• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Mdsm

Armazenar Imagens Inseridas no Programa em VB6.0, na Base de Dados (Access)

47 mensagens neste tópico

Olá caros programadores

Tou a realizar um projecto em vb6 no qual faz inscrições de atletas e implementei a inserção de foto dos mesmos e queria era, que guardasse a foto respectiva na base de dados para o caso de, fechar o programa, voltar a abrir e for a ver a ficha completa do atleta e ele ir busca-la a base de dados respectiva a esse membro.

O programa está ligado a base de dados, mas nao sei como guardar as fotos para mais tarde a poder visualizar.

Alguem que me possa solucionar este problema? não só o meu, sei que ha muitos com problemas identicos a este.

Estou um pouco a rasca :S

Tenho aqui o link do meu projecto:

http://www.megaupload.com/?d=QA1KJW4N

Insere imagens, mas não guarda, depois de fechar o programa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

faz o seguinte... guardas na base de dados o caminho para a imagem... simples e eficaz...

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá caros programadores

Tou a realizar um projecto em vb6 no qual faz inscrições de atletas e implementei a inserção de foto dos mesmos e queria era, que guardasse a foto respectiva na base de dados para o caso de, fechar o programa, voltar a abrir e for a ver a ficha completa do atleta e ele ir busca-la a base de dados respectiva a esse membro.

O programa está ligado a base de dados, mas nao sei como guardar as fotos para mais tarde a poder visualizar.

Alguem que me possa solucionar este problema? não só o meu, sei que ha muitos com problemas identicos a este.

Estou um pouco a rasca :S

Tenho aqui o link do meu projecto:

http://www.megaupload.com/?d=QA1KJW4N

Insere imagens, mas não guarda, depois de fechar o programa.

Podes sempre definir um campo da base de dados como BOB ou BLOB, acho que é assim.

Mas da maneira como o asworm disse é muito mais prático e não ocupas tanto espaço na bd

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Neste forum não existe um nem dois tópicos apenas, não conseguimos ver todos, penso eu.

Eu pedi ajuda porque até agora, não consegui ver nada que me ajudasse, senão não tinha a pedido como é obvio amigo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Neste forum não existe um nem dois tópicos apenas, não conseguimos ver todos, penso eu.

Eu pedi ajuda porque até agora, não consegui ver nada que me ajudasse, senão não tinha a pedido como é obvio amigo.

Mas precisas mesmo guardar a imagem na base de dados ou podes colocar apenas o caminho ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei, nunca fiz nada semelhante. Pretendo que os registos dos atletas tenham a respectiva foto. Abrir, fechar, abrir o programa e estar na mesma. Ao inserir um novo atleta [a sua foto tambem], mais tarde, [dia a seguir por exemplo] ir a listagem deles, ver a ficha completa desse individuo e tar a foto dele.

Expliquei o melhor que pode.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei, nunca fiz nada semelhante. Pretendo que os registos dos atletas tenham a respectiva foto. Abrir, fechar, abrir o programa e estar na mesma. Ao inserir um novo atleta [a sua foto tambem], mais tarde, [dia a seguir por exemplo] ir a listagem deles, ver a ficha completa desse individuo e tar a foto dele.

Expliquei o melhor que pode.

Se quiseres fazer da pior forma usa o DBPix 2.0 : http://www.ammara.com/support/samples/vb-image-data-binding.html

Como te disse não é a melhor forma de trabalhar com campos foto, mas faz o que queres. Alem de instalares isso tens que criar um campo na tua bd que seja BLOB ou BOB (não me lembro como se chama).

Cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se quiseres fazer da pior forma usa o DBPix 2.0 : http://www.ammara.com/support/samples/vb-image-data-binding.html

Como te disse não é a melhor forma de trabalhar com campos foto, mas faz o que queres. Alem de instalares isso tens que criar um campo na tua bd que seja BLOB ou BOB (não me lembro como se chama).

Cumps.

o melhor mesmo é criares um campo "caminho_imagem" e gravares lá o caminho da imagem ex (c:\programas\atletas\fotos\JessicaAlba.jpg)

e pronto...

quando for para meteres para a picture ou image box... tens logo o caminho...

nao precisas complicar o que é facil de fazer...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o melhor mesmo é criares um campo "caminho_imagem" e gravares lá o caminho da imagem ex (c:\programas\atletas\fotos\JessicaAlba.jpg)

e pronto...

quando for para meteres para a picture ou image box... tens logo o caminho...

nao precisas complicar o que é facil de fazer...

exacto foi o que lhe disse para fazer. A solução que lhe dei foi a pior.

No entanto se ele optar por apenas gravar o caminho tem de ter atenção a gravar as imagens todas na pasta do programa e o caminho apenas fica nomedoficheiro.jpg/gif/...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Compreendo que seja a maneira mais fácil, mas eu nao sei como fazer isso.

Terminei o meu projecto agora, tá pronto mesmo, só falta essa parte das fotos que gostava de ver concretizada, mas não tenho conhecimentos para por as vossas soluções na prática.

Obrigado na mesma e desculpem o incomodo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Compreendo que seja a maneira mais fácil, mas eu nao sei como fazer isso.

Terminei o meu projecto agora, tá pronto mesmo, só falta essa parte das fotos que gostava de ver concretizada, mas não tenho conhecimentos para por as vossas soluções na prática.

Obrigado na mesma e desculpem o incomodo.

Se formos a ver bem a solução de guardares apenas o caminho é bastante simples.

Procura aqui no fórum, ou no google, por tópicos sobre carregar ficheiros e coisas assim e depois adicionas um campo a tua bd chamado: caminho_foto.

Depois disso adicionas uma caixa de texto ao teu programa e vais guardar aí o caminho. Associas essa textbox ao teu campo da bd e depois a fazer a listagem, ou onde a quiseres abrires, é so apartir do carregamento de ficheiros, neste caso imagens, vais buscar a imagem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o que é que te falta fazer?

consegues fazer um explorador?

eu no teu caso fazia assim...

clicava na tollbox com o botao direito do rato...

components

e selecionava o microsoft common dialog

metes este componente no teu form...

daz-lhe um nome...

ao meu chamei-lhe  dialog_abrir

depois...

metes um botao

para carregar a imagem,

e uma textbox para ficar com o caminho

e no codigo desse botao escreves

"dialog_abrir.showopen"

"Text1.Text = dialog_abrir.FileName"

e esta la o caminho...

e depois gravas na base de dados...

isso suponho que ja sabes fazer...

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que me falta fazer? é so mesmo fazer com que as imagens fiquem guardadas, pq se eu executar o programa, posso inserir a imagem que quiser[escolhendo no computador], mas depois, mais tarde se for la nao tem nada pq não guarda, nunca fiz nada assim.

Tenho que criar um campo na tabela Atletas onde irá ser guardado o caminho, até ai percebi, não percebo é como guardar o caminho na base de dados. Só comecei a dar vb este ano, há muitas funcionalidades do vb que desconheço completamente :/

Pode fazer o download do programa, este está actualizado, e ver a minha dúvida mesmo, se quiser. Depois de fazer o login, (User: Admin | Passe: admin), é nas inscrições ->increver atleta e, em baixo ao lado esquerdo de 'Inserir Atleta' tem 'Inserir foto' que por sua vez abre um form para fazer a procura da imagem no computador. Isso eu tenho, falta é fazer com que ela guarde.

Link: http://www.megaupload.com/?d=U2L33YFU

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

por exemplo

tens o form de inserir imagens...

nao é?

como fazes para meter um nome de um atleta na base de dados?

é fazer o mesmo com o caminho da imagem...

é exactamente a mesma coisa

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tu consegues meter a imagem na picture...

mas o problema é que tu so metes quando esta em runtime...

tens de guardar o caminho na base de dados...

tens de criar um campo na tua BD para o caminho da imagem na tabela utilizadores...

quando tiveres isso feito diz

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, tenho.

E qual é o 'tipo de dados' que tenho que por no campo 'Caminho da imagem'??

E, no botão 'Inserir foto', no código, em vez de na instrução SQL ser por exemplo text1.text

no botao inserir atleta tenho assim:

SQL = "INSERT INTO Atletas(Nº Atleta], Sexo, [Nº BI], Nome, Nascimento, Freguesia, Morada, . . . . . . ., Couper)"_
& "VALUES('" & text1.text & "'"_
   &", '" & text5.text & "'"_
   &", '" & text6.text & "'"_
   &", '" & text7.text & "'"_
.............................
etc
   &", " & Check12.Value & "')"

db.Execute SQL

Em vez do text ir buscar a base de dados o texto, podem-me dar o exemplo em relação ao caminho? nao tou a entender :S

....

Na tabela Utilizadores??? nao deveria ser na Atletas?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

desculpa... sim atletas... o caminho da imagem é por exemplo (c:\documents and Settings\admin\os meus documentos\as minhas imagens\JessicaAlba.jpg)

o campo tem de ser do tipo texto...

e fazes exactamente o mesmo que estas a fazer no adicionar atleta so que na instrução SQL tens de fazer um WHERE para que ele introduza a imagem no utilizador correcto...

diz-me o que nao percebeste?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

na tabela atletas crias mais um campo a dizer caminho_imagem

e quando tiveres a adicionar o atleta adiciona logo a imagem...

tens de modificar a instrução SQL para meter tambem o caminho da imagem...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O campo já está.

adicionar logo a imagem como assim? em vez de ter um form a parte para procurar a foto, ficar no form das inscrições?

Pois, isso é que nao sei como tenho que fazer na instrução SQL para meter o caminho da imagem.

Eu percebo a ideia, não sei é aplicar.

Agradeço a paciencia e o tempo que tás a perder para me ajudares.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

na boa...

já fui como tu e tenho todo o gosto em ensinar-te...

é assim aquele form de inserir a imagem pode ficar...

eu tive a ver agora e é bastante facil...

so precisas mudar a instrução SQL

como se chama o campo da imagem?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado.

O campo que acrescentei na tabela Atletas é CaminhoImagem

Eu nao acho assim tao facil xD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é extremamente facil... facil de mais...

a unica coisa que tens de mudar é

SQL = "INSERT INTO Atletas(Nº Atleta], Sexo, [Nº BI], Nome, Nascimento, Freguesia, Morada, . . . . . . ., Couper,CaminhoImagem)"_

& "VALUES('" & text1.text & "'"_

&", '" & text5.text & "'"_

&", '" & text6.text & "'"_

&", '" & text7.text & "'"_

etc

&", " & Check12.Value & "'"_

&", " & Image2.picture & "')"

db.Execute SQL

dificil?

experimenta e conta-me historias

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim...

e depois...

tens de ir buscar o caminho da imagem à BD e inseri-la na imagebox...

Image2.picture = ...

ok?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora