• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Unite da Opera vai permitir partilha directa entre computadores

8 mensagens neste tópico

A norueguesa Opera Software lançou uma versão preliminar do Opera Unite, um sistema que "transforma" o browser num servidor Web.

Apresentado como o serviço que vai reinventar a Web, o Unite permite partilhar directamente ficheiros entre computadores, sem necessitar de recorrer aos habituais servidores.

A transferência directa de ficheiros entre computadores pessoais, que fará parte da próxima versão do novo navegador da Opera, anula a necessidade de armazenamento dos dados em servidores.

Para usufruírem da nova ferramenta e gerarem pastas de conteúdos para partilha, os utilizadores terão de instalar os packs do Unite e ter uma conta Opera. Os interessados apenas em acederem aos ficheiros não necessitam de estar ligados ao serviço, podendo usar um outro browser.

A Opera ainda não divulgou a data de lançamento da versão final da nova tecnologia, mas confirmou que o Unite fará parte da versão 10 do seu browser, previsto para breve. Ao que indica a imprensa internacional, está também pensada uma versão para dispositivos móveis.

A alpha do Opera Unite está disponível gratuitamente para download no site Opera Labs.

http://unite.opera.com/

http://labs.opera.com/news/2009/06/16/

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Resumindo... O que é que a oferta da Opera faz, que o Flock, não faça já?

A principal vantagem que vejo no United é que o utilizador pode em teoria ter mais controlo, mas ainda se está para provar que é isso que acontece na prática.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O windows acho que já faz isso praí desde o 2000.

Acho que no entanto, isto deve ter um uso mais simplificado e aí mais a mão de semear no browser. Mas lá que vai dar para hackers se divertirem, isso vai.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou a ler o artigo de opinião para o qual o fnds colocou um link... E concluo que Opera está mais uma vez a ser evil, ao:

* ter por exemplo clausulas de censura por qualquer razão que a Opera queira. Como por exemplo dizer mal deles?

* controlar quais as aplicações que cada um pode instalar. A Apple já utilizou isto por exemplo para impedir a instalação de um leitor de feeds, para feeds da EFF, nos dispositivos fabricados por eles.

* tal como a m$ft para hotmail, messenger a Opera vai obrigar os utilizadores a terem uma conta na Opera. Isto não parece muito mau e por enquanto não é no caso da Opera. Mas no caso da m$, foi a única forma de eles criarem valor para o seu serviço de single-sign-on que é utilizado em diversos sites de comércio electrónico, que assim ganhar mercado sem base no mérito do seu serviço, mas sim graças à liderança de mercado da m$ em outros segmentos. A m$ anunciou que ia suportar OpenID, mas não é claro que vá consumir identidades criadas em outros OpenID providers que não ela própria (abrindo assim o mercado à escolha baseada no mérito), mas a Opera ainda nem isso anunciou/parece ter planeado.

Existem soluções para este possível problema e tendo em conta o discurso da Opera para promover este serviço (dar poder e escolha aos utilizadores), não se entende a escolha da Opera.

Espero que a Opera reveja estas políticas, ser evil não os leva a lado nenhum... Até porque eles até fazem coisas interessantes e por isso não precisam dessas coisas.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O windows, não sei em quais versões vem com um servidor web pessoal que tem listagem de conteudos de pastas. Era só isso que estava a dizer. Basta activalo algures.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas isso não é a mesma coisa, este serviço da Opera vai muito para além disso... Há um namespace, há a dependência de proxys centralizados, aplicações que correm no servidor (e seu método de distribuição), etc...

Reduzir isto ao Personal Web Server que vinha no window$, é extremamente redutor.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora