• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mykos

Ajuda!!! Trabalho Final

6 mensagens neste tópico

Boas!!!

No programa final do 1º ano de programaçao tenho que criar um software em interface gráfica para fazer a gestao de uma vending machine, aquelas máquinas dos chocolates, e entre muitas outras coisas esse programa tem que ter um simulador de temperatura, ja tenho o simulador feito, mas ha um problema, o simulador tanto gera uma temperatura de 5º como a seguir de 20º, a ideia era por o simulador a dar um valor acima ou abaixo do k deu antes..por exemplo: 20º, ele deve gerar 19º ou 21º..como faço isso? alguma sugestao?

Outra coisa que é preciso é verificar a data de validade dos produtos a cada dia..alguém tem uma ideia de como fazer a verificaçao uma vez por dia? uso um timmer? o problema nao é o procedimento da verificaçao, é só por o programa a verificar a temperatura diariamente..

Obrigado!!!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para fazeres a variação da temperatura basta gerares um número inteiro aleatório entre -1 e 1 e somá-lo à temperatura actual.

Teres um timer que corre a cada 24 horas é uma hipótese de validação da data de validade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pela ajuda com a temperatura..

mas o timer vem em milisegundos..e 24h em segundos vai dar uma coisa mt mt mt grande..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como é que faço para comparar 2 datas..tipo na edit1 tenho a data do dia de hoje por exemplo"14-06-2009" e na edit2 tenho a data de validade do produto, por exemplo "10-06-2009"... como faço para comparar as 2 datas e se o dia de hoje for depois da data de validade o programa executar uma tarefa..neste caso é um comando sql..mas ja esta definido..mas a comparaçao das datas nao esta a resultar e nao executa o comando correctamente..

alguém sabe???

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes simplesmente comparar a variável dia de hoje com a var dia da data de validade.

Depois fazes o mesmo com o dia e o ano.

Para isso deves usar estruturas condiconais dentro umas das outras.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pela ajuda com a temperatura..

mas o timer vem em milisegundos..e 24h em segundos vai dar uma coisa mt mt mt grande..

24h em segundos sao 86400, este valor é abaixo do tipo de dados Long (236) portanto podes por o temporizador a reiniciar a cada mil milisegundos, 1 segundos, e ir incrementando ate aos 86400 segundos de cada dia.

Como é que faço para comparar 2 datas..tipo na edit1 tenho a data do dia de hoje por exemplo"14-06-2009" e na edit2 tenho a data de validade do produto, por exemplo "10-06-2009"... como faço para comparar as 2 datas e se o dia de hoje for depois da data de validade o programa executar uma tarefa..neste caso é um comando sql..mas ja esta definido..mas a comparaçao das datas nao esta a resultar e nao executa o comando correctamente..

Em SQL basta comparar as duas data no formato normal, se der problemas podes criar uma função de pascal para extrair os dias, meses e anos, (esta função nao vem incluida, terias que extrair chars da string, somá-las e passa-las a formato numerico), retiras uns 2000 anos ao campo de anos, para nao dar valores exagerados, e multiplicas os valores de meses por 30 e anos por 256, isto da-te um valor aproximado da data que podes comparar, há de ter os seus erros mas deve chegar.

Se houver duvidas de implementação diz

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora