• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

andrepcg

Que Curso Seguir? [Relacionado com Informática]

28 mensagens neste tópico

Boas pessoal. Pode-se dizer que acabei agora o 11º ano e desde ontem fiquei a pensar um bocado sobre que curso seguir.

Sempre tive na mente seguir Engenharia Informática mas não sei muito bem o que se faz lá. Já ouvi dizer pessoal que entra sem saber e depois sai a meio.

O curso que quero tem de estar quase obrigatoriamente ligado à informática.

Dentro da informática gosto bastante de mexer na parte que toca ao software. Mas também me interesso bastante por hardware. Pode-se dizer que estou mais inclinado para o software.

Se entrar em Engenharia Informática, que profissões poderei e exercer no futuro.

Obrigado pessoal, queria apenas uma ajudita sobre o que me espera ;)

eu agora nao sei mesmo que curso seguir... eu na informática tenho capacidades para realizar quase tudo e se entrar em engenharia informática vou ficar muito preso à programação e nao quero isso...

alguem tem alguma ideia?

PS: eu nao quero ficar fechado horas a desenvolver um programa que depois é caca. eu tenho capacidades para fazer qq coisa e queria saber mais sobre cursos mais abrangentes.

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes visitar os sites das universidades para ver o curriculo dos cursos.

Cursos de engª informática é o q n falta, mas tb tens outras opções como informática de gestão, redes e multimédia...

Tens tb combinações como telecomunicações e informática, electronica e informatica...

E alguns cursos interessantissimos de sistemas de informação e business inteligence.

Isso depende dos teus gostos, eu pessoalmente gosto bastante de engª informática, mas aprender só informática tb é chato, daí achar interessante as combinações.

Mas dá uma vista de olhos e pensa no q queres, uma coisa é certa, em informática tens q gostar de programar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

explica-me +/- isso das combinações. tipo, se entrar em engª informatica, como posso combinar com outra coisa? isso aumenta o tempo de curso, etc... ?

obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é combinar cursos.

Há cursos q são mesmo assim, tipo Engª Electronica e Computadores e Engª Telecom. e Computadores.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ah estou a perceber. mas nem todas as universidades têm esse tipo de combinações...

ja agora, tu estas em que curso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tirei engª informática. Os 5 anos ainda antes de haver bolonha.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

estive agora a ver esta licenciatura na faculdade de ciencias de lisboa: Tecnologias de Informaçao e Comunicaçao

link: http://www.di.fc.ul.pt/Informatica/Licenciatura_em_Tecnologias_de_Informa%C3%A7%C3%A3o_e_Comunica%C3%A7%C3%A3o

o que acham disso? parece que é global

nessa faculdade oferecem a possibilidade de fazer um minor em informática. agradecia que me explicassem isso ;) e que vantagens ou desvantagens isso trás.

http://www.di.fc.ul.pt/Informatica/Licenciatura_em_Tecnologias_de_Informa%C3%A7%C3%A3o_e_Comunica%C3%A7%C3%A3o

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o que estiveste a ver na FCUL não é propriamente um curso de informática, é como diz o nome, um curso de tecnologias de informação. o minor é uma área de especialização dentro do curso, neste caso se for informática é que vais ter um bocadinho de programação.

já que és de coimbra, vê mais a norte :P

Ciências da Computação, na FCUP,

Mestrado Integrado Eng. Informática e Computação, na FEUP

e no Minho

Eng. Informática

Ciências da Computação

Da minha opinião enquanto aluno, Ciências é mais virado para a matemática da coisa enquanto Eng. é mais vocacionado para o processo de planear, desenvolver e implementar soluções informáticas, desde a escolha de infraestruturas (hardware e redes) e software até à programação e manutenção.

Claro que isto é válido depois de um Mestrado, (no fim do curso de 3 anos sabes programar e pouco mais).

No Minho, o mestrado não é integrado. É separado das licenciaturas e é a continuação comum às duas. Podes escolher duas áreas (relacionadas ou não) para o primeiro ano (redes, base de dados, eng. de aplicações, comp. gráfica, criptografia, etc.., inteligência artificial, bioinformática, etc..)

Mas não te preocupes muito com isso. Tens o 12º todo para ir pensando.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É pá, eu já estou com o 12º acabado e, realmente, estou indeciso entre tentar o curso da FEUP ou da FCUP... Alguém me pode esclarecer bem a diferença entre eles?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

offtopic. avatar cool fnds :P

quer dizer fábio domingues aka fnds

nice

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

offtopic. avatar cool fnds :P

quer dizer fábio domingues aka fnds

nice

:D
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também tenho a mesma "dúvida" que o andre mas no meu caso eu gosto muito de programar e queria seguir essa área.

Só não sei ao certo se é a melhor escola porque já me disseram que o curso Computação e telecomunicações engolba o Engenheiro de Informatica + telecomunicações + electrónica.

Não sei ao certo o que seguir, visto que também vou seguir para o ano.

Visto que queria seguir programação, sem esquecer o resto (redes, hardware, sistemas de informação, entre outros) que curso aconselham e que formações tiro desse curso ?

Outra coisa: Um curso pós-laboral é um curso de noite certo? que condições são precisas para seguir pós-laboral?

Nota: Sou do norte.

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O de ciências da computação tem uma maior dose de matemática e podes escolher uma área,

Pelo plano de estudo parece que tem a mesma ou menos matemática, e parece mais fraquinho. Tem menos cadeiras por cada semestre. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Onde é que há isso?

Telecom. e Computadores,

que eu conheça existe no iscte e no isel. Talvez exista noutros lados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tem menos cadeiras por cada semestre. :P

No M.I.T. tens 4 cadeiras por semestre.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No M.I.T. tens 4 cadeiras por semestre.

E então?

Epa eu só disse que me parecia mais fraquinho pelo planos de estudos. Com menos cadeiras por semestre, acaba-se sempre por aprender menos coisas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E então?

Epa eu só disse que me parecia mais fraquinho pelo planos de estudos. Com menos cadeiras por semestre, acaba-se sempre por aprender menos coisas.

Eu sei o que disseste, estava no gozo. A realidade é que uma coisa que o pessoal "dessas origens" vê nos nossos cursos, nomeadamente nos de Engenharia, é muita coisa que é enfiada à bruta porque os alunos não têm tempo para assimilar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E eu até concordo com eles. Só tenho experiência do meu curso, mas acho que por vezes abusam em termos de trabalho necessário. Menos cadeiras mas com mais tempo para aprender tudo com mais profundidade era algo que talvez fosse mais interessante.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora