• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

Establidade das releases do Ubuntu a deteriorar-se cada vez mais

46 mensagens neste tópico

Viva

vou aqui  lançar uma discussão que eventualmente (provável) descambará para a típica flamewar entre fanboys/zealots m$ e *nix.

Sou amante de software livre e tecnologias abertas no geral. A chegada do ubuntu foi um marco importante na medida em levou um sistema operativo livre e outros softwares igualmente livres para junto das massas e o proviu  de alguma qualidade enquanto produto para o consumidor final.

Estou a falar de todo o esforço que a canonical tem feito em termos de diulgação (CDs gratis por exemplo) documentação, manutenção, suporte, user-friendliness, integração de software, etc.

Até certa altura, quando havia muito caminho a percorrer e a sua direcção era obvia, as coisas andaram depressa e até já considero que para um completo leigo informático,  uma instalação  do ubuntu é tão mais intuitiva que uma do windows ou de um macos qq.

Manter algum rigor nos software que vem com o ubuntu ou que está nos repositórios fo iuma tarefa que os engenheiros da canonical foram fazendo bem mas que me parecem estar a axanatar cada vez mais.

Neste pc tive o cuidado de ir instalando só coisas dos repositório ou correr aplcações stand alone que não requerem qualquer alteração no sistema. Ainda assim, nas últimas actualizações de distribuição têm-me aparecido uma média de 3-5 bugs por actualização.

Por exemplo,desta última vez o vídeo deixou de funcionar em qualquer aplicação que mostre vídeo. Os icones da notification area passaram-se compleamente e ficaram todos desconfigurados. algumas aplicações deixaram de funcionar, algumas associações de ficheiros estão maradas e tem outros bugs que agora nao me lembro.

Adicionalmente, algumas decisões em termos daquilo que querem a experiencia de utilizador seja, estão a entrar na lógica de tudo-ao-molho-e-fé-em-deus que eu tanto detestava no windows. Por exemplo, nesta última release foram lembrar-se de uma coisa deveras estúpida: fundir o ícone de notificação dos programas de IM (pidgin, empathy) com o botão de desligar. Está tudo louco?

Moral da história:

é só a minha opinião, mas a estabilidade das releases do ubuntu tem piorado até chegar ao nível mau actual. Estou mesmo a considerar mudar para outra distribuição, talvez o debian. 6 meses para um ciclo de um release é exagerado e até causa confusão a outros níveis como documentação ou suporte. Para alem de ser chato estar sempre a actualizar.

Qual é a vosa opinião sobre isto?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é só a minha opinião, mas a estabilidade das releases do ubuntu tem piorado até chegar ao nível mau actual. Estou mesmo a considerar mudar para outra distribuição, talvez o debian. 6 meses para um ciclo de um release é exagerado e até causa confusão a outros níveis como documentação ou suporte. Para alem de ser chato estar sempre a actualizar.

Qual é a vosa opinião sobre isto?

Não é só a tua opinião. Já cheguei a essa conclusão há algum tempo e foi por isso que deixei de usar Linux como sistema principal. E o problema não é só ao nível da distribuição. Até mesmo no nivel do kernel as coisas por vezes são complicadas, com regressões massivas em certos tipos de situações ou simplesmente drivers que são alterados e deixam de funcionar em revisões diferentes de hardware. Mas como estas situações costumam ser reportadas mais rapidamente são resolvidos em tempo útil.

Agora os níveis mais acima da stack do Linux, começando pelo X.org estão uma desgraça. A qualidade dos releases feitos pela malta do X.org tem descido consideravelmente (e não fui o único a notar nisto: http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=NjA3Mg). A situação com os drivers fechados também não ajuda nada. Muitas vezes queres instalar uma nova versão do X mas não podes, porque os drivers que tens são fechados e demoram sempre a lançar versões compatíveis. A malta com placas Intel também não tem tido muita sorte, com as novas versões é impossível de efectuar qualquer tarefa gráfica, a performance desceu mesmo massivamente (http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=ubuntu_904_intel&num=3).

Já disse isto aqui uma vez mas o maior problema do Linux hoje em dia é mesmo a falta de testing que tem. Eu em cada release novo do Ubuntu ou do Fedora que sai (costumo experimentar sempre as novas versões para ver como estão) encontro sempre montes de bugs e problemas. E quando os bugs são reportados ninguém quer saber mesmo. Tenho montes de bugs reportados no tracker de bugs do GNOME há anos e continuam sem comentários sequer. De vezes em quando recebo um mail a dizer que foi fechado por falta de actividade, e é assim que se fecham bugs.

Não vou falar mais nisto, porque tenho montes de posts espalhados pelo fórum que dizem isto e mais. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hummm...

Isso pode explicar as "touradas" que tive, em especial com a placa wifi e a gráfica quando fiz este último upgrade para a versão actual do Kubuntu...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PedroTuga, embora concorde com a crítica do botão de desligar (que deveria ser uma funcionalidade opcional não activada por omissão). Não posso concordar com o resto.

Utilizei quase todas as versões de Ubuntu. E embora hajam algumas que quando lançadas tiveram problemas (principalmente as que introduziram mais modificações de infra-estrutura), esses problemas foram sendo resolvidos e nunca tive nenhum dos problemas que relataste, pelo que só posso supor que, ou se trata de um problema específico da tua instalação, ou de situações que só ocorrem com combinações muito específicas e incomuns de factores inerentes à própria distribuição. E a experiência que tenho tido é precisamente contrária à vossa, noto cada vez mais melhorias, mas também tenho alguns cuidados, como por exemplo só utilizar os repositórios oficiais main, universe e exporadicamente multiverse (utilizei apenas um backport mas sem qualquer problema).

Tenho algumas máquinas com Debian, mas o meu desktop, e as máquinas com que trabalho mais de 95% do tempo são laptops (máquinas mais susceptíveis a ter problemas com o hardware) com Ubuntu e eu trabalho muitas horas por dia (mais do que devia). Mas se querem usar versões estáveis de Ubuntu, usem uma LTS, que não costuma ser uma versão onde sejam introduzidas alterações muito radicais e tem mais "amor" durante as suas fazes de desenvolvimento e teste.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso instalei a última versão do Ubuntu a semana passada (aquele Debian já estava com aranhas) e não tenho problemas a não ser com os drivers (ainda não perdi muito tempo, mas instalar os fglrx a partir dos repositórios dá porcaria com a minha placa)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu recomendo que não uses drivers proprietários. Mas se os quiseres utizar, ou se não tiveres alternativa, existe uma ferramenta no menu Sistema->Administração que te permite fazer a gestão dos drivers que queres utilizar para a tua placa gráfica.

Também podes ler estes documentos:

https://help.ubuntu.com/community/BinaryDriverHowto

Mas aviso-te já que o driver proprietári da ATI tem estado a dar problemas com muitos dispositivos mais velhos.

Recomendo que utilizes o driver livre: https://help.ubuntu.com/community/RadeonDriver (que é o que o Ubuntu faz por omissão sempre que pode). A performance não é tão boa, mas suporta mais dispositivos antigos que o proprietário da ATI.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, o problema é de não suportar as placas mais antigas.

Tenho de procurar o driver mais antigo quando tiver tempo. Este [o driver livre] serve para trabalhar, mas às vezes nota-se que falta aqui qualquer coisa :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu concordo com o Pedrotuga mas só em relação a esta última release (9.04). Só tenho tido problemas desde então. Não são problemas que me impeçam de trabalhar ou de utilizar o portátil, mas são irritantes.

A título de exemplo, há coisas que agora se lembram de me pôr o CPU a 100%: Skype, Pidgin. Já li que o problema tem que ver com o pulseaudio, e já o desliguei e tenho tido uma experiência melhor. Agora não posso é ouvir música e falar ao mesmo tempo com o pai no Skype :(

De resto, acho que até à versão anterior 8.10, esteve sempre tudo a melhorar. Desde Setembro que instalei o Ubuntu no portátil novo, nunca (mas mesmo nunca) tive problemas. E eu sou "prone" a ter problemas. Desde Abril ... alguns :thumbsup: Mas acredito que tal como o falco disse, tenha que ver com serem non-LTS releases, que não têm tanto amor por parte dos developers.

Isto abre é outra discussão. Será que estas releases entre LTS não deveriam ser consideradas BETA ou algo do género? Até que ponto deveriam ser consideradas como novas releases per se?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Após uma utilização mais demorada estou a notar alguma instabilidade em todo o sistema...

Por exemplo (isto até pode nem advir do sistema) tive que desligar os anúncios aqui no p@p que me bloqueavam o browser todo... enquanto o Youtube a reproduzir não faz diferença.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A título de exemplo, há coisas que agora se lembram de me pôr o CPU a 100%: Skype, Pidgin.

Não uso o skype, mas uso Pidgin... Não me acontece o mesmo... Podes ser mais especifico em relação a que situação é que isso te acontece com o pidgin? Que protocolos utilizas? Que configurações? Que operações realizas quando isso acontece?

Isto abre é outra discussão. Será que estas releases entre LTS não deveriam ser consideradas BETA ou algo do género? Até que ponto deveriam ser consideradas como novas releases per se?

A respota a isso está nas motivações que levaram à criação do Ubuntu. E no facto de por exemplo eu e muitos outros não termos tido esses problemas...

Após uma utilização mais demorada estou a notar alguma instabilidade em todo o sistema...

O que queres dizer com demorada?

Eu utilizo mais de 10 horas por dia, quase todos os dias... A tua utilização demorada foi de quanto tempo?

Por exemplo (isto até pode nem advir do sistema) tive que desligar os anúncios aqui no p@p que me bloqueavam o browser todo... enquanto o Youtube a reproduzir não faz diferença.

Na minha máquina pessoal eu filtro os anuncios, mas na de trabalho, não estou a filtrar e nunca tive um problema desses... E neste momento tenho 14 janelas de Firefox abertas com muitas tabs em sites carregados de publicidade (incuíndo pelo menos umas 10 só do p@p abertas à vários dias).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Não uso o skype, mas uso Pidgin... Não me acontece o mesmo... Podes ser mais especifico em relação a que situação é que isso te acontece com o pidgin? Que protocolos utilizas? Que configurações? Que operações realizas quando isso acontece?

Em qualquer situação normal, completamente arbitrária infelizmente. Os protocolos que uso são Gtalk e MSN. Além de notar por exemplo, se deixares o pidgin ligado um dia inteiro, ele fica L-E-N-T-O como tudo. Se o desligar e voltar ligar, fica normal. Isto aconteceu-me mais que muitas vezes, porque não é raro deixar o computador ligado dias e dias a fio.

A respota a isso está nas motivações que levaram à criação do Ubuntu. E no facto de por exemplo eu e muitos outros não termos tido esses problemas...

Oi, eu sei. Não estou a dizer que deveria ser tipo o Debian. Mas apenas uma questão de nomenclatura. É um facto que não sou eu o único a queixar-me de que esta última release está, em comparação com as outras, ranhosa. E não é pela maioria não ter um problema que se vai deixar de o resolver :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E não é pela maioria não ter um problema que se vai deixar de o resolver :)

Infelizmente em muitos projectos deste género, ocorre o contrário.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só para o registo, mais problemas ou desafinações.

No controlo de som tenho nada mais nada menos que sete dispositivos sonoros com nomes inintiligíveis para vulgar utilizador como eu.

O miro só arranca quando lhe apatece, crasha a todo o momento e é incrivelmente lento.

Os vídeos em flash não reproduzem satisfatóriamente.

O som no audacius é incrivelmente baixo quando comparado com o mplayer.

Quando estou a editar ficheiros remotamente usando o gedit, o processo ssh que está por baixo às vezes morre.

O seahorse ou lá como é que se chama o gestor de passwords, volta e meia lembra-se de me pedir a password do keyring, assim às vezes só, quando lhe apaetece.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ubuntu é bom porque nos permite ver as últimas do software, mas se quiserem alguma coisa estável para trabalhar ou usam as LTS ou então mudam para uma distro com ciclos de lançamento mais prolongados ou com software mais testado. Fora isso "Report Bug".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ubuntu é bom porque nos permite ver as últimas do software, mas se quiserem alguma coisa estável para trabalhar ou usam as LTS ou então mudam para uma distro com ciclos de lançamento mais prolongados ou com software mais testado. Fora isso "Report Bug".

As últimas releases do software? Os pacotes do Ubuntu estão quase sempre pelo menos uma versão atrás da versão actual, levando a que grande parte do software que venha já esteja desactualizado. Ainda no outro dia queria utilizar o Mono e a versão do 9.04 é a 2.0 (já vai no 2.4...).

Se queres uma distribuição em que sim, tens sempre software actualizado, Arch Linux é porreiro.

Anyway, não é suposto as novas versões do software serem melhores?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

CR_ claro, obviamente que usamos o report bug. Mas é um bocado falacioso dizerem que é uma distribuição estável e perfeitamente boa para o comum utilizador e depois dar estes problemas todos :x

De resto, acho mesmo que no fim do ano lectivo (para mim dia 9 de Julho), vou mesmo limpar o meu pc, arrumar a tralha, e instalar a 8.10 que funcionava na perfeição.

Por exemplo, ontem resolvi o problema do Skype, mas agora ou é música, ou é skype... não há som para os 2..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em qualquer situação normal, completamente arbitrária infelizmente. Os protocolos que uso são Gtalk e MSN.

A rede GTalk usa o protocolo XMPP.

Não uso m$n, o problema poderá está relacionado com isso.

Além de notar por exemplo, se deixares o pidgin ligado um dia inteiro, ele fica L-E-N-T-O como tudo. Se o desligar e voltar ligar, fica normal. Isto aconteceu-me mais que muitas vezes, porque não é raro deixar o computador ligado dias e dias a fio.

Nunca me aconteceu...

E como podes ver também deixo o computador ligado dias a fio, alias, o mais comum é semana a fio... (O ultimo boot só aconteceu porque eu tropecei no cabo de alimentação)

~$ uptime

14:34:27 up 7 days, 33 min,  4 users,  load average: 0.92, 0.81, 0.71

Oi, eu sei. Não estou a dizer que deveria ser tipo o Debian. Mas apenas uma questão de nomenclatura. É um facto que não sou eu o único a queixar-me de que esta última release está, em comparação com as outras, ranhosa. E não é pela maioria não ter um problema que se vai deixar de o resolver

Não é uma questão de nomenclatura, uma das questões que motivou à criação do Ubuntu, foi muita gente concordar que conseguia viver com as situações com que já viviam em Debian Sid (Unstable). Se não achas isso, então se calhar o Ubuntu não é para ti, ou então deverias utilizar apenas as releases LTS.

Os problemas que vão sendo reportados, vão sendo resolvidos.

No controlo de som tenho nada mais nada menos que sete dispositivos sonoros com nomes inintiligíveis para vulgar utilizador como eu.

Como por exemplo?

Isso deverá ser um problema de uma outra natureza...

Quanto ás outras questões do pedrotuga...

São na generalidade relativas a software do repositório universe, que não tem uma manutenção tão cuidada quando o do main.

A questão do gedit, não acontece comigo. É o processo que morre, ou a ligação que cai?

A questão do gestor de passwords, não acontece comigo... Já foste ver o que é que acontece ao agente e ao daemon de seahorse nessas alturas?

Quanto ao flash, isso é software proprietário e uma especificação proprietária, por isso a culpa é da Adobe... E não tem nada a ver com o Ubuntu.

As últimas releases do software? Os pacotes do Ubuntu estão quase sempre pelo menos uma versão atrás da versão actual,

O Ubuntu tem software recente, não o mais recente de todo, mas mais recente que um Debian Stable e um Debian Testing e é esse o referêncial de Ubuntu.

Anyway, não é suposto as novas versões do software serem melhores?

Não. É suposto serem diferentes, resolvem alguns problemas, mas quando fazem novas coisas também é normal terem problemas novos.

CR_ claro, obviamente que usamos o report bug. Mas é um bocado falacioso dizerem que é uma distribuição estável e perfeitamente boa para o comum utilizador e depois dar estes problemas todos :x

A questão é que como já vimos, algumas pessoas têm esses problemas, mas a maioria não tem. E para além disso normalmente as pessoas que têm problemas têm por sua causa (não estou a dizer que é o vosso caso, porque desconheço os factos que permitem decidir).

Eu estou com um 9.04 e não tive nenhum desses problemas. Por isso antes de dizerem que ele não está estável, tentem entender os vossos problemas, pois podem não ser inerentes à distribuição, mas a factores especificamente vossos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por isso antes de dizerem que ele não está estável, tentem entender os vossos problemas, pois podem não ser inerentes à distribuição, mas a factores especificamente vossos.

Muito cómico!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

(...)

Não. É suposto serem diferentes, resolvem alguns problemas, mas quando fazem novas coisas também é normal terem problemas novos.

(...)

Na minha optica, se é novo, tem que ser melhor do que o anterior, caso contrário não vale a pena o "investimento".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E é melhor, mas no desenvolvimento de novas funcionalidades corre-se o risco de introduzir bugs novos q têm q ser detectados e corrigidos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desde que esses bugs fossem apenas nas novas funcionalidades, ainda se compreendia. Mas na minha experiência, costumam introduzir bugs nas funcionalidades mais básicas. Por exemplo, os drivers 2.7 da Intel nem fazem arranque do X na minha gráfica. Os 2.6 e anteriores funcionam na perfeição.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um amigo meu costumava dizer que "uma versão nova corrige um bug, mas introduz mais 2".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ontem, por exemplo, o Ubuntu bloqueou-me completamente. Já não é a primeira, e o que me irrita é que nem sequer consigo mudar para outro terminal. Anyway, teve de ir com o botão de restart.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A questão é que como já vimos, algumas pessoas têm esses problemas, mas a maioria não tem. E para além disso normalmente as pessoas que têm problemas têm por sua causa (não estou a dizer que é o vosso caso, porque desconheço os factos que permitem decidir).

O que eu estou a ver aqui é que a maior parte das pessoas no tópico se queixaram. E não são propriamente leigos... Por isso, as pessoas com problemas talvez não sejam assim tão poucas.

Se há coisa que gosto no Debian, é a separação que é feita entre as várias versões, de modo a que cada um já sabe com o que conta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora