• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

fckool

Exercicio de redes - empresa

4 mensagens neste tópico

É assim o meu professor deu lhe na cabeça e mandou me esta coisinha para resolver como um dos trabalhos de final de cadeira.

Projecto B - Projecto de Redes
Este projecto de trabalho tem como finalidade familiarizar os alunos com os equipamentos e
protocolos de rede utilizados em redes locais.
A empresa de formação XPTO, constituída por três centros de formação, adquiriu o endereço de
classe B 193.25.1.0. A empresa precisa criar um esquema de sub-redes para oferecer o seguinte:
• Centro de Formação de Bragança: 2 sub-redes, uma com 60 PCs e outra com 3 PCs;
• Centro de Formação de Mirandela: 2 sub-redes, uma com 22 PCs e outra com 5 PCs;
• Centro de Formação de Mogadouro: 2 sub-redes, uma com 10 PCs e outra com 4 PCs.
As redes locais dos três centros de formação serão interligadas através de três routers. Cada um
dos routers tem duas portas Ethernet e duas portas Serial.
1. Use o Microsoft Visio para desenhar ou modelar a rede da empresa de formação XPTO.
2. Calcule as sub-redes, o endereço de brodcast e a gama de endereços das máquinas.
3. Use o RouterSim Network Visualizer para modelar e simular a funcionalidade da rede da
empresa de formação XPTO, de acordo com o sub-endereçamento efectuado.

Alguem faz a minima ideia como devo fazer isto?

1 - Que modelo uso no visio?

2 - Como é que calculo o que e' pedido?

3 - ja tenho o programa e nem me parece complicado, mesmo assim não percebo bem o seu funcionamento.

Peço desculpa por ser tão vago, se alguem puder dar uma ajuda eu agradeço.

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

procura por subnet. eu nao te sei explicar bem oqu e é. alias, metade das vezes ei as coisas mas nao as consigo explicar.  procura na net por subnet calculator e calculas la isso. ele pergunta-te quantos pc's são, o endereço e a netmask a fazer subnet, e ele faz isso.

o visio, ele tinha ai mesmo uma parte que dizia network.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tens que usar uma planta no visio, e adicionar os componentes de rede para lá

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para desenhar o mapa: Usas uma planta no visio, depois adicionas as maquinas e os respectivos IPs

PAra calcular as redes: IP subnet calculator, ou então IP deagregator... consegues dividir a classe b em varias subclasses...

Software: que duvidas tens?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora