andas à procura? Ou ainda não sabes?

Sem mais,

Pessanha24

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu queria o mais barato com dual-axis, como é para testes não tenho assim grandes exigências.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso deveria ser implementado usando acelerómetros, talvez conseguisses um bom trabalho. Dependendo da tua dedicação/Conhecimentos.

Sem mais,

Pessanha24

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hmmm, pois tens razão secalhar vou fazer apenas com acelerometros vou investigar os preços. tks :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aconselho-te a ir para acelerometro pois o giroscópio ao fim de umas horas de utilização já tem uma derrapagem tal que não consegues controlar nada. O ideal é utilizar acelerometro e giroscópio com o filtro de kalman mas isso já é para outro campeonato.

http://en.wikipedia.org/wiki/Kalman_filter

Pessanha24, vio teu post no fórum mas não respondi pois o tr3s é a pessoa mais indicada para o fazer, fica a aguardar que ele leia a tua questão e te responda :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Será algo do género disso que pretendes?

Mais ou menos penso que nesse circuito o rato não acompanha bem o movimento do arduino, e penso que se quiseres estabilizar (ou seja voltar ao ponto inicial, ou por o rato no centro do monitor) também não consegues, a não ser que eu add um botão com a função.

TigPT, vou investigar tks :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

oi, o acelarometro não funciona lá muito bem pois não? Ou então é o arduino que leva tempo a processar, mas reparei nalguns videos que no PC leva tempo a reagir depois de mexer o circuito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

humanocopy.jpg

Que é que acham deste projecto? Ontem estava aqui e pensei, porque não?

há senores de pressão de flexibilidade e os acelarometros.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
acelarometro

Escreve-se acelerómetro

Que é que acham deste projecto? Ontem estava aqui e pensei, porque não? há senores de pressão de flexibilidade e os acelarometros.

Uma série de considerandos:

1-A um sensor que mede deformações chamamos extensómetro.

2-É sempre bom ver alguém com esta iniciativa o "querer fazer" ainda falta muito hoje em dia, claro que existem muitas boas excepções.

3-No uso de extensómetros para medir deformações em estruturas requer grande cuidado na sua aplicação, para se poderem obter medidas rigorosas. Não tenho experiência em extensómetros neste tipo de aplicações, se achares que é um campo a seguir força.

Qualquer tipo de questão não hesites em postar.

Sem mais,

Pessanha24

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Extensómetro? Estás a falar do sensor de flexibilidade? Como o projecto é para ser aplicado na maior parte em jogos penso que não seja necessário uma medição exacta da curvatura basta que esteja a mais de 60º ou 45º para o boneco que baixar-se. Vi um que suportava até 90º, acho que não é preciso muito mais, quanto aos acelerómetros parecem-me um bocado instáveis, anyway vou experimentar e aproveito a dica do TigPT e tento aplicar o filtro :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora