• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Blue_Acid

Identificar Leds Acesos

8 mensagens neste tópico

Viva, eu estou a pensar desenvolver um sistema, ainda top-secret  :cheesygrin: estou a brincar, mas ainda esta só na minha cabeça, mas eu gostava de saber uma coisa, por exemplo usando um sistema, onde tenho 4 leds, k acendem por exemplo quando nós fazemos a ligação dos cabos para passar electricidade, como é que informaticamente posso detectar k os leds estão acesos?

Por porta COM ou LPT, ou com um PIC k dp manda informação para o PC pela porta?

Um abraço, dp prometo expor a minha ideia maluka a comunidade.

Fiquem bem  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como é que é?

Queres detectar se há led's acesos, é? ou queres que Havendo corrente essa informação seja introduzida para o pc?

http://www.rogercom.com/

Com o circuito-4 conectado à Porta Paralela você poderá enviar sinais para dentro de seu computador através das entradas E1 a E 5.

Para enviar um bit através da entrada E1, ligue-a direto ao negativo da fonte de alimentação (0v), ou instale um interruptor para ficar mais prático.

Como o circuito abaixo utiliza um Circuito Integrado buffer, que tem o poder de amplificar o sinal recebido, você poderá estender os cabos conectados as entradas (E1 a E5) a mais ou menos 20m de distância. Faça testes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva

É mesmo essa a ideia, se calhar baralhei a ideia de mais  :wallbash: sim, é apenas detectar se o led está ligado.

Vou ver o site que me deste.

Obrigado d_pintassilgo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

acho que é ao contrario...

podes detectar se aquele porto está a 1 ou 0... se lhe ligares um led ele acende, mas o led é que te dá info visual de uma coisa que o controlador pode detetar... nem sequer precisas de led se só queres mesmo detetar o estado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso faz-se simplesmente com um comparador de tensão, em que desenhas o comparador para na presença de tensão no led (2 volts) te devolda 5 volts. Esta saida será ligada a um dos portos do uP.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

podes fazer isso com um simples relé ligdado a porta paralela

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado a todos pelas informações, entretanto já coloco a minha ideia para entenderem a minha duvida.

E eu quero mesmo usar leds, alem de os identificar pelo PC, pois quero ter uma resposta visual, sem k para isso tenho k ter o monitor ligado, ou a trabalhar.

Um Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mesmo assim nao foste muito claro.mas pelo que percebi, queres desenvolver um programa no computador que saiba que leds estão ligados, ou seja, que estão a ser alimentados.

primeiro é preiso saber duas coisas:

quantos leds

e se pode estar mais do que um aceso.

isto é importante para se saber se a porta paralela pode tratar do assunto

assumindo que podem estar acesos aleatoriamente, entao para os 4 leds sao precisos 4 bits

ora como a porta paralela tem 6 pinos de entrada

(na segunda "porta" 279, 379 ou 3BD - depende da config da bios), bits 0 e 3-7

agora que ja sabes no software como aceder as entradas, basta tratar da parte eléctrica:

Assumindo um Led:

5V

o

|

\  Interruptor

|

|-------[ 10Kohm  ]--------------------- Pino 10 da Porta paralala

|

[ ]  Resistência 300ohm

|

V »  Led

|

|

'''''

0V

O terminal da porta é ligado em paralelo. assim tem o valor lógico "1" quando o led é alimentado

Com os outros pinos da porta,n te esquecas k o pc os le invertidos (1, 15, 13 e 12)

Espero ter ajudado.

[ ]

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora