• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Djoblack

Os métodos em Java

9 mensagens neste tópico

Boas ,estou começando agora em java e  estou com dúvidas na  implementação de alguns métodos,, nomeadamente no retorno desses métodos.

O exercicio consiste na implementação de 3 métodos:

1-abrir um novo serviço de venda de livros,o preço em euros dos livros,e a data prevista para o seu esgotamento

2-consultar os livros disponiveis para venda

3-tendo em conta o preço de um livro,,fazer um método que permite aumentar o preço desse livro...

...basicamente,, como se traduz esse português para java???? :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mostra o que já tens feito (i.e., como tens implementados os dados).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei por onde começar...só declarei uma estrutura para guardar os livros,,,usei um array

Livro [] livros = new Livro[];

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Djoblack, tens de ver os teus objectos como imagens da realidade, em que os métodos são a forma de comunicação/acção/interacção com o objecto.

Por exemplo, no caso de um livro, possíveis métodos serão:

public String getTitulo()

public void setTitulo(String titulo)

dado que é lógico guardar o título numa String, e métodos equivalentes para autor, ano de publicação, isbn, etc..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim percebi,,mas assim o meu código fica só com selectores e modificadores.....como é que esses métodos me ajudarão na implementação dos métodos que referi acima???? ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ficas com um conjunto de getters e setters... crias uma class sei lá 'livros' depois crias um objecto a partir da mesma que vai corresponder a cada um dos livros adicionados... os setters vao servir para dares atributos aos livros, tipo o preço, nome, quando vai esgotar, etc. e os getters vão retornas esses valores sempre que precisares.. A partir daí usas a imaginação, aliás objectos é isso mesmo, arranjares a melhor maneira de pores código parecido com a realidade.

Sugiro que comeces por pontos, e ao decorrer da construção do código se surgirem duvidas o pessoal daqui tenta ajudar no que puder..

Cumprimentos ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Djoblack, creio que é melhor aprenderes o paradigma Object Oriented antes de te aventurares a programar em Java.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpem o desenterro, mas como acho que não vale a pena criar um tópico para a minha pergunta/dúvida e tem a haver com métodos aqui fica:

Os métodos em Java têm de (caso o método tenha um tipo que não o void) retornar sempre uma variável desse mesmo tipo, certo? E se tiver condições dentro desse método em que só retorna uma variável desse tipo, caso passe nessas mesmas condições? Isto é possível? Ou seja, é possível não retornar nenhum valor, ou melhor, retornar valo nulo? Não é possível fazer isso com variáveis tipo double, portanto qual o valor nulo que se pode retornar numa variável do tipo double?

Agradeço desde já a resposta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os métodos em Java têm de (caso o método tenha um tipo que não o void) retornar sempre uma variável desse mesmo tipo, certo?

Para o caso dos tipos primitivos sim. Para o caso em que o tipo é uma classe, pode-se retornar uma variável do tipo da classe ou subtipo (subclasse).

E se tiver condições dentro desse método em que só retorna uma variável desse tipo, caso passe nessas mesmas condições? Isto é possível? Ou seja, é possível não retornar nenhum valor, ou melhor, retornar valo nulo? Não é possível fazer isso com variáveis tipo double, portanto qual o valor nulo que se pode retornar numa variável do tipo double?

Como dito atrás, não é possível devolver null num método que tenha double como tipo de retorno. Das duas uma: ou retornas um valor do tipo double que definas como representante de null (0.0, por exemplo, caso se ajuste ao caso), ou mudas o tipo de retorno do método para Double (classe wrapper de doubles), podendo aí já retornar null.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora