• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

n3lThon

Cubo com leds RGB

12 mensagens neste tópico

Estou a pensar fazer um cubo de 20X20 cm e estava a pensar colocar apenas um led rgb em cada face, mas como o led tem apenas 5mm acho não se vai notar nada. Posso também colocar uns leds brancos para aumentar a visibilidade. Servirá?

É que cada led rgb custa cerca de 2.50, o que é bastante caro. :/

Que dizem?

PS: Os leds são controlados com o arduino.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou a pensar por um plástico rijo transparente ou mesmo acrílico colocando uma película que reflecti-se um pouco. Outra alternativa não estou a ver. :|

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em princípio consegues só com um led ter luminosidade suficiente (se não tiveres, usa uma prata por trás do led para encaminhares a luz para a face). Os led's brancos só te iam tirar a visibilidade da cor dos leds rgb.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estava a pensar colocar os leds brancos escondidos para que apenas mandassem apenas um pouco mais de claridade, mas deve de causar sempre esse efeito.

Essa deve de ser a melhor opção. Obrigado pela dica. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Outra opção é teres dentro do cubo um vidro fosco redondo com os leds brancos lá dentro: assim cortas o efeito do branco e dá-lhe mais glow. Depois é uma questão de brincares com a intensidade da luz do led para não "apagares" os leds rgb.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Arranjar o vidro é que se torna bem mais complicado, devido ás dimensões. :/

off topic: Não sabes de nenhum link que explique como escolher resistências?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando digo vidro, plastico também ser, cortas e colas +- :)

Em relação a resistencias, não percebo de electronica.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá SONIC_. Acho que a maneira como vais colocar os leds RGB no cubo deveria ser o mais perto do centro possível. Isto para que tivesse espaço para "cobrir" a maior área da face possível(nao sei se me expliquei :hmm:).

Os leds RGB deviam estar ligadas as saidas PWM do arduino para poderes controlar digitalmente a intensidade em cada parte do led Red Green ou Blue. No datasheet do led vais poder saber qual a queda de tensão em função da corrente que vais fornecer a cada led. Valores típicos são 2v de queda de tensão. Supondo que a corrente máxima admissível pelo led é de 100mA e que vais alimentar o led com 5V a resistência deverá ser:

r=(5V-2V)/100mA=30 Ohms.

A potencia da resistência deverá ser calculada através de P=RI^2 ou seja

P=30*(100mA)^2=0.3W    -> logo a resistência comercial disponível deverá ser o mais perto de 30 Ohms e meio watt (valor superior mais próximo de 0.3W(comercial)).

Todos os valores que aqui foram usados são suposições devendo-se consultar o datasheet do led em questão.

Também devem ter atenção que os leds de alto brilho podem aquecer bastante por isso cuidado com a corrente máxima que lhes fornecem.

(100mA = 0.1 Ampéres!)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Encontrei um exemplo em que foram usadas resistências de 150 Ohm (Pino Vermelho) e de 90 Ohm (Pino Azul e Verde). A voltagem para o pino vermelho era de 1.9 ~2.4v e para os restantes dois era de 3.2 ~ 3.6v, e tem uma intensidade luminosa de 8000 mcd.

Também não sei se as especificações do led são as mesmas. O led em questão: http://www.leiritronica.com/electronica/product_info.php?products_id=47842

Eles não têm nenhuma informação acerca da voltagem nem da luminosidade.

Nota: Vou ligar 6 leds (um para cada face) em paralelo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou só à espera do material. Optei pelas resistências de 150 e 90 ohm. :|

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora