• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

falco

SEO - Relacionado com a programação?

50 mensagens neste tópico

Não percebo como é que alguém pode achar que SEO não tem a ver com desenvolvimento web. Quando o código de um site e outros parâmetros técnicos que fazem parte da tarefa de um web-developers são parâmetros essenciais que contribuem para SEO...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E depois sou eu que intervenho com bocas po barulho, tu falas muito mas fazes precisamente o mesmo.

Adiante...

Sabes ler o título deste site não sabes? Portugal-a-Programar. Ora, programar, para mim, é bater código, seja C, VB, Java ou whatever que seja mais relacionado com o desktop ou HTML, CSS, PHP, mais relacionado com a web, não importa. Tudo isto é bater código, é programação e está relacionado com o fórum, seja web ou desktop.

SEO não bates código, nem lá perto. Quanto muito colocas umas tags no header do site, mas isso não é bater código. Podes ter erros no teu código (HTML/CSS) que te prejudiquem a nível de SEO, mas isso só por si não faz de SEO programação. SEO como tu bem sabes e como disseste, são "parâmetros técnicos" e um conjunto de diversas técnicas para optimizar um site a nível de SEO, claro. Isto não tem nada a ver com programação.

E se vais criticar aquilo que eu disse, ao menos faz-lo em condições porque eu nunca falei em "desenvolvimento web" pois isso é muito vasto e não abrange apenas a programação que se faz nos sites, mas diversas outras coisas, nomeadamente SEO. Eu falei em "programação", dá por onde tu quiseres, SEO não é nem nunca vai ser programação. E consequentemente não está directamente relacionado com a temática deste fórum.

Esta indirectamente relacionado com a temática de desenvolvimento web e para isso já temos uma sub-secção que por acaso se chama "Desenvolvimento Web", onde todas as questões de SEO encaixam lá muito bem. Talvez encaixasse melhor mudando o título do sub-quadro "Outras Linguagens de WebDevelopment" para algo como "Outros Assuntos e Linguagens de WebDevelopment" (ou semelhante) ou até mesmo criar um sub-quadro genérico dentro da sub-secção "Desenvolvimento Web" e ao mesmo tempo remover o "Outras Linguagens de WebDevelopment" (ficava redundante ter estes dois sub-quadros). Desta forma teríamos um sub-quadro genérico onde encaixasse lá qualquer coisa relacionada com o desenvolvimento web e não era necessariamente "outra linguagem de webdevelopment".

De uma maneira ou outra, SEO não está directamente relacionado com este fórum mas sim com uma área especifica do desenvolvimento web, em que nada tem a ver com programação (SEO, não o desenvolvimento web, duh).

Mas eu já estou habituado que tu deturpes tudo que o pessoal diz conforme te convém melhor, mas eu vou repetir a ver se tu chegas lá e só para que fique registado qual é a minha posição no meio disto tudo.

SEO tem a ver com desenvolvimento web, eu nunca disse que não. SEO não tem nada a ver com programação, isto foi o que eu disse. E este fórum é de programação (seja web ou desktop) e não especificamente desenvolvimento web que é uma área bastante abrangente.

E para que conste, esta é somente minha opinião!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A diferença é que eu não faço ataques pessoais, embora manifeste a minha discordância, não critico o direito dos outros se exprimirem, mesmo que tenham opiniões com as quais discordo.

Se achas que para SEO não tens que escrever código é porque não sabes o suficiente de SEO.

Para além de que aqui se fala de muito mais do que apenas de programar, fala-se de uma serie de temas técnicos, que estão relacionados com informática (administração de sistemas por exemplo), apesar do foco na programação.

Não defendi a criação de uma secção de SEO, apenas exprimi o meu espanto por alguém achar que para SEO não se faz código de formas especificas (apesar de ser muito mais que isso), que tem influência em várias outras coisas relacionadas com a implementação de projectos na área web. Por exemplo a utilização de layouts em CSS tem influência, a correcta configuração de servidores também, a acessibilidade também. E há uma data de temáticas técnicas  de implementação, teste, controlo de qualidade, relevantes para web-developers e administradores de sistemas. E basta leres as recomendações do Google, do Yahoo e da micro$oft, para se entender isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Se achas que para SEO não tens que escrever código é porque não sabes o suficiente de SEO.

Tens razão, esqueci-me que tu é que és o maior e percebe de tudo e mais alguma coisa e que todos os outros são burros e não sabem nada do que falam...

E escrever meia dúzia de linhas de código ou definir certos parâmetros aqui e ali para optimizar o site para os motores de busca é uma coisa, bater código, é outra completamente diferente. Volto a repetir, dá-lhe por onde tu quiseres, mas SEO não tem nada a ver com programação directamente.

P.S: Eu também não faria ataques pessoas se tu não fosses chato. Da mesma forma que não ataco um pregador dos testemunhas de Jeová que me batem à porta uma vez. Mas se o voltam a fazer repetidamente, digamos que se torna aborrecido e eu perco a paciência. E acredita que não sou só eu que penso assim, só que maioria prefere ignorar-te quanto te tornas demasiado repetitivo (chato portanto).

P.S.2: E só por curiosidade, trabalhas na Log? Tens toda a legitimidade para não querer responder, mas é só uma curiosidade...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Este fórum não é apenas sobre o que diz respeito directamente programação... Este fórum trata de um serie de temas que também dizem respeito indirectamente a programação, tens coisas relativamente a administração de bases de dados, administração de sistemas e até tens um quadro de fóruns totalmente dedicado a assuntos extra-programação.

Desenvolvimento de software nem sequer é só programação. E diversos aspectos do SEO têm relação directa com diversos aspectos de diversas fazes do processo de engenharia de um site incluindo técnicas de criação de código (o exemplo mais óbvio é utilizar um site com layouts só com CSS por oposição a usar tabelas de HTML). Negar isto é ignorância, por muito que me aches chato.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
E diversos aspectos do SEO têm relação directa com diversos aspectos de diversas fazes do processo de engenharia de um site incluindo técnicas de criação de código (o exemplo mais óbvio é utilizar um site com layouts só com CSS por oposição a usar tabelas de HTML). Negar isto é ignorância, por muito que me aches chato.

Eu nunca neguei tal coisa.

Isso para mim continua a ser programação (ou desenvolvimento, como preferires) web. SEO é só um nome bonito que arranjaram para descrever uma série técnicas de optimização de sites para os motores de busca os indexarem melhor.

Quando usas uma dessas técnicas de criação de código em CSS por oposição de usar tabelas o que é que fizeste? Programaste/desenvolveste? Ou "Seoaste"? SEO por si só não é nada, é um termo para descrever um conjunto de técnicas. E algumas dessas técnicas envolvem programação, ou criação de código (outras não) e para isso já temos quadros próprios ou um pedaço de código em CSS por ser optimizado para motores de busca é mais importante que outro qualquer e merece um quadro próprio? Não deixa de ser código CSS e o quadro para ele já existe.

O resto, que não envolva código, são outro tipo técnicas relacionados com sites, com a web. Que podem continuar a ser discutidas mas que não têm nada a ver com a temática principal deste fórum para merecer um quadro próprio com o título "SEO". Os quadros que tem (e que já se tinham) são mais que suficientes para se debater tudo relacionado com SEO.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso para mim continua a ser programação (ou desenvolvimento, como preferires) web. SEO é só um nome bonito que arranjaram para descrever uma série técnicas de optimização de sites para os motores de busca os indexarem melhor.

E várias dessas técnicas são técnicas de programação, outras estão relacionadas com desenvolvimento, pois têm implicações com a análise e com o design e arquitectura da solução. E os programadores, como as várias outras pessoas envolvidas no desenvolvimento e manutenção da solução, têm que conhecer a solução, para poderem garantir o seu correcto funcionamento, a sua armonia e a colaboração com os outros profissionais. Ou seja, isto está bastante relacionado com a actividade de programação e como tal é relevante para esta comunidade.

Quando usas uma dessas técnicas de criação de código em CSS por oposição de usar tabelas o que é que fizeste? Programaste/desenvolveste? Ou "Seoaste"? SEO por si só não é nada, é um termo para descrever um conjunto de técnicas.

Fiz várias coisas ao mesmo tempo. Não é por ter programado que deixei de fazer optimização para motores de busca e nesse caso não é por ter optimizado para motores de busca, que deixei de programar.

Não é meramente um termo para designar técnicas, é mais que isso.

E algumas dessas técnicas envolvem programação, ou criação de código (outras não) e para isso já temos quadros próprios ou um pedaço de código em CSS por ser optimizado para motores de busca é mais importante que outro qualquer e merece um quadro próprio? Não deixa de ser código CSS e o quadro para ele já existe.

Já disse antes, e digo novamente, não quero saber se é criado um novo quadro, ou o que quer que seja, apenas contestei uma afirmação tua, de dizer que SEO não é progamação, ou que nem sequer está directamente relacionado com programação, quando entre outras coisas tem a ver com técnicas de programação, e outras técnicas utilizados por quem faz engenharia de software.

Para ser mais claro: estou a cagar-me para a questão dos quadros. E já o tinha dito antes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebo como é que alguém pode achar que SEO não tem a ver com desenvolvimento web. Quando o código de um site e outros parâmetros técnicos que fazem parte da tarefa de um web-developers são parâmetros essenciais que contribuem para SEO...

O código em sim não contibui para SEO, o que te referes é mutio mais parametrização e optimização de conteúdo do que programação.

Edit: aliás, acho que faz muito mais sentido ter um quadro sobre J2EE do que de SEO.

A haver algo de SEO, colocaria de baixo de Desenvolvimento Web, ao mesmo nível dos Sistemas de gestão de conteúdos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
O código em sim não contibui para SEO, o que te referes é mutio mais parametrização e optimização de conteúdo do que programação.

Nope, refiro-me mesmo a código!

O ranking dos motores de busca tem em conta coisas como a qualidade do HTML e CSS, rapidez de resposta do servidores, etc... E isso é código (embora nem só).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É codigo, mas não é programação. Neste caso, linguagens de markup não são programação (embora o possam ser em certos casos, mas de forma limitada).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nope, refiro-me mesmo a código!

O ranking dos motores de busca tem em conta coisas como a qualidade do HTML e CSS, rapidez de resposta do servidores, etc... E isso é código (embora nem só).

Faço minhas as palavras do Triton. Não necessito de nenhuma linguagem de programação para ter um "HTML W3C compliant".

Quanto à v velocidade dos servidores isso então ainda é pior: nada tem a ver com o conteúdo nem com a qualidade da informação de um site, que é o que efectivamente interessa para fazer a indexação e a busca.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Escrever HTML não é sempre feito programando, mas é sempre uma tarefa de desenvolvimento.

Se ainda fazem sites estáticos, é com vocês, mas a maior parte dos sites que existem já não são estáticos.

O meu código é sempre feito com linguagens de templating que geram código HTML de forma dinâmica e/ou por código de linguagens de programação. Ou seja, a tarefa é normalmente levada a cabo por um programador (infelizmente não existem muitos web developers com conhecimentos de sistemas de templating).

Há tão poucos casos em que quem desenvolve os templates finais não é um programador, que eu nunca vi algum (e não sou novo nisto). E já agora não confundam os templates finais feitos em sistemas de templating como TT, HTML::Template, Mason, Smarty, etc... Com os templates que são protótipos e/ou páginas em html (com ou sem css e algum js) sem dinamismo do lado servidor que são utilizadas em fazes como a  de análise e de definição de requisitos.

E há ainda mais implicações no processo de engenharia que acabam por se reflectir no trabalho de desenvolvimento da solução.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Falco, tudo o que dizes é verdade mas isso em nada faz com que o SEO esteja directamente ligado à programação.

O resultado é sempre uma página HTML, com ou sem CSS, JS, etc., e é isso que os crawlers vêm. Se usas um sistema de templates, um cms, um sistema ad-hoc feito por ti ou html estático é indiferente para o crawler.

O que ele vai ver é a página HTML e é essa que tem de ser como deve ser, em especial o seu conteúdo, que é o que realmente interessa, e não o seu meta-conteúdo.

Se o resultado final (a página HTML e acima de tudo o seu conteúdo) é bom ou mau, decididamente tal não será devido à programação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Falco, tudo o que dizes é verdade mas isso em nada faz com que o SEO esteja directamente ligado à programação.

Eu discordo porque o que eu disse, é que ele é implementado recorrendo a programação (embora não só).  Se algo é implementado utilizando programação os resultados estão ligados à programação. Podes achar que está mais ou menos ligado, mas para mim a qualidade com que um software atinge um objectivo está directamente relacionado com esse software e com a actividade de criação desse software.

O resultado é sempre uma página HTML, com ou sem CSS, JS, etc., e é isso que os crawlers vêm

Não é só!

A performance da resposta servidor (e por isso também do código do lado do servidor), também é tido em conta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A performance da resposta servidor (e por isso também do código do lado do servidor), também é tido em conta.

Não é só.

A performance do CPU afecta o tempo de resposta do servidor, também é tido em conta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é só.

A performance do CPU afecta o tempo de resposta do servidor, também é tido em conta.

Teoricamente também poderá reflectir-se na performance em alguns casos... Mas neste momento não é a performance do CPU que faz a diferença, pois qualquer CPU da ultima década (ou até anterior) tem performance suficiente para estar num servidor que aloje um site bem classificado. A maior parte dos problemas de performance estarão em níveis a cima.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu discordo porque o que eu disse, é que ele é implementado recorrendo a programação (embora não só).  Se algo é implementado utilizando programação os resultados estão ligados à programação. Podes achar que está mais ou menos ligado, mas para mim a qualidade com que um software atinge um objectivo está directamente relacionado com esse software e com a actividade de criação desse software.

Se usares PHP, um CMS, um sistema de templates ou até um velhinho CGI isso per se dá-te zero em qualquer cotação SEO.

É totalmente irrelevante quem gera a página, o que interessa é que esta seja W3C compliant.

Não é só!

Por curiosidade, qual o peso disso na avaliação SEO?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
É totalmente irrelevante quem gera a página, o que interessa é que esta seja W3C compliant.

O que acontece é que o que te gera a página tem impacto na qualidade do código que gera e tem impacto na performance...

Por curiosidade, qual o peso disso na avaliação SEO?

Não sei ao certo....

Sei que tem. Assim como outras coisas como um robots.txt que provoque lentidão e o uso desproporcionado de ajax, a constitução de determinados url, etc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para falar de SEO, têm de falar de webmarketing, de search engine marketing, de social media marketing. SEO é uma engenharia, tem um mercado enorme e gera milhões! É claro que não estamos a falar de title tags e coisas do género, formatar xhtml limpo e SE friendly é uma obrigação do web developer/designer, isso já não está em causa.

Foi o meu bitaite :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Posso meter lenha na fogueira? lol

EU ACHO que SEO não tem NADA a ver com PROGRAMAÇÃO.

MAS ACHO que a PROGRAMAÇÃO pode ajudar muito na realização de optimizações de websites.

Resumindo...PARA MIM, SEO para mim NUNCA teria uma secção especifica neste forum quando muito poderiam deixar postar TÓPICOS na secção de webdevlopment.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Posso meter lenha na fogueira? lol

EU ACHO que SEO não tem NADA a ver com PROGRAMAÇÃO.

MAS ACHO que a PROGRAMAÇÃO pode ajudar muito na realização de optimizações de websites.

Resumindo...PARA MIM, SEO para mim NUNCA teria uma secção especifica neste forum quando muito poderiam deixar postar TÓPICOS na secção de webdevlopment.

O que te adianta ter um site muito bem programado se não receber visitas? Todos os engenheiros de SEO da google são programadores...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que te adianta ter um site muito bem programado se não receber visitas? Todos os engenheiros de SEO da google são programadores...

Quando entenderes que SEO tem a ver unicamente COM O OUTPUT e nada a ver com o que o server faz avisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho é que a pergunta está mal feita!

SEO está relacionado com desenvolvimento web mas não directamente com a programação.

Só faz bem a quem desenvolve sites ter noções de SEO nem que seja para entregar o produto final com maior qualidade e assim ganhar vantagem competitiva sobre os que acham que SEO é algo secundário

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora