• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

MytyMyky

Livro C# aberto... Porque não?

12 mensagens neste tópico

Oi pessoal. é uma ideia q tenho vindo a ter ultimamente e "lancei" ontem no meu blog: http://miguelalho.com/?p=923

Alguém interessado em escrever um livrito de C# ? :) É daqueles que dá trabalho a fazer e é algo que é de certa forma a longo prazo. Mas penso que é uma ideia interessante e util...

Se houver personas com interesse.... porque não? :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A ideia é tua tu é que sabes o que queres dela mas deixa-me sugerir uma coisa,

cada capitulo ou parte de capitulo poderia sair como artigo na revista

assim motivava mais o pessoal a escrever, fazia publicidade ao livro e ajudava a revista

só vejo vantagens, pensa nisso

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei até que ponto a revista tem capacidade para conter um capitulo inteiro. Cada artigo na revista ocupa um número pequeno de páginas. Enquanto um capitulo poderá ocupar bem acima desse número.

Era engraçado que fosse feito de forma similar como o Real World Haskell que permite o pessoal comentar ao nível dos parágrafos do livro.

Podem ver mais ou menos como foi feito o sistema aqui

De resto, achei uma ideia porreira. Português está longe de ser o meu forte, mas se for para escrever um livro posso tentar dar uma ajuda ou outra de vez enquando.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A revista podia ter só um bocado, tipo um exemplo prático onde se visse logo o q se fazia e como.

Quem quisesse aprofundar e saber o pq de aquilo funcionar e a teoria, então complementava com a leitura do livro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A revista podia ter só um bocado, tipo um exemplo prático onde se visse logo o q se fazia e como.

Quem quisesse aprofundar e saber o pq de aquilo funcionar e a teoria, então complementava com a leitura do livro.

:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É algo que me tem "chateado" há algum tempo, especialmente porque agora tenho alguns estagiários aqui no escritório, e noto algumas dificuldades em "adaptar". Tipo tenho aqui uns livros (bíblias) da Wrox, mas já se sabe como é... sendo em inglês e tudo, torna um pouco complicado (se bem que eu pessoalmente prefiro os livros em inglês.. lol).

Mas isto tem um pouco a haver com a ideia de conhecimento "livre". Gosto da ideia por detrás do Connexions (http://cnx.org/ e o vídeo de um dos fundadores - http://www.ted.com/talks/lang/eng/richard_baraniuk_on_open_source_learning.html). E gostava de poder contribuir para lago do género, nesta área.

Em termos de livro, aquilo que tenho em mente acabaria por crescer muito ... mas fica a ideia, e é claro convém ter contribuições:

• Informação estruturada e detalhada sobre a linguagem - desde os tipos, referencias, collecções, etc. Como seria de esperar claro.
  • Ao longo do texto, poderia ter blocos de comentários que seria útil ao texto em curso, um pouco como aquilo que se encontra no "Framework Design Guidelines" da editora Addison Wesley. Tem ao longo texto comentários extras dos autores, por vezes encadeados, e por vezes até com opiniões contraditórios. Gosto muito deste detalhe. Abstrai o conceito de livro técnico para discussão / conversa. Naturalmente penso que seriam essencialmente os comentários de colaboradores que não ficaram integrados directamente no texto.
  • Os fins de capítulos poderiam ser exemplos, e cookbook style
  • O livro deveria não só tocar na linguagem, como também ferramentas (todas as plataformas e todos os géneros - open a proprietário)
  • O livro poderia explorar elementos associados (ASP.NET, WebServices, Webforms, etc..) como também Arquitecturas usando a linguagem
  • Patterns, bestpractices, etc...
  • ...

Porque a ideia me tem estado na mente há algum tempo, tenho naturalmente uma ideia formada do que deveria ser, mas é natural que algumas coisas aqui são excessivas e serão certamente demorosas. lol.. mas é uma evolução contínua de texto, e certamente muita gente ja tem muito escrito na área - blogs, etc, e q poderá disponibilizar info.

enfim.. ideias.

Relativamente á ideia da integração da revista, penso q o capitulo no livro n funcionaria por uma razão de comprimento de texto. Não q um resumo não serviria, mas a ideia é ser superficial e profundo ao mesmo tempo. Se é que dá para imaginar tal ideia... lol, mas penso q informação de tal livro poderia saltar para a revista e artigos de revista poderiam passar para dentro do livro, porque enfim, deveria ser um repositório de conhecimento estruturado, e a info do artigo será sempre útil.

A plataforma de colaboração é importante.. o DocBooks parece interessante (do Real World Haskell mencionado?) e esta versão do livro DjangoBook tem um sistema de comentarios bastante interessante: http://www.djangobook.com/en/2.0/

enfim.. mais ideias.. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas, tentei, mas por algum motivo eles ainda não têm o C# em português e está muito pobre em relação às outras linguagens...

http://en.wikibooks.org/wiki/C_Sharp_Programming

Eu gosto muito desse site, é uma espécie de Wikipédia para livros, também gosto da tua ideia, e ainda mais me agrada se for feito por partes e publicado na revista P@P todos saem a ganhar!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gosto da ideia. Até porque pretendo aprofundar os meus conhecimentos em C#, que estão algo limitados de momento. E até posso dar uma ajuda se por alguma razão, durante a minha aprendizagem reparar em algo que poderá ser adaptado para o livro. Dar e receber é do que é feito estas iniciativas abertas :thumbsup:

Excelente iniciativa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpem não ter dito mais nada , mas ainda não me esqueci do que propus. Procurei, com o auxilio de um colaborador meu,  desenvolver uma pequena app de escrita colaborativa para auxiliar nisto, mas com o volume de trabalho que tem havido, não tem sido possível dar toda a atenção. No entanto, não está esquecido.. Continuam com as sugestões!!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O meu interesse é aprender, portanto posso ajudar no que puder,

se me quiserem. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora