• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

player

Pergunta estúpida

7 mensagens neste tópico

Boas

Bem tenho aqui uma pergunta estúpida e decidi por nesta secção, se estiver na secção errada peço desculpa ;)

Eu ainda estou no início do Python, ainda estou a aprender a fazer calculadoras e isso, é também a primeira linguagem que eu estou a aprender.

O problema é quando tento fazer o código da máquina de calcular sinto que só o faço porque parece que o decorei embora eu perceba o código, será que mesmo assim estou no caminho certo?

Peço desculpa se o texto foi confuso

Cumps e fiquem bem  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Seja que linguagem for desde que percebas o que estás a fazer penso que estás num bom caminho.

Mas para testares essa "dúvida" que tens relativamente á programação, tenta criar novos programas até mesmo meter essa calculadora dentro doutro programa.

Tens de inventar para aprender e não te preocupes se errares, pois são os erros que aprendes a resolver que te fazem evoluir na programação.

Abraço e boa sorte

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exacto. É como o supra-poster (nome muito difícil de escrever) disse. No início há-de ser muito por memorização porque vais tar a aprender o básico e o objectivo é aprenderes e perceberes.

Vai inventando desafios/programas onde possas aplicar os conhecimentos que adquiriste e assim irás evoluir. Um bom sítio para tal é o Project Euler.

Cumps ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pela ajuda de ambos, assim fico mais descansado ;)

E tharis obrigado pelo site ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Peço desculpa pelo double-post mas tenho outro dúvida, desta vez de python embora esteja no sitio errado, foi para não criar mais um tópico :)

Tive a criar uma calculadora simples, que soma, multiplica, divide e subtrai (até agora só fazia de somar devido aos tutos) mas queria que a calculadora não permitisse o uso de strings mas não o consigo fazer.

Se fosse só proibir um carácter era fácil mas eu quero mesmo proibir todos os caracteres, mas como é que faço isso?

cumps e obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para 1 caracter fazes if caracter in expressao não é? Para vários é só fazeres:

for caracter in caracteres:
    if caracter in expressao:
        tau

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Este é o código da minha calculadora e para "bloquear" strings usei no except o a != float e depois break mas depois a calculadora não repete o try e eu queria que repetisse, alguém me explica o que posso fazer?

Provavelmente a calculadora está uma calculadora de noob e sei que certas coisas podiam estar melhor mas também ainda sou noob por isso não critiquem muito :)

#calculadora

print 'Instruccoes'
print 'Digite os numeros que deseja, e pressione enter para continuar'
total = 0
while 1:
    try:
        a = float(raw_input('Digite o numero que deseja: '))
        b = float(raw_input('Digite segundo numero: '))
        simbolos = raw_input('Que simbolo matematico deseja (+, -, *, /): ')
    except:
        a != float
        break
        b != float
        break
    if '+' in simbolos:
        total = a + b
        print 'Total = %s' % total
    elif '-' in simbolos:
        total = a - b
    elif '*' in simbolos:
        total = a * b
    elif '/' in simbolos:
        total = a / b
    else:
        print 'Que andas a escrever? O.O'

Cumps e obrigado desde já

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora