• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Opera 10 disponível em beta

12 mensagens neste tópico

Está a partir desta quarta-feira disponível para testes o Opera 10. A mais recente versão do browser da norueguesa Opera Software promete downloads mais rápidos e novas ferramentas.

Segundo a Reuters, o novo navegador oferece um desempenho cerca de 40 por cento acima do registado na versão anterior no que se refere a abrir páginas que consomem mais recursos, como o Facebook ou o Gmail.

O browser ganhou também uma nova barra de separadores onde surgem as miniaturas de todas as páginas abertas durante a sessão de acesso à Internet.

"Um navegador é o software mais importante para a rotina de quem usa o computador", salientou Jon von Tetzchner, CEO da Opera, citado pela agência de notícias, garantindo que o Opera 10 vai redefinir a maneira como acedemos à Internet.

O Opera ocupa a terceira posição do ranking dos browsers mais usados a partir do computador, atrás do Internet Explorer e do Firefox. Apesar de representar apenas uma pequena parte dos navegadores utilizados no PC, o browser da Opera Software lidera no mercado móvel.

http://www.opera.com/browser/next/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma palavra: RÁPIDO!

Está MESMO mais rápido, o Gamil já está usável, muito mais rápido a iniciar, mais rapido a renderizar as páginas, bestial!

O novo visual está muito agradável, parece uma preparação para depois abandonarem o menu superior, como o Chrome.

De realçar que agora não é preciso instalar nada para ter correcção ortográfica, e para instalar novos idiomas é tão simples como carregar duas vezes em "next".

Ah, e tem 100/100 no Acid3.

Gostei.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, rápido deve ser, a valiar por titulos de noticias, como por exemplo a que se segue:

A Opera apresentou nesta quarta-feira o beta da versão 10 do seu navegador de internet. Uma das maiores promessas do software é acelerar a conexão do usuário, dando acesso mais rápido ás páginas.

Chamado de Opera Turbo, o sistema reduz a quantidade de dados que devem ser baixados ao carregar o site.

Segundo um porta-voz da empresa, a tecnologia funciona diminuindo a escala de algumas imagens e eliminando conteúdos específicos que necessitam de maior tempo de carregamento – como elementos com flash, por exemplo.

Na prática, explica o site PC Guia, é criado um servidor proxy através do qual o site é enviado do servidor para a máquina do usuário.

A tecnologia mira no público sem acesso a banda-larga, como os usuários de conexão discada, ou internautas conectados em pontos Wi-Fi congestionados.

O Opera 10 apresenta outras melhorias palpáveis, como a redução em cerca de 40% do tempo de carregamento de páginas como o Gmail e o Facebook. A nova versão contará ainda com uma expansão da funcionalidade Speed Dial (referente a imagens), uma mais abrangente oferta de fornecedores de webmail, leitores de feeds e clientes de torrents.

A versão final do borwser deverá estar disponível até ao fim do ano.

Desenvolvedora do programa, a norueguesa Opera Software é a terceira maior provedora de navegadores para a internet do mundo, mas se mantém a uma longa distância das líderes Microsoft e Mozilla Foundation.

Outros navegadores como o Safari, da Apple, e o Chrome, do Google, também estão no páreo para ser o mais utilizado da internet.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais alguém anda a ter crashes mais ou menos frequentes nesta nova versão?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ainda não tive uma grande experiência com ele, mas não tive nenhum crash.

Continua ainda um pouco guloso de memória, mas parece-me que também melhoraram este ponto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso deve ser realmente interessante no port para dispositivos móveis.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esta versão parece tentadora para se experimentar. Sobre esse comentário da memória... gasta mais do que o firefox?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nao uso firefox por isso nao sei, é uma questão de experimentares e comparares.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Opera ocupa a terceira posição do ranking dos browsers mais usados a partir do computador, atrás do Internet Explorer e do Firefox. Apesar de representar apenas uma pequena parte dos navegadores utilizados no PC, o browser da Opera Software lidera no mercado móvel.

Acho que não é verdade!

Pelo menos de acordo com as estatísticas que vi, o Safari e o Chrome já ultrapassaram o Opera...

Embora já tenha visto mais ficam aqui dois exemplos:

http://www.w3schools.com/browsers/browsers_stats.asp

http://marketshare.hitslink.com/browser-market-share.aspx?qprid=0

Esta versão parece tentadora para se experimentar. Sobre esse comentário da memória... gasta mais do que o firefox?

Depende do estilo de utilização.

Pelo menos em versões anteriores as análises que vi indicavam, que para utilizações pouco intensivas o Opera ocupa menos memória, mas à medida que vais abrindo mais tabs, a memória que o Firefox, consome cresce menos que a dos outros browsers (pelo menos dos que foram comparados, o que excluia por exemplo o chrome, Epiphany, não me recordo se o Safari também), ou seja se usares muitas tabs podes acabar por ter um Firefox a consumir menos memória do que o Opera na mesma situação.

Eu como costumo ter quase sempre muitas dezenas de tabs abertas e com alguma frequência até mesmo algumas centenas, sei que o Firefox, é para mim um browser adequado (embora não seja só por isso e sei que por exemplo o Epiphany é ainda mais leve).

No entanto não uso o Opera por várias razões... Antes de mais é proprietário. Depois não gosto do GUI, deve ser por uma questão de hábito, mas sempre que testo coisas no Opera, fico meio atrofiado.

Quero um browser e não um software que faça mais mil coisas diferentes, várias delas que não estão relacionadas com a web, incluindo ser um cliente de e-mail, cliente de irc, servidor web, cliente de torrents, utilizar os serviços de acelaração que estão nos servidores da Opera, etc...

As extensões disponíveis para o Firefox são uma vantagem sem para qualquer outro browser.

Apesar de o Opera ter um suporte excelente para os standards da web, acho que alguns dos esforços neste sentido, foram melhor decididos no caso da Mozilla (decisões sobre o que suportar/suportar melhor primeiro). Acho que a Opera suportou primeiro e melhor algumas coisas só para passar em alguns testes como os ACID, o que dá sempre boa imagem, em vez de outras coisas que só posteriormente tiveram mais atenção, mas que provavelmente eram mais úteis. Este aspecto tem pouco impacto, mas é mais um factor de decisão e para ser franco e justo acho que em relação a algumas normas menos criticas, como no SVG, acho que aconteceu o contrário (a Opera ter mostrado mais liderança e melhores decisões que a Mozilla).

Em termos de ferramentas para apoiar o web developer o Firefox lidera (embora pareça que vários concorrentes já acordaram).

E depois temos algumas atitudes da Opera como a do ballot box de browsers para o window$, também faz com que não queira ter relações com a Opera. É uma medida injusta para a micro$oft de manipuladora do mercado pois não dá verdadeira liberdade de escolha.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora