• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Dotinho

vb e c#

11 mensagens neste tópico

Boas, estou muito habituado ao vb, e já faço muitas coisas, mas algumas coisas mais complexas, os meus amigos dizem-me para fazer em c#, mas aquilo é muito diferente..

ALguém que programe as duas linguas, e que possa dar algumas ideias relativas ás duas linguas? tipo uma lista de comparação para podermos ver as diferenças, vantagem e desvantagens.. etc..

cmps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim, mas as coisas nao sao assim tao simples.

Por exemplo, em vb usas msgbox("txt"), em c ja tem que ser MessaggBox.Show("txt")

Por exemplo, dim i as integer = 5

msgbox(i.tostring), funciona.

em c se for int i;

i=5;

MessageBox.Show(i.tostring), ja da erro, só que ainda nao percebi o erro..

Por exemplo, o eventos sao diferentes, enquanto no vb podia-se poe-se

Private sub test() Handles Timer2.tick

end sub

Já em c nao da, porque nao tem handles

Antes tens que por

timer2.tick += new eventhandler teste

e depois void teste;

{

}

é estranho, não se limita ao que está no goole...é um mundo maior...

cmps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já foste ao link que te dei?

Óbvio que a síntaxe é diferente.

Por exemplo, em vb usas msgbox("txt"), em c ja tem que ser MessaggBox.Show("txt")

Exprimenta fazer MessageBox.Show("txt") no VB e vais ver o que acontece.

As classes são as mesmas. Não há duas frameworks diferentes.

A síntaxe é que é diferente.

É mais uma questão de agradar a coders de C++ e VB6 de formas diferentes mas para o mesmo fim.

é estranho, não se limita ao que está no goole...é um mundo maior...

O Google É o mundo. Apareceram-me centenas de páginas com comparações e exemplos.

A questão aqui é: Já tentaste procurar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

C# e Vb são idênticos... utilizam a mesma framework, agora tens de ver a qual das sintaxes de código te adaptas mais.

Faz-se o mesmo numa e na outra...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma vez também coloquei a mesma pergunta e a resposta que me deram foi basicamente que antigamente havia diferenças mas actualmente tanto o Vb como o C# fazem a mesma coisa, a grande diferença está na sintaxe.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

então nao vale a pena tentar sequer aprender c#, porque se um nao faz, e são iguais, então o que nao faz em vb, o c# tambem nao faz..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

então nao vale a pena tentar sequer aprender c#, porque se um nao faz, e são iguais, então o que nao faz em vb, o c# tambem nao faz..

O vb.net e o c# são iguais e muda quase unicamente o sintaxe. Existem pequenas coisas que um faz e o outro não, mas no geral a diferença é miníma.

A diferença é tão pequena que até se pode converter de uma linguagem para outra com uma taxa de sucesso muito grande. Por exemplo: http://www.developerfusion.com/tools/convert/vb-to-csharp/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existe um estigma que um programador VB é um amador/principiante, e um programador C# é avançado... isto vem do tempo do VB Clássico (v5/6) em que esta linguagem não era considerada OO (Object Oriented)... nessa altura os "geeks da chaveta" achavam-se melhores que os restantes... apesar de as estatisticas revelarem que o VB era das linguagens mais utilizadas devido principalmente da sua simplicidade... no entanto carecia de algumas funcionalidades mais avançadas...

Neste momento programar em VB ou em C# é uma questão de preferência de utilizador...

Eu, por exemplo, gosto mais da estrutura do VB... consigo ser mais rapido a escrever em VB do que em C#, devido às chavetas e aos ";", que muitas das vezes me provocam erros de sintaxe...

No mundo empresarial, hoje em dia, preferem-se programadores em C# provavelmente devido ao facto que o código existente nos repositórios deles já deve estar em C#...

Mas em geito de conclusão: se souberes programar em VB.Net, rapidamente aprendes C#... a sintaxe não é assim tão importante... eu ainda dou por mim a fazer dim a as integer no c#, de vez em quando...  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora