• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Marcelo Grifo

Grafico Ponte (Waterfall) com cols de Barras empilhadas

1 mensagem neste tópico

Prezados Amigos,

Esta é difícil. Preciso fazer um gráfico que nós chamamos de ponte e que também é conhecido como “waterfall chart”. Encontrei um exemplo no site abaixo http://peltiertech.com/Excel/Charts/Waterfall2.html, porém meu caso é um pouco mais complexo.

O que eu preciso é fazer um único gráfico com uma evolução mensal dos saldos do estoque de cada produto de um mês para o outro, demonstrando neste único gráfico o porquê do aumento e/ou a queda do saldo nos meses seguintes.

Para tanto preciso demonstrar a movimentação de cada produto. A lógica desta movimentação está simplificadamente na equação abaixo:

Saldo Final = Saldo Inicial (+) Entradas (–) Saídas (+-) Transferências

Visualmente o gráfico seria o seguinte:

1) A primeira coluna seria uma coluna de barras empilhadas que mostra os vlrs dos saldos iniciais (um em cima do outro) de cada produto em jan/09.

2) Entre as colunas de jan/09 e fev/09 preciso demonstrar o aumento e/ou redução de do saldo de cada produto a partir dos vlrs de entradas e saídas ocorridas, de forma a ligar a última barra ponte à parte do produto correspondente na coluna de fev/09. Igual ao procedimento que o modelo do site acima de exemplo faz, porém só para uma coluna;

3) A coluna de fev/09 seria outra coluna de barras empilhadas que mostra os vlrs dos saldos finais de jan/09 (que conseqüentemente) são os saldos iniciais de cada produto em fev/09 (um em cima do outro).

4) E assim por diante, mês a mês

Portanto suponhamos que o mês de janeiro de 09 eu tenha os seguintes valores da movimentação de estoques de cada produto como abaixo:

jan/09 Prod1 Prod2 Prod3 Prod4 Prod5 Prod6 Prod7

Saldo Inicial 126 341 845 217 2.107 364 524

Vendas (532) (784) (1.435) (439) (3.563) (385) (456)

Transferências (99) -

Produção 351 621 1.584 360 3.364 322 623

Perdas/Sobras 67 (1) 31 6 36 64 (2)

Exportação - - (174) - (71) - (200)

Importação 86 184 48 137

Saldo Final 97 362 852 192 1.911 365 490

O que eu preciso demonstrar no gráfico é o que fez para cada produto o saldo subir e/ou descer de um mês para o outro. Sendo que tenho isto para todos os meses de 2009.

Se vocês copiarem e colarem este exemplo na célula A1 de uma plan vcs vão poder verificar que o saldo final do prod 1 é o resultado da aplicação da fórmula =B2+B3+B4+B5+B6+B7+B8 e assim p/ cada produto, respectivamente, de acordo com cada tipo de entrada e/ou saída.

Não sei se fui claro, mas qualquer dúvida estou à disposição p/ maiores esclarecimentos

Marcelo Grifo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora