• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

OldCoder

Nova plataforma de aplicações e comunicações web: Google Wave

28 mensagens neste tópico

Foi apresentado em público há poucas horas o novo projecto da Google: o Google Wave.

O Google Wave é uma plataforma de comunicação e colaboração que, basicamente, utiliza as melhores ideias vindas de conceitos tais como email, redes sociais (Facebook), mensagens curtas (Twitter) e partilha de ficheiros e vídeos.

No final do ano, estará disponível ao público e será também totalmente aberta a programadores.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É mais uma interessante aplicação do XMPP (embora seja muito mais que apenas isso).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu vou ser utilizador aficionado do Google Wave :)

me = Google Fan

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acabei de ver o vídeo e wow, simplesmente wow...

Está um sistema muito bem montado, a demonstração dos proxys e dos bots deixou-me com água na boca. Agora é dar largas à imaginação...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
No segundo dia do Google I/O uma equipa do Google Austrália apresentou um projecto com dimensões gigantescas.

Trata-se do Google Wave, uma ferramenta que ainda está em fase de desenvolvimento, mas que deixou todos os participantes de boca aberta.

O Google Wave vem redefinir o nosso significado de comunicação em tempo real, apresentando uma plataforma online expansível que permite a cooperação e comunicação entre amigos, colegas de trabalho ou até mesmo cooperação entre empresas, recorrendo a um conjunto de ferramentas de tal forma integradas que possibilitam fazer aquilo que há anos atrás era impensável fazer através do nosso browser.

Google Wave é uma espécie de cliente que possibilita a integração de várias ferramentas web numa única só, permitindo conjugar o seu e-mail, messenger, redes sociais, wikis e gestores de projectos.

Esta ferramenta, para além de ser em tempo real, permite a integração com outros sistemas através de Extensões graças às suas APIs.

A keynote surpreende qualquer pessoa, mostrando a potencialidade do serviço. Os developers poderão criar Robots que façam determinadas tarefas, os utilizadores do serviço poderão usar Gadgets para integrarem no seu blog/site e as empresas poderão criar a sua própria versão do Google Wave, uma plataforma aberta.

Fiquem com o vídeo da keynote, que apesar de ter aproximadamente 80 minutos vale a pena cada segundo.

http://wave.google.com/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quem são os wavers por aqui? :D

Eu sou um :)

Chibem-se, mas não publiquem emails, sff. Senão correm o risco de serem invadidos por bots de spam...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também tenho, e desde a 1ª semana. Mas não uso muito aquilo por agora...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Alguém mais experimentado nisto pode-me dizer para que serve exactamente? :D Pelo que eu percebi, é mais para trabalho em grupo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fantástico. Alguém sabe quando é que isso se torna público? Já procurei no site deles e nada.  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou a ver o vídeo, e até aos 20 min ainda não encontrei nada de especial...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho fantástico porque combina aquilo que precisamos de usar em vários sites num só.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fantástico. Alguém sabe quando é que isso se torna público? Já procurei no site deles e nada.  :D

Tenho convites para dar se quiseres. Envia-me uma PM.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok, finalmente apareceu algo de útil: a possibilidade de editar mensagens :D

Parece ter algumas funcionalidades interessantes, que poderão facilitar o planeamento e discussão de projectos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu e o Heckel estivemos a testar há uns minutos atrás e realmente está muito porreiro.

Básicamente aquilo faz de chat, messenger, etc ao mesmo tempo. A diferença é que podes adicionar "quizes", vídeos embebidos, links, e outra série de coisas. Penso que o auge do Google Wave será quando todas as aplicações Google (Calendar, Docs, Notícias, etc.) se integrarem no Google Wave.

Para além disso é possível editar Waves dos outros amigos que tens num wave.

Gostei, penso que tem futuro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então malta!

Que tal o Google Wave?

Eu tenho alguns convites para quem quiser ;) pm me

Para já a minha experiência na Wave ainda é muito basica, visto não ter muito tempo livre :|

...mas posso dizer que é o futuro das IM :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que aquilo vai ter mais potencialidade quando já tiver uma versão pública. Até gostava de ver a api deles e fazer um programita em VB.NET. Vamos ver.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu ja tenho conta e convites ... PM ...

A utilidade do google wave apesar de ser bastante pode ser discutível uma vez que para duas pessoas comunicarem pessoalmente na rotina do dia-a-dia não é muito util.... tem funcionalidades a mais para quem quer só conversar (e para isso usamos o IRQ ou IM)

Ao nível da experiência colaborativa do género de trabalhos e projectos bate todos os concorrentes (se é que hajam). Mas realmente se colocarem os outros serviços todos do google lá para se poderem utilizar como todos os serviços que ja lá tem, esqueçam que a web nunca mais vai ser a mesma.

Que é que se pode dizer..... Desfrutem das capacidades oferecidas pela WEB 2.0

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu ja tenho conta e convites ... PM ...

A utilidade do google wave apesar de ser bastante pode ser discutível uma vez que para duas pessoas comunicarem pessoalmente na rotina do dia-a-dia não é muito util.... tem funcionalidades a mais para quem quer só conversar (e para isso usamos o IRQ ou IM)

Ao nível da experiência colaborativa do género de trabalhos e projectos bate todos os concorrentes (se é que hajam). Mas realmente se colocarem os outros serviços todos do google lá para se poderem utilizar como todos os serviços que ja lá tem, esqueçam que a web nunca mais vai ser a mesma.

Que é que se pode dizer..... Desfrutem das capacidades oferecidas pela WEB 2.0

Queres melhor que o Google Wave para uma reunião?! Um encontro? Uma troca de ideias?! Não há...

...a nível empresarial tem imensa utilidade ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Queres melhor que o Google Wave para uma reunião?! Um encontro? Uma troca de ideias?! Não há...

...a nível empresarial tem imensa utilidade ;)

Ya... era disso que eu falava

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A meu ver, o Google Wave é um passo para tornar este mundo ainda mais global, ainda mais proximo e cada vez mais a partilha de conhecimento e facilidade de comunicação....

...e o melhor disto tudo: free!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso não há por ai quem me possa mandar 1 convite?  :-[

Manda-me o teu email do gmail por PM.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso não há por ai quem me possa mandar 1 convite?  :-[

Enviado (às vezes demora algum tempo a chegar).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora