• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

passado

Ajuda para WebSite de Raiz

14 mensagens neste tópico

Boas pessoal foime proposto construir um website, e o website o unico requesito que tem e ter uma edição facil, eu lembreime, e como quero aprender php, de construir um em PHP com edição de todo o conteudo atravez de de uma zona de administração.

Sera o PHP a linguagem ideal e mais facil?

Podem facultar alguns tuturiais que conheçam?

Tenho alguns conhecimentos em Visual Basic ( se isto ajudar a vossa resposta :P)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como deves imaginar não existe nenhum tutorial especifico "construa um backoffice com todas as opções que quer". Aliás, penso que nem sequer ias aprender muito, visto que hoje em dia os tutoriais estão a ficar cada vez mais copy/paste, deixando apenas a solução, e não o método de resolução em si.

Podes arriscar nessa viagem, e de certeza que vais aprender bastante ao procurares soluções sozinho, mas tem em conta que o período que vais levar a desenvolver isso vai ser muito grande. Por isso se tiveres prazos curtos para o fazeres, podes considerar usar um CMS, como o Joomla.

Ok, não tens nada para fazer no Joomla de PHP, mas podes sempre arranjar um template, e personalizá-lo para as tuas necessidades. Isto requer conhecimentos de HTML, quw já deves ter, e qum sabe, se não te enfrentar algum PHP pelo caminho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim eu sei que os tutoriais não são específicos para o meu problema, mas com um de um tema outro de outro tudo junto deveria conseguir chegar lá, eu o que pretendo nem é coisas muito complicadas a minha ideia era, tenho a volta de 6/7 links de menu todos iguais no site todo, criava um template so com uma zona editavel, depois umas caixas de login embaixo ou encima que ao ser feito permitiam em cada caixa editar e modificar o texto que la estava a zona que me parece dar mais trabalho é a zona de noticias, mas isso ja vi imensos tutoriais por ai

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isso é tudo muito vago... aconselho-te a meteres mãos à obra e ires resolvendo os problemas que te aparecem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em relação á questao da linguagem ser PHP ou ASP.NET...aconselham PHP?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmm, PHP :P ...

Olha, pensa bem...

Eu por exemplo, antes de aprender php, apenas sabia html e javascript...

Numa noite saquei um ebook sobre PHP e comecei a ler e resolver exercicios. 2 ou 3 dias depois já estava a aprender a interagir com sql...

Moral da historia :P

Se quiseres aprender e tiveres vontade/iniciativa própria, facilmente consegues!

Dá noticias :D

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PHP, sem dúvida.

Isto porque podes utilizar o windows ou linux para programar, tens imensos tutoriais online, foruns onde podes colocar dúvidas e é sem dúvida uma linguagem simples de se utilizar.

Quanto ao teu projecto, não me parece que seja a aprendizagem da linguagem de programação a questão mais difícil, mas sim o próprio desenho do projecto.

Eu tenho consciência que uma grande parte dos programadores acha que o que eu vou dizer são tretas, mas eu acredito piamente nisso: primeiro desenha em papel o teu projecto, desde a parte gráfica até à especificação de cada script que vais necessitar. Isso inclui algoritmos mais pertinentes e possíveis ligações à base de dados.  Vais ver que depois é mais fácil escrever o código.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A ideia do desenhar 1º em papel n é errada, antes pelo contrário.

Não precisa ser mm em papel, há quem goste de uml, outros diagramas, outros ferramentas tipo mind manger, outros põe td na cabeça,...

De qualquer maneira, é importante pensar 1º na solução e em todos os pormenores e só depois por em prática no código.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Optei por usar joomla uma vez que a criaçao iria demorar algu mtempo porque teria de aprender tudo de raiaz

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Visto que tinhas uma deadline definida com prazos muitos curtos, penso que optaste pela melhor escolha para ficares com um trabalho em condições.

Mas atenção: se estás interessado em aprender PHP, podes fazê-lo com tutoriais e seguir as recomendações que todos te deram neste tópico. Numa futura oportunidade de trabalho, já estarás preparado para estes desafios, sem necessidade de usares um CMS (ex Joomla).

Usar um CMS não é mau, pelo contrário, deixas de ter de te preocupar com bastantes problemas, mas por vezes podem ser alternativas demasiado elaboradas para o que queiras fazer, ou podem não ser suficientemente flexíveis para o que o cliente quer, pelo que fazer de raiz pode ser mais valorizado nesses casos.

No entanto, e mais uma vez, optaste bem pelo Joomla, penso que terás mais oportunidades de criar um trabalho próprio, nem que seja para ti mesmo, como um desafio pessoal, com calma e tempo. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho consciência que uma grande parte dos programadores acha que o que eu vou dizer são tretas, mas eu acredito piamente nisso: primeiro desenha em papel o teu projecto, desde a parte gráfica até à especificação de cada script que vais necessitar.

Népia..

Grande parte dos programadores, antes de iniciar um projecto, quer seja para web ou uma app, costumam utilizar um suporte qualquer para desenvolverem a ideia.

Por exemplo eu uso o bloco de notas e o Paint :D

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por exemplo eu uso o bloco de notas e o Paint :)

Cumps

Olha, eu costumo usar o GIMP. Já experimentaste? É bastante porreiro e existem n tutoriais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olha, eu costumo usar o GIMP. Já experimentaste? É bastante porreiro e existem n tutoriais.

Já, mas apenas como edição de imagem :)

Mas de qualquer forma tabem deve ficar porreiro e com um ambiente de apresentação (mesmo a nivel pessoal) mais 'limpo' para a vista :)

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora