• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

vbmaster

[VB.net] Criar setups

14 mensagens neste tópico

Bem, eis o primeiro tutorial de visual basic.net 2003 exclusivamente concebido para este fórum.

Neste explica-se como fazer um setup de uma Windows Application. É um processo bastante simples e que teve um grande melhoramento da versão 6 para a 7/ 7.1.

Basicamente vou ensinar a fazer um setup e depois mais algumas coisas que vos podem ser úteis para que a aplicação funcione em qualquer lado.

1 – Fazer o setup:

O setup, como é obvio deverá ser a ultima coisa a fazer num projecto de programação. Após o utilizador ter uma aplicação completamente concebida, deverá então avançar para o setup. Eis como fazer.

a) Em primeiro lugar abrir o projecto do qual se quer fazer o setup.

b) Através da Windows Solution Explorer, clicar na Solution do nosso projecto com o botão direito do rato e fazer Add->New Project.

c) Surge uma janela. Na área do lado esquerdo devemos escolher “Setup and Deployment Projects” e na área da direita, neste caso específico e para a maioria dos casos, Setup Project. Não esquecer de preencher a caixa de texto com o nome que queremos dar ao setup e carregar OK. Se não se sentir à vontade com os seguintes passos pode sempre escolher um Setup Wizard e ir concluindo step-by-step os diversos passos até à criação do setup.

d) Na Solution Explorer Window aparecerá o nosso setup.

e) Uma das primeiras coisas a fazer será clicar no setup que entretanto apareceu na Solution Explorer Window com o botão direito do rato e fazer Add -> Project Output. Surge uma janela e no Project deve-se seleccionar o projecto do qual queremos fazer um setup, depois, seleccionar Primary output e OK.

f) Para definirmos algumas propiedades do setup, deverá neste momento ser feito um duplo clique sobre este na Solution Explorer window. Propriedades estas que aparecerão na Proprieties window. Nestas mesmas propriedades podem ser alteradas definições como por exemplo, o autor do programa, a empresa que o criou (manufacturer), o nome do produto e título deste (valor que deve ser igual ao nome). Estas definições podem não ter captado muito a atenção do leitor mas são de alguma importância pois aparecem depois no nosso setup final.

g) Passemos agora para a primeira janela da direita, onde primeiro que tudo, vamos criar um menu de atalho para a aplicação no Inicar -> Todos os programas. Para isto clica-se em “Application Folder”, em seguida, na janela ao lado, “em Primary output for (...)” com o botão direito do rato e clica-se na primeira opção, ou seja, “create shortcut to...”. Muda-se o nome do atalho que entretanto foi criado e move-se para a pasta “User’s Programs Menu”. Desta maneira irá ser criado um menu de atalho no sítio referido durante a instalação do nosso programa.

h) A partir desta altura, para um user sem grandes ambições podemos dar o setup como completo. Para tal, voltamos à Solution Explorer Window, clicamos no nosso setup com o botão direito do rato e fazemos “Build”.

i) A partir daqui poderíamos logo clicar novamente com o botão direito do rato no nosso setup na Solution Explorer e fazer Install, no entanto, pedimos antes que note na pasta onde o vb.net guarda os seus projectos, o setup que acabou de criar. Neste momento, para uma distribuição simples tudo o que precisa de fazer é entrar na pasta “debug” e distribuir o .msi do setup. No entanto, aconselhamos a distribuir todos os ficheiros que encontrar nessa pasta e não apenas o .msi, por razões de segurança.

j) Ao correr o setup deparar-se-á com a janela de instalação com algumas das informações sobre o programa definidas anteriormente.

Este é o processo mais simples e eficiente para criar um setup. No entanto o user só se sentirá completamente à vontade após algumas tentativas & erro.


2 – A .Net Framework.

Apesar de tudo isto, o primeiro problema que me saltou à vista sempre que corria um setup meu noutro pc, era uma mensagem de aviso. Dizia essa mensagem que a net framework não estava instalada no sistema e, que se eu quisesse correr o meu setup tinha de a ir “sacar” ao site da MS. Ora...admitamos, esta não é a melhor maneira de distribuir um programa nosso, e como tal procurei uma alternativa, e de facto ela existia.

Se nos vossos setups não quiserem “mandar” o user ao site buscar a netframework basta fazer um download dum plug-in, o visual studio.net 2003 bootstrapper plug-in que este, instalado no pc do developper automaticamente “cola” a framework ao vosso setup. Este passa assim, ao correr, a verificar se o user tem a versão necessária da ‘frame’ para que tudo corra bem no sistema. Se o user não a tiver, este procede à sua instalação apenas emitindo uma mensagem de informação. Isto tornará os vossos setups 20MB maiores, mas na maior parte das vezes compensa o esforço. Para fazerem um setup já com o plug-in basta instalá-lo e seguir o tut anterior. Deverá aparecer na pasta Debug, juntos aos outros files so setup, o dotnetfx.exe, o instalador da framework.

Podem fazer o download do vs.net 2003 bootstrapper plug-in deste link:

http://msdn.microsoft.com/vstudio/downloads/tools/bootstrapper/

O user deverá clicar no primeiro link – “Download the bootstrapper” para obviamente fazer o seu download.

Para mais informações sobre este plug-in aconselha-se a leitura de:

http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;en-us;888469

Espero que o facto de ser um artigo em Inglês não prejudique ninguém. Se alguém estiver a rasca, eu traduzo aquilo.

Neste momento a net framework 1.1 já se encontra em qualquer windows XP, com SP2 e com as actualizações em dia, no entanto, e peço desculpa por isso, não sei ao certo como está a situação nas outra versões do windows e, como tal, se virem que há necessidade disso usem sempre o plug-in.

Nota: para o deixarem de usar têm mesmo de desinsta-lá-lo pelo Adicionar/Remover Programas do Painel de Controlo. No entanto a desintalação não se justifica, basta distribuir apenas o .msi do setup.


Este foi um simples, e o meu primeiro, tutorial para ajudar qualquer um, que não saiba, ou que queira saber mais como fazer setup’s em vb.net 2003. As imagens são provenientes de um filme da Microsoft (em Inglês) que explica todo este processo (sem incluir a parte do bootstrapper).

Estou disponível para qualquer dúvida que tenham, sugestão ou mesmo melhoramento deste tut que certamente, com as ideias de todos os programadores do P@P, melhor ficará.

Fiquem bem ;)

vbmaster

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Grande tutorial....

Este vai ficar Inamovível mas disponivel para comentários e melhorias.

Cumps e desde já os meus parabens vbmaster :D

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito bom, ainda nao experimentei mas tenho de o fazer ;)

Abraço

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Excelente post.

Para mim só falta ajudares a malta a traduzir o installer para português.

Para quem quizer traduzir a aplicação para Português, terá uma tarefa muito maçadora, uma vez que os installer Msi possuem tabelas de strings que podem ser alteradas com o Orca.

Assim que tiver tempo tentarei colocar as tabelas em pt e como personalizar um installer MSI criado com o Visual Studio.net / Visual Studio 6

Com os melhores cumprimentos,

Sérgio Matias

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isto e igual para vb.net 2005 certo?!

ainda não tive a oportunidade de explorar o processo em vs.net 2005, mas não deve diferir muito....

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isto e igual para vb.net 2005 certo?!

no 2005 e muito mais façil :D

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isto e igual para vb.net 2005 certo?!

no 2005 e muito mais façil :D

Podias dizer alguns passos?

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito bom mesmo!! e eu que andava com dificuldades para costruir o setup para uma aplicação que fiz, vejo aqui solucionado o meu problema!!  ;):P

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eeiiiii!

Tive de fazer um wiki igualzinho a este!

Se tivesse encontrado isto mais cedo tinha o trabalho todo feitinho  :P

Mas ainda bem, porque assim aprendi a faxer sozinho.

Mas foi muito vantajoso aprender a criar setups  :cheesygrin:

Portem-se  :(

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

alguem me podia dizer como é que se cria no vb 2005 express edition???

e que ja andei a tentar fazer como esta acima no tutorial...e nao consegui

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito show, no começo quando fui criar eu só quebrei a cabeça. :wallbash: mas depois da leitura deste tópico, ficou tudo certo.  :D vlw ai :D;)

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Voce tem outros topicos explicando como triar tal programa, é que eu estou montando um para vendas de produto, um programa para loja de informatica. Abraços até.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora