• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hugu

Como remover "kerneis" antigos?

9 mensagens neste tópico

Boas pessoal!

Era o seguinte:

Após muitos updates ao kernel no meu ubuntu, o grub ja vai com uma lista de 5 pares de arranque..  :(

Ouvi dizer que só o facto de remover os antigos "kerneis", tb vou ganhar em espaço porque cada kernel ocupa à volta de 90MB..

Já fiz um search pelo forum, mas não achei nenhum topic que pudesse ajudar-me neste sentido.. se alguém me poder dizer os passos a seguir via shell ou via grafica, agradecia!

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para removeres as entradas do grub só deves precisar de editar o ficheiro /boot/grub/menu.lst.

Na pasta /boot também deves ter mais alguns ficheiros que podes remover.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na pasta /boot também deves ter mais alguns ficheiros que podes remover.

que ficheiros posso apagar mais?

Para removeres as entradas do grub só deves precisar de editar o ficheiro /boot/grub/menu.lst.

humm...isto parece-me uma maneira corriqueira de apagar os kernels antigos.. ou melhor, nao deve apagar de todo, porque simplesmente remove a listagem deles no grub, certo?..  :dontgetit:

Acabei de achar que pelo synaptic pesquisando por "linux-image" dá para apagar os Kernels antigos... de facto aparece uma listagem de 5+1 kernels ( 5 linux kernel + 1 generic Linux kernel), mas não os outros pares dos 5 Kernels recovery..  :(

ou vi tb indo em /user/src/  simplesmente apagar os 4 dos 5 pares de pastas (cerca de 170MB) e deixar o par de pastas com o kernel mais recente...  parece-me um bocado simples demais para parecer o modo mais correcto de apagar Kernels antigos e consequente limpeza da listagem no grub..  :dontgetit:

..alguém me sugere a via synaptic ou a via remoçao de pastas? e/ou alguns avisos importantes?

Obrigado mais uma vez!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na pasta /boot deves ter ficheiros vmlinuz e initrd que não precisas.

Mas se o Synaptic apagar ficheiros que não são necessários, deves usá-lo para essa função. Aliás, nem acho muito boa ideia andar a apagar os ficheiros manualmente, a menos que se tenha também compilado o kernel manualmente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok e muito obrigado!

Vou entao seguir a via synaptic!

..e depois ir à pasta /boot e reeditar o tal menu.lst e apagar esses tais ficheiros vmlinuz e initrd !

MAs ja agora, que ficheiros sao esses? só para ficar a saber..

Muito obrigado, mesmo!

Cumps!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

São o código executável do kernel e a imagem de arranque.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

São a código executável do kernel e a imagem de arranque.

Ok obrigado!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No synaptic remove o pacote com a opção de remoção total. É a forma mais adequada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No synaptic remove o pacote com a opção de remoção total. É a forma mais adequada.

Foi o que fiz...deixei o kernel actual e o anterior por questoes se segurança, correu tudo em ordem e sem probes!

Obrigado pessoal! :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora