• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Copa_7

Duvidas em assembly

8 mensagens neste tópico

É o seguinte, tenho um trabalho em assembly em que o objectivo é fazer o Dump de um ficheiro. ou seja, mostrar os dados de um ficheiro, exibindo o seu conteúdo, no ecrã, byte a byte. Deverao ser mostrados em Decimal, haxadecimal, binario e ASCII.

Bom, na verdade nao tou a perceber bem a ideia do trabalho, mas alguem me pode explicar como posso exibir por exemplo o primeiro Byte de um ficheiro em haxadecimal? Nao tou a perceber como vou aceder a um ficheiro...

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O ficheiro vai estar em hex ou é para apresentar o conteúdo em hex? Não estarás a fazer confusão?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como posso ler byte a byte um ficheiro? Por exemplo, o primeiro byte de um ficheiro, como faço para o ler?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o que ele quer e ter um ficheiro normal de texto e apresentar td em HEXA, DECIMAL, BINARIO. para já aconcelhava-te a usar o HELPPC. tem la td o que precisas sobre INT21... e depois dares um salto a materias das TP's. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ahahah..anda tudo no ISEC a fazer TI! :D

Alguém me sabe dizer como posso fazer uma espécie de "cls" e "\n" em assembly 8086?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

XD ya parece que sim... Depende... Se for para escreveres uma string tens que por a seguir á variavel onde tens a string 13,10 ex: string db 'abcde$',13,10

Mas se tas te a referir na parte de imprimires no ecran o ficheiro, aí ja nao sei LOOL

Mas consegues imprimir o ficheiro em ascii no ecran?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu consigo escrever o conteudo tal como ele tá guardado no ficheiro pro ecrã, não sei se é isso que é pedido!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho o seguinte codigo para fazer um clear screen em assembly 8086, mas depois de fazer isto altero o modo de video o que vai fazer com que deixe de poder fazer scrool up e down da janela. Por exemplo, depois de fazer um cls, se mostrar um texto muito extenso, só vou conseguir ver o final. :D

O codigo que uso para fazer Clear Screen é o seguinte:

cls proc
mov ax,0b800h
mov es,ax

mov ah,00h
mov bx,0
mov cx,25*80
CICLOCLS: 
mov es:[bx],ah
add bx,2
loop ciclocls

mov ah,02h
mov bh,00h
mov dh,00h
mov dl,00h
int 10h

ret
cls endp

Espero ter-me feito entender, se alguém tiver alguma dica agradeço!  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora