• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

scorch

Revista Programar Online

35 mensagens neste tópico

Podiam tornar a revista PROGRAMAR numa versão online, utilizando esta ferramenta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas o que eu queria era que no site da revista, tivesse lá isto embebido. Assim, acho que em vez de fazer o download dela, via-se no browser, se só quiséssemos ver alguma coisa pequena, um artigo ou até "Eu sei que lá diz o nome da função, mas apaguei-a da pasta". :thumbsup:

E já agora, estão lá todas a versões?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas o que eu queria era que no site da revista, tivesse lá isto embebido.

O que acham? :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que acham? ;)

Já que já estão a utilizar o Calaméo, podiam embedir a revista a partir de lá. Assim, seria possível ler a partir do próprio site. Eu acho boa ideia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se querem meter a revista on-line, metam-na mas é em HTML, com um site decente para isso. sendo que é possível gerar versões em PDF e em outros formatos (do lado do servidor), se utilizarem as ferramentas adequadas para isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se querem meter a revista on-line, metam-na mas é em HTML, com um site decente para isso. sendo que é possível gerar versões em PDF e em outros formatos (do lado do servidor), se utilizarem as ferramentas adequadas para isso.

Estás disposto a desenvolver uma solução para isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso não ser necessário...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Scirbd, ou o Calaméo, era só colocar no HTML do Site da revista, na respectiva parte de cada edição. Não sei se o site vai buscar a uma BD, mas acho que isto era um boa ideia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
O Scirbd, ou o Calaméo, era só colocar no HTML do Site da revista, na respectiva parte de cada edição. Não sei se o site vai buscar a uma BD, mas acho que isto era um boa ideia.

Há imensas soluções que permitem transformar HTML em PDF à muitos, muitos anos. O problema não é esse, o problema seria a paginação.

Era algo que gostaria de fazer (em determinados termos), mas para o qual penso não ter tempo. No entanto se tiverem mesmo interesse nisso podemos pelo menos falar e pensar. Quanto ao fazer depende das conclusões a que cheguemos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há imensas soluções que permitem transformar HTML em PDF à muitos, muitos anos. O problema não é esse, o problema seria a paginação.

Não, mas o que eu estou a sugerir é converter de PDF para HTML. E, como o Scribd, por exemplo, é em flash, embeber no site da revista a versão online.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Flash só piora a situação. Diminui a acessibilidade, a usabilidade e a universalidade em geral. E esse tipo de solução não faz com que a revista seja web e perderia logo todo o interesse de estar num site para consulta on-line, para isso faria o download do pdf sem precisar de flash para nada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A ideia é permitir acesso e busca on-line ao conteúdo da revista?

E que tal usar o Wiki para esse fim?

Completando o conteúdo da revista na Wiki e automatizando o seu acesso a partir do site, resolviam-se duas coisas de uma vez.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Flash só piora a situação. Diminui a acessibilidade, a usabilidade e a universalidade em geral. E esse tipo de solução não faz com que a revista seja web e perderia logo todo o interesse de estar num site para consulta on-line, para isso faria o download do pdf sem precisar de flash para nada.

Lá vens tu com as tuas teorias...

Só porque tu não gostas do Flash, só porque tu tens alguma coisa contra o flash, não significa que todos os outros tenham, não significa que alguém não goste de ver um ou outro artigo, online, sem ser necessário fazer o download completo do PDF.

O download é suposto ficar sempre acessível, quem quiser saca, ponto final. Quem quiser, vê online (se fosse introduzida essa possibilidade claro).

Tu que estás sempre a mandar vir com a Microsoft que nunca te dão liberdade de fazer nada e não sei quê, tu aqui também não estás a querer dar liberdade aos outros de usarem as coisas como lhes mais convém. Se uns preferiam ter a possibilidade de ver a revista online num formato como o Flash ou Silverlight, seja num site como o Scribd ou outro qualquer ou até mesmo embebido no site da revista, que é que tu tens a ver com isso? Melhor ainda, quem és tu para impedir que qualquer pessoa não veja o site online só porque a implementação usa Flash e tu não gostas dele? Não gostas, saca o PDF, ninguém te impede.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
A ideia é permitir acesso e busca on-line ao conteúdo da revista?

Tinha isso e outras coisas em mente, quando disse o que disse.

E que tal usar o Wiki para esse fim?

O que se pretende com uma revista não é o mesmo que com um wiki... Embora a revista também possa ter um wiki.

Lá vens tu com as tuas teorias...

Não são teorias, são factos!

Só porque tu não gostas do Flash, só porque tu tens alguma coisa contra o flash, não significa que todos os outros tenham, não significa que alguém não goste de ver um ou outro artigo, online, sem ser necessário fazer o download completo do PDF.

E onde é que usar flash iria ajudar com isso?

Não percebes que é por isso e outras coisas que sugeri uma versão em HTML????

Uma versão em HTML permitiria uma consulta on-line artigo-a-artigo, bem como ainda de outras formas que poderiam ser interessantes para os utilizadores.

tu aqui também não estás a querer dar liberdade aos outros de usarem as coisas como lhes mais convém.

Errado!

Apenas disse que eu não tenho interesse numa solução que usasse flash e que acho que seria errado.

Não sendo eu o dono do site e da revista, a minha opinião não é vinculativa, ou seja, não obriga ninguém a fazer, ou deixar de fazer o que quer que seja.

Deixa-te de tretas, de mentiras e de tentativas de ataques pessoais. Porque até agora foi isso que tentaste fazer, bem como atacar a liberdade de exprimir a minha opinião pessoal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal..., vamos lá evitar estas discussões, sff. Tem todo o interesse para a comunidade (usem a área de actionscript) quando a discussão é saudável, mas não nesta thread.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O isto ser implementado em HTML, Flash ou não ser mesmo implementado é algo a ser decidido pelo staff da revista. Acho que não é preciso falarem mais sobre esta guerra Flash vs Usabilidade, neste tópico, já todos sabemos a vossa opinião e não vale a pena andarem à batatada.

De qualquer maneira, a revista, para além de estar disponível em PDF, está disponível para leitura online (HTML) na wiki do P@P os artigos que tivemos possibilidade de colocar lá: http://wiki.portugal-a-programar.org/revistaprogramar_arquivo:home (esta página do wiki tem de ser actualizada manualmente pelo que não tem links para todos os artigos, mas no menu lateral pode-se ver todo o conteúdo existente). IMHO, se querem realmente ajudar nesta questão da leitura alternativa, acho que o melhor a fazer é contribuírem na passagem dos artigos para a wiki. Como isto pode ser feito, não sei, porque este arquivo da revista tem permissões bastante diferentes da restante wiki, mas facilmente se informam contactando alguém da wiki ou da admin da revista.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O isto ser implementado em HTML, Flash ou não ser mesmo implementado é algo a ser decidido pelo staff da revista.

E por causa disso os utilizadores não podem debater? Ou querias dizer outra coisa?

É que se não podemos debater isso, nem as razões para ser de uma forma, ou de outra, de que podemos falar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E por causa disso os utilizadores não podem debater? Ou querias dizer outra coisa?

É que se não podemos debater isso, nem as razões para ser de uma forma, ou de outra, de que podemos falar?

A discussão dos prós e contras da implementação em Flash ou outra linguagem/tecnologia não é chamada para este tópico. Se o queres debater, crias um tópico num quadro apropriado para o fazer, mas não aqui. A decisão final em relação à sugestão é da admin da revista, e foi já pedido pelo HecKel que a discussão específica que começaste, e com razões para isso, passasse para outro lado que não este tópico.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A decisão da admin da revista só vai ser aqui dada (e esta questão só vai ser discutida) depois do lançamento da edição deste mês. Aguardem, sim? E evitem guerrinhas aqui no quadro da revista.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sendo os temas tão intimamente ligados e havendo um contexto de discussão óbvio (não se fez uma discussão abstracta sobre o flash, mas sim sobre a utilização do flash neste caso específico e para este propósito específico), o mesmo acontece com a discussão com base no que eu sugeri. Esta atitude de moderação é tudo menos moderada... Mas infelizmente já vai sendo costume.

Não faz sentido separar isto, nem quebrar um brainstorming saudável (pelo menos até outra intervenção do nazgulled). E não percebo porque é que os moderadores têm uma atitude tão agressiva em relação a uma discussão saudável com vários tópicos diferentes mas muito relacionados. Sugiro que intervenham, mas só quando é preciso. Sugiro que gastem o vosso tempo com situações onde seja mesmo necessário fazer moderação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A sugestão em causa implica a utilização de Flash.

A tua sugestão do HTML está a ser implementada, com a passagem dos artigos para a Wiki. É certo que não estão lá todos, mas estão bastantes...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Realmente não percebi porque estão a travar esta discussão.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando as pessoas sabem discutir sem se insultarem mutuamente, não vejo porquê travar uma discussão..., mas quando as respostas começam logo com bocas e afins num tópico sobre a REVISTA, para quê dar continuidade a isso?

Criem um novo tópico para andarem à porrada, esta é a zona para discutir sobre assuntos da revista. Se não o sabem fazer educadamente, mais vale nem participarem.

Tão simples quanto isso. E este offtopic do "não percebo porque não se fala sobre isto" já devida ter acabado há uns posts atrás, não percebo o que custa tanto a entender. Voltemos ao assunto do tópico, Revista PROGRAMAR online, sff.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A tua sugestão do HTML está a ser implementada, com a passagem dos artigos para a Wiki.

Não, não está. Aliás a minha sugestão não é meramente colocar a revista em HTML. E já tinha dito num post anterior que a minha ideia não era meter num wiki.

Para mim faz sentido a revista ter um wiki, mas não faz sentido que a revista esteja num wiki.

Já agora, vejo aí posts a dizer que já se está a decidir o que fazer, ou que já decidiu. O que eu sugeri, não foi que se decidisse, mas que se pensasse e discutisse sobre as várias hipóteses.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites