• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Jeronimus Linuxius

Eleições, recenseamento, etc.

255 mensagens neste tópico

Como houve alterações recentemente e há gente que não está informada (por razões várias), indico aqui alguma informação útil para quem nunca votou mas pretende (e muito bem) votar. Algumas coisas podem não estar inteiramente corretas, mas a parte "que interessa" é válida.

Já não há cartão de eleitor. Esse cartão é um dos que foram integrados no sistema de cartão do cidadão. Entretanto, não é preciso ter esse cartão para votar. Alguém que saiba o seu número de eleitor e tenha algum documento de identificação pode dirigir-se à mesa de voto e votar sem cartão algum. Sempre foi assim: os escrutinadores têm a lista dos inscritos na sua mesa de voto e podem cruzar o nome com o número do eleitor.

Quem faz 18 anos antes do dia das eleições e ainda não tem cartão de cidadão, pode descobrir o seu número de eleitor pela Internet, como provavelmente já ouviram dizer. O endereço é:

http://www.recenseamento.mai.gov.pt/Default.aspx

Seleccionar "Nacional" (não sei bem para que é que servem as outras opções, mas acredito que não devem ser importantes parta ninguém que ande por aqui). No campo "Nome", pôr o nome completo (eu experimentei, e precisei de meter mesmo todo). No campo "Nº. Identificação", introduzir o número do BI (é também provável que dê com outras identificações). No campo da data de nascimento, usar o formato DD-MM-AAAA. [1]

Depois de clicares em pesquisar, o número de eleitor é o que aparece à frente de "Número de Inscrição". É esse o número que tens que dizer ao presidente da mesa quando fores votar.

Boa participação cívica democrática.  :)

JJ

[1] - Não é que ache que o pessoal do P@P não sabe preencher formulários, mas assim ficam logo a saber as manhas daquele formulário em particular...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podemos votar num distrito/freguesia diferente de onde estamos registados certo?

Alguém sabe de um site onde possamos ver os locais onde se pode votar (sei que havia um mas agora não encontro)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Podemos votar num distrito/freguesia diferente de onde estamos registados certo?

Tens de votar na freguesia onde estás recenseado, e na mesa de voto certa, porque é nessa mesa que o teu nome está listado no caderno eleitoral. Essa freguesia corresponde àquela onde pediste o cartão de eleitor (caso o tenhas pedido ainda no tempo em que ele existia). Segundo a página das informações, para quem ainda não estava recenseado, a freguesia é a que está indicada no BI.

"Os cidadãos detentores de Bilhete de Identidade válido que nunca se tinham inscrito no recenseamento eleitoral foram automaticamente inscritos na freguesia da residência indicada no Bilhete de Identidade."

Sinceramente, não sei se podes excepcionalmente pedir para votar noutro sítio.

Alguém sabe de um site onde possamos ver os locais onde se pode votar (sei que havia um mas agora não encontro)

Aquele site permite também saber qual é a freguesia e o conselho. Se preencheres o formulário, aparece-te lá uma linha que diz qual é.

JJ

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sendo assim não posso ir votar. Estou longe de onde estou recenseado. O que não faz muito sentido para umas eleições a nível nacional... Vou ver se telefono para as informações a perguntar sobre isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

[1] - Não é que ache que o pessoal do P@P não sabe preencher formulários, mas assim ficam logo a saber as manhas daquele formulário em particular...

O problema é que o formulário tem problemas de usabilidade que são tão elementares, que não é aceitável que num site pago pelos contribuintes eles existam. E entretanto alguém deve ter andado a encher os bolsos com isto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A mim apareceu-me isto:

Não foi encontrada nenhuma inscrição efectiva para a pesquisa efectuada.

Será por ainda não ter completado 18 anos (está quase :) )?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
A mim apareceu-me isto:Será por ainda não ter completado 18 anos (está quase :) )?

É possível. Lembra-te que tem de ser mesmo o nome completo, porque senão não encontra.

O problema é que o formulário tem problemas de usabilidade que são tão elementares, que não é aceitável que num site pago pelos contribuintes eles existam. E entretanto alguém deve ter andado a encher os bolsos com isto.

Não é dos piores que eu já vi...

Obrigado por partilhares estas informações.

De nada. Já tinha discutido a questão com alguns camaradas de partido, em que alguém disse que provavelmente ia haver muita gente à nora no dia das eleições sem saber os dados para votar.

Como sempre, neste país as coisas boas tornam-se más à conta da pressa e da falta de cuidado com que são implementadas. Reina um bocado a mentalidade de que a tecnologia é uma espécie de varinha mágica anti-burocracia, mas depois parecem esquecer-se de que a tecnologia também dá trabalho.

JJ

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado mais uma vez por esta informação, muito útil mesmo. Parece que assim deixa de haver necessidade de ir buscar o meu cartão à JF.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isto do cartão único até é fixe, escuso de andar com 3 cartões a mais na carteira

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, mais um documento para a conta:

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1310554

isto do cartão único até é fixe, escuso de andar com 3 cartões a mais na carteira

Tens razão. Ainda pra mais, o BI é gigantesco e não dá jeito nenhum de trazer na carteira.... não percebo como é que nunca ninguém se lembrou de fazer uma coisa destas.

JJ

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece que o PS levou uma valente mocada... O Paulo Rangel lá conseguiu levar adiante a lista do PSD!

Quem cresceu foi o BE, passando de 4,x % para 11%... Ui! :P

Nas próximas eleições tem de haver um novo partido: P@P! Partido @narquista/@nárquico Português. :P:D:P

Anyways, vê-se o estado de Portugal quando a abstenção ultrapassa os 60%! 25 de Abril SEMPRE (para ficar em casa), porque exercer o direito tá quieto... :|

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto de não dar para votar pela net é uma seca. De qq maneira vou smp votar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto de não dar para votar pela net é uma seca. De qq maneira vou smp votar.

Também gostava, mas assim sempre obrigam a malta a apanhar um pouco de luz e ar :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É pena é que obriguem uma pessoa a votar na freguesia da residência ainda por cima numas eleições nacionais (telefonei para as informações e eles confirmaram...).

Impressionante é a nossa extrema-esquerda ter pouco mais de 20% !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Impressionante é a nossa extrema-esquerda ter pouco mais de 20% !

Também acho, no estado miserável em que vive tanta gente no nosso país, e onde o partido de centro-""esquerda"" só ajuda à situação, é extraordinário que a extrema esquerda apenas tenha 20% dos votos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também acho, no estado miserável em que vive tanta gente no nosso país, e onde o partido de centro-""esquerda"" só ajuda à situação, é extraordinário que a extrema esquerda apenas tenha 20% dos votos.

Eu queria dizer exactamente o contrário: é extraordinário que a extrema esquerda tenha tantos votos! (pouco mais de 20%). Eu acho mau dado que muitas das propostas deles são nefastas para a economia (do tipo "quem lucra não pode despedir" etc.)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu queria dizer exactamente o contrário: é extraordinário que a extrema esquerda tenha tantos votos! (pouco mais de 20%). Eu acho mau dado que muitas das propostas deles são nefastas para a economia (do tipo "quem lucra não pode despedir" etc.)

Pergunto-me o que é que isso tem de nefasto?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que o pedrosorio quer dizer que as condições do país são propícias para o estilo populista e demagógico da extrema esquerda. Daí que a tendência do povo votar nestes partidos podia ser maior e poderá aumentar no futuro.

Também acho mau dar tanto poder a este sector :/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas quando existe um governo PS (o actual) tão fraco e uma oposição PSD também fraca (esta mais ao nível de cativar as pessoas, a Manuela Ferreira Leite não sabe cativar as pessoas), as pessoas começam a virar-se para outros partidos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sinceramente não acho o governo fraco, bem que podia fazer mais, mas as reformas que implementou (e/ou tentou/tenta implementar) foram correctas e bem sucedidas, as medidas que tomou agora só percam por tardias, já deveriam ter sido tomadas em governos anteriores, esta crise e a má preparação do nosso país advem do tempo do Cavaco Silva onde vieram "toneladas" de apoios e fundos comunitários que foram mal geridos e mal aplicados, agora em tempo de "vacas magras" muito fez o governo, e de relembrar que a liberdade governativa agora é inferior devido as limitações da UE e por termos uma moeda única não permite fazer certas "manobras" que anteriormente eram permitidas. E quanto a oposição? Que oposição? Não reconheco ninguem com capacidades para fazer mais e melhor que o actual executivo, a meu vêr o mais eficaz do pós 25 de Abril.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pergunto-me o que é que isso tem de nefasto?

Olha para o estado dos países com governos de extrema-esquerda e não deve ser complicado perceber o que é que tem de nefasto.

Sinceramente não acho o governo fraco, bem que podia fazer mais, mas as reformas que implementou (e/ou tentou/tenta implementar) foram correctas e bem sucedidas, as medidas que tomou agora só percam por tardias, já deveriam ter sido tomadas em governos anteriores [...]

Algumas das coisas que fez serão positivas, outras nem por isso.

Penso que o caso mais visível é o da educação, em que se vê claramente que apenas se governa para os números (isto olhando apenas para os alunos, que é o que devia interessar na educação).

Mas o pior de tudo foi em termos económicos, onde este governo continuou a agravar a nossa situação, ao tentar resolver o problema aumentado as receitas, em vez de baixar as despesas. E agora que estamos em crise, é que se vê o erro que isto foi, pois a receitas não sobem como o governo queria.

Não sei se a oposição era capaz de fazer melhor, mas o que este governo fez está longe de ser positivo, pois estamos hoje pior do que há 4 anos (e isto não é culpa da crise, pois antes dela também não tínhamos melhorado nada).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sinceramente não acho o governo fraco, bem que podia fazer mais, mas as reformas que implementou (e/ou tentou/tenta implementar) foram correctas e bem sucedidas, as medidas que tomou agora só percam por tardias, já deveriam ter sido tomadas em governos anteriores, esta crise e a má preparação do nosso país advem do tempo do Cavaco Silva onde vieram "toneladas" de apoios e fundos comunitários que foram mal geridos e mal aplicados, agora em tempo de "vacas magras" muito fez o governo, e de relembrar que a liberdade governativa agora é inferior devido as limitações da UE e por termos uma moeda única não permite fazer certas "manobras" que anteriormente eram permitidas. E quanto a oposição? Que oposição? Não reconheco ninguem com capacidades para fazer mais e melhor que o actual executivo, a meu vêr o mais eficaz do pós 25 de Abril.

Grandes erros que vão prejudicar as gerações futuras: novo aeroporto de Lisboa, TGV. Obras gigantescas, totalmente desnecessárias e descabidas se o tempo não fosse de crise económica quanto mais quando é realmente de crise mundial, obras que só vão hipotecar o futuro dos portugueses e que vão aumentar estupendamente a nossa dívida externa.

Grandes erros que prejudicam já as gerações futuras: facilitismo que se dá aos alunos com os exames nacionais e testes intermédios fáceis bem como a mudança em algumas regras que faz com que só em casos extremos os alunos reprovem pois sempre que se puder andar com eles ao colo dá jeito (eu sei do que falo sou aluno e tenho mais dois irmão que também o são). Mas isto é bom, mas é apenas para os números que se mostram lá fora, até parecemos um povo cada vez mais culto, inteligente e interessado.

Outros erros de que podemos falar é o sistema de avaliações de professores que querem implementar à força mesmo tendo sido um modelo de avaliação que em todos os países no qual foi tentado implementar falhou e foi mudado já para não falar no descontentamento do público alvo (para quem não entende, os professores). Ou será que 90% da população alvo (+/-) não sabem o que querem??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora