• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

nt

Guardar cores

15 mensagens neste tópico

boas, eu queria saber qual a maneira mais façil como gravar cores numa base de dados, por exemplo, eu quero dar a escolher uma cor de fundo ao utilizador, e da proxima vez que ele inicia a aplicação que essa seja a cor de fundo, eu ja tenho quase td a funçionar, so me falta saber como guardo na base de dados...cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A não ser que já tenhas uma base de dados, e aí não te sei ajudar, podes guardar as tuas definições nos settings da aplicação.

Vais ao teu projecto, clicas com o botão direito em "my project" e fazes open (aquela caixa onde se muda a copyrigth, icone do projecto, etc). Clicas no separador "Settings" e escreves lá os campos que queres guardar (supõe que crias um chamado "cor")

Depois, para aceder a esses campos é muito simples: basta isto

Dim minhaCor as String

minhaCor = My.Settings.cor

E a tua variável irá conter a cor lá guardada. Isto para ler valores. Para guardar, é igualmente simples:

Dim novaCor as String = "Azul"

My.Settings.cor = novaCor

De notar que o tipo string é um exemplo. Tens a liberdade de definir o tipo de dados que pretendes no tal separador "Settings" :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

De notar que o tipo string é um exemplo. Tens a liberdade de definir o tipo de dados que pretendes no tal separador "Settings" :D

Escolhe System.Drawing.Color

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ja tenho uma base de dados em acess, este processo funçiona na mesma?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

vou utilizar o topico para colocar outra questao, existe alguma maneira de eu clicar num botao da aplicação e ela abrir o browser e ir para uma determinada pagina.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não, este processo grava-te o que queres num ficheiro a parte definido pelo VB, <nome_exe>.settings se não estou em erro. Para guardares na tua base de dados tens de ser tu a fazê-lo manualmente e tens de "serializar" a cor. E ao sacares de lá, tens de a converter para um objecto do tipo Color.

O processo que te foi indicado faz tudo isto manualmente...

Tens outra hipótese que é usar uma biblioteca que eu fiz :D Mas o conceito é o mesmo do apresentado em cima portanto não altera muito...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

entao tenho que definir a variavel cor_fundo(por ex) nas defeniçoes do projecto

depois no load dos forms

My.Settings.cor_fundo=backcolor

???

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se estás a usar uma bd access, podes guardar o RGB num campo de texto. Por exemplo:

"255;0;0"

Só tens de fazer um split com o delimitador ";".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E depois ao ler tem de fazer New Color() e depois colocar lá os valores RGB manualmente, por isso é que o My.Settings facilita um bocado esse trabalho...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

obgd pelas dicas, e para abrir um link atraves de um botao, ha alguma forma?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, basta criares um novo processo, em que este é um link, e ele vai ser tratado pelo SO para to abrir no browser predefinido:

Process.start("http://oteu.site.com/")

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E depois ao ler tem de fazer New Color() e depois colocar lá os valores RGB manualmente, por isso é que o My.Settings facilita um bocado esse trabalho...

A solução era para uma base de dados, como ele disse que falou.

Não abdicava das My.Settings ou de algo como o teu EasySettings se estivesse a utilizar a bd só para guardar as defs de uma aplicação. :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tudo bem, mas só estava a expor a diferença entre ambos os métodos, ele só tem de escolher o que melhor lhe convier.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, basta criares um novo processo, em que este é um link, e ele vai ser tratado pelo SO para to abrir no browser predefinido:

Process.start("http://oteu.site.com/")

crio um novo processo link no botao? como se faz isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Colocas esse método onde quiseres (clique no botão, é o que pretendes). O sistema vai simplesmente abrir o browser por omissão, com a página pretendida.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora