• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

xploit

webgame

31 mensagens neste tópico

Boas, eu gostava de saber a vossa opinião em relação a criação de webgames em PHP/MYSQL vantagens desvantagens opiniões experiências tudo conta amigos : )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim  mas a questão aqui é as vantagens/desvantagens de jogos ou melhor aplicações que utilizem bastante o MySql, pergunto isto por curiosidade e como ja vi muita gente com a mesma questão gostaria de saber mais acerca...

Por exemplo ter 2000 pessoas online a num jogo com php/mysql se haverá problemas, bons servidores para aplicaçoes deste tipo, tipo de "conceitos" que se deve utilizar no código para ficar leve e não correr riscos de mandar o server ao ar.. etc etc.. assuntos relacionados com estas aplicacoes experiencias tudo conta no meu tópico.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

MySQL e jogos em php, é melhor não .. MySQL é para sistemas pequenos, devido às demoras na apresentação de resultados quanto as bd's são enormes, e principalmente devido ao limite de ligações. Para jogos o melhor (aliado ao php) é Postgree.

Em relação ao código, é limpar tudo o que não precisas em cada tarefa. Usar ajax pontualmente ajuda a libertar memória ao servidor (mas pontualmente, em exagero pode originar falhas de segurança).

De resto, depende do que quiseres fazer ..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

yoda.pt, porque essa recomendação do PostgreeSQL?

MySQL e jogos em php, é melhor não .. MySQL é para sistemas pequenos, devido às demoras na apresentação de resultados quanto as bd's são enormes, e principalmente devido ao limite de ligações. Para jogos o melhor (aliado ao php) é Postgree.

Lol, o tópico dele é todo a defender o seu ponto de vista :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

yoda.pt, porque essa recomendação do PostgreeSQL?

Mais estabilidade nas respostas da bd (apesar de ser ligeiramente mais lento que MySQL) e ideal para bases de dados enormes.

edit: zubimaster, não entendi essa, e o que entendi espero não ser realmente assim ..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lol, o tópico dele é todo a defender o seu ponto de vista :confused:

Se perguntei mesmo depois de ele ter escrito 1 frase a justificar, é porque queria mais informação que justificasse o ponto de vista. ;)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim eu ja fiz 2 mas foi em php/mysql, só que queria saber se um jogo feito na linguagem php e com base de dados mysql seria uma boa opcção para tráficos elevados de pessoas online a fazer querys , porque um jogo é feito de acções, cada acção implica guardar alterar ou inserir dados numa base de dados seja ela em tabelas(mysql) ou mesmo em XML.. so que a simplicidade de se construir um jogo com base de dados em tabelas como o mysql que é o que  eu uso, é extremamente simples quando aplicado no php... agora não sei se fica uma aplicação bem conseguida para o efeito , que é milhares de pessoas a executarem querys ao mesmo tempo, se um servidor aguentaria ou se tinha que migrar para outras opcções de base de dados, porque linguagem já vi imensos jogos de boas empresas (GameForge) feitos em PHP agora que tipo de base de dados utilizam desconheço... essa é uma das dúvidas, depois vem a questão do servidor se seria melhor um servidor dedicado se puderia fazer isso com uma VPS se aguentaria a "pressão" dos utilizadores.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

porque não mysql? que eu saiba não tem nada de errado com mysql. o mysql é perfeitamente capaz de ligar com 2000 utilizadores, alias é capaz de lidar com bem mais nem é tanto por ai. a questão é e sempre sera com lidas com a base de dados, por exemplo se tens uma base de dados com tabelas soltas sem nenhum relacionamento provavelmente vais ter muito mais trabalho a geri-la. outra questão é como fazes as querys, uma query composta é diferente de um encadear de querys simples. se usares storage procedures é ainda melhor, podes "fechar a porta" até que os resultados do mesmo sejam processados (assim evitas stack overflow), na minha opinião o mysql não é pior que o Oracle, PostgreeSQL, SQLServer ou DBase. E bem capaz de satisfazer as necessidades de MOG. Mas é so a minha opinião vale o que vale lol.

Fiquem bem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para a questão das bases de dados, usas uma framework de PHP que se abstraia da fonte de dados, isto é, que tenha funções standard para qualquer fonte de dados, seja ela mysql, xml, mssql, ...

Penso que o CodeIgniter suporte isso. E já que vais partir para um projecto em grande, recomendo-te a usar uma framework para não teres de te preocupar com segurança (pelo menos em parte), e outros pormenores de programação. É claro que requer uam curva de aprendizagem, mas acho que vale a pena para um trabalho ficar bem feito e organizado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então um jogo ou aplicação em php pode utilizar como base de dados o MySql sem ter problemas de overload se o código for maximizado para o minimo de querys possíveis, tendo em conta que cada acção num webgame depende sempre de consulta/alteração ou inserção de dados constantes numa base de dados? A minha ideia e construir um webgame que aguente com o máximo possível de pessoas a jogar ao mesmo tempo, que não venha a ter problemas de overload ou semelhantes.. Penso utilizar também compressão Gzip para uma melhor resposta.. Em relação a servidores o que me aconselham para uma aplicação deste tipo? O melhor servidor seria o dedicado mas boas empresas que forneçam com qualidade esse serviço se puderem indicar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então um jogo ou aplicação em php pode utilizar como base de dados o MySql sem ter problemas de overload se o código for maximizado para o minimo de querys possíveis, tendo em conta que cada acção num webgame depende sempre de consulta/alteração ou inserção de dados constantes numa base de dados? A minha ideia e construir um webgame que aguente com o máximo possível de pessoas a jogar ao mesmo tempo, que não venha a ter problemas de overload ou semelhantes.. Penso utilizar também compressão Gzip para uma melhor resposta.. Em relação a servidores o que me aconselham para uma aplicação deste tipo? O melhor servidor seria o dedicado mas boas empresas que forneçam com qualidade esse serviço se puderem indicar.

Mas afinal estás preocupado com o overload do servidor ou do motor de dados?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou preocupado com tudo base de dados, overload, servidor, conceitos a utilizar na progamação etc imagina se fores fazer um webgame, as melhores formas de o fazer da maneira mais profissional possível, os jogos que tenho feito sao todos em PHP em OO e utilizo base de dados mysql, mas deve haver soluções melhores, o meu objectivo neste tópico e debater matérias relevantes para quem programa este tipo de aplicações que podemos considerar exigentes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou preocupado com tudo base de dados, overload, servidor, conceitos a utilizar na progamação etc imagina se fores fazer um webgame, as melhores formas de o fazer da maneira mais profissional possível, os jogos que tenho feito sao todos em PHP em OO e utilizo base de dados mysql, mas deve haver soluções melhores, o meu objectivo neste tópico e debater matérias relevantes para quem programa este tipo de aplicações que podemos considerar exigentes.

C# e SQLServer ;)

Voltando ao teu problema inicial, PHP e MySql é bem capaz de fazer o que queres, a vontade, fica descançado ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que conhecimentos tens? Podes fazer o que quiseres com praticamente qualquer linguagem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu so sei programar bem em php, javascript algum agora C#,ASP,ASP.NET e outras linguagens não sei programar... Em relação ao servidor para um aplicação destas, que empresas aconselham que caracteristicas devo ter em conta..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal, vocês são muito engraçados, então php é mau para sites grandes não é? Por isso é que o facebook usa php....

MySQL nao aguenta muito não é? Mas o google continua a usá-lo, é como o 54bytes diz, podes fazer o que quiseres com praticamente qualquer linguagem, se te das bem com php/mysql não à mal nenhum em continuar a usa-lo. Mas se fores ter muito tráfego, aconselho a pensares num servidor dedicado e a pensar num código bem bem feito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal, vocês são muito engraçados, então php é mau para sites grandes não é? Por isso é que o facebook usa php....

MySQL nao aguenta muito não é? Mas o google continua a usá-lo, é como o 54bytes diz, podes fazer o que quiseres com praticamente qualquer linguagem, se te das bem com php/mysql não à mal nenhum em continuar a usa-lo. Mas se fores ter muito tráfego, aconselho a pensares num servidor dedicado e a pensar num código bem bem feito.

Google usa MySQL porque lhe fez umas alterações a nível funcional, caso contrário não poderiam usar ..

Eu so sei programar bem em php, javascript algum agora C#,ASP,ASP.NET e outras linguagens não sei programar... Em relação ao servidor para um aplicação destas, que empresas aconselham que caracteristicas devo ter em conta..

Servidor dedicado e acesso shell ao mesmo, linha dedicada também, serviço vigilância do servidor 24h, backups diários ..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito obrigado pelas ajudas, pois eu tenho andado a ler nas minhas pesquisas e mesmo aqui no tópico, e acho que php e mysql são boas opcções vou continuar a programar nessas linguagens :), em relação ao servidor acesso a shell porquê? beneficia me em que aspectos? e sites de alojamento bons para servidores dedicados relação preço e qualidade?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O deviantART também usa/usava Apache, PHP e MySQL e tem um movimento astronómico, mas repara que eles usam builds próprias que removem lixo e afins do PHP. PHP consegue ser eficiente até certo ponto, tem que ser adaptado as circunstâncias de uso, e de certeza que com uma build oficial do php.net não tens a performance que tens com a build do dA ou do FB.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quem disse isso rapaz?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito obrigado pelas ajudas, pois eu tenho andado a ler nas minhas pesquisas e mesmo aqui no tópico, e acho que php e mysql são boas opcções vou continuar a programar nessas linguagens :), em relação ao servidor acesso a shell porquê? beneficia me em que aspectos? e sites de alojamento bons para servidores dedicados relação preço e qualidade?

Acesso shell para poderes fazer as actualizações que precisares ao servidor, ou meter qualquer coisa nova.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas apesar de achar que o acesso a shell é muito importante para o desenvolvimento de aplicações a séria, deixa-me dar-te um conselho:

Um servidor em portugal custa na ordem dos 700€/ano, se for um VPS ou RPS 500€/ano se for lá fora um pouco mais barato (+/- 200€/ano) tudo isto sem painel de administração e tens que ser tu a configurar tudo (podes depois comprar uma licença de plesk ou cpanel q resolve o problema) assumindo que é so para o jogo n precisas de painel de administração mas vais ter que instalar tudo à mão. porque não começas com um alojamento mais em conta e a medida que o teu jogo for crescendo podes ir crescendo tambem? se programares isso a pensar que o servidor não é teu quando tiveres um o desempenho vai ser muito melhor.

Fica Bem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora