• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Phreaker

PNG no SplashScreen

18 mensagens neste tópico

Boas :(

Como é que faço para colocar uma imagem PNG com transparencia em um splash screen.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas :(

Como é que faço para colocar uma imagem PNG com transparencia em um splash screen.

Cumps

Colocas uma picturebox e defines o png como imagem. Qual é o problema ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, mas é que o form também tem transparência, tipo, só ficam a aparecer os objectos que lá estão, e eu queria colocar um PNG, mas as bordas (irregulares) do PNG aparecem como se fosse um GIF.

How i solve it????

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois... Mas é isso que tenho. Mas no form tenho uma imagem cujo o fundo é transparente, mas não consigo mostrala como tal (com a mesma transaparencia), como se o form fosse apenas um PNG..

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

681fd3e1b8b83ca78e44ff23112f5758.jpg

A imagem que aparece a azul de fundo é o fundo do meu ambiente de trabalho. Como podem ver na parte inferior da imagem não é aplicada transparencia :/

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O VB.Net (que eu saiba) só consegue aplicar transparência dessa maneira e é só transparência a 100%, não suporta opacidade (tipo 5o%).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não. O suporte é total.

Basta aplicar a cor de fundo na propriedade TransparencyKey, como aliás já foi dito, mas não pode estar enfiada numa picturebox por exemplo.

Terás de definir a imagem de fundo do form para o tal PNG.

Espera lá que já escrevo um artigo na Wiki :cheesygrin:

EDIT, mas agora também estou com dúvida nas meias transparências... deixa lá ensaiar. Já digo qualquer coisa

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nope, my bad. É como o scorch diz.

Até tem lógica quando estamos a definir apenas UMA cor para a transparência.

Quanto às "borders" da imagem, terás de a trabalhar melhor num editor de imagem.

EDIT: Uma beca de google levou-me a algumas referências a fazer override ao OnPaint do form para desenhar o PNG com as semi-transparências.

Vou martelar nisto e no final escrevo um artigo sobre o que aprendi.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nope, my bad. É como o scorch diz.

Até tem lógica quando estamos a definir apenas UMA cor para a transparência.

Quanto às "borders" da imagem, terás de a trabalhar melhor num editor de imagem.

EDIT: Uma beca de google levou-me a algumas referências a fazer override ao OnPaint do form para desenhar o PNG com as semi-transparências.

Vou martelar nisto e no final escrevo um artigo sobre o que aprendi.

Ok, obrigado de qualquer forma :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aquilo é uma sombra do png e é normal que a TransparencyKey não aplique. Edita a imagem e limpa aquilo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aquilo é uma sombra do png e é normal que a TransparencyKey não aplique. Edita a imagem e limpa aquilo.

Mas é impossivel??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas não é isso que ele quer (parece-me!). O problema é que a imagem tem uma sombra e essa sombra não desaparece, ficando mau na imagem. E para isso é só editar a imagem e limpar o efeito sombra.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que me pareceu é que ele gostava de ter a sombra com a semi-transparência original do PNG.

O que o rapaz fez nesse projecto não serve só para controlar a opacidade global, isso já a propriedade opacity faz, mas sim ler o canal alpha dos PNG e tratá-los como camadas para o resto do SO.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que me pareceu é que ele gostava de ter a sombra com a semi-transparência original do PNG.

O que o rapaz fez nesse projecto não serve só para controlar a opacidade global, isso já a propriedade opacity faz, mas sim ler o canal alpha dos PNG e tratá-los como camadas para o resto do SO.

:confused: Right

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora