• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

DrLui

Necessidade CMS

6 mensagens neste tópico

Boa tarde.

Antes de mais nada apresento-me, chamo-me Luis Carlos e sou estudante de Aveiro. Este é o meu primeiro post.

Já tenho conhecimentos de programação web, no entanto os CMS metem-me alguma confusão não sei porquê. A minha dúvida é quando devo usa-los. Por exemplo, pretendo fazer um portfolio, onde o admin pode ir adicionando fotos e gerir conteudos (back office), devo fazer tudo por programação ou por exemplo devo usar joomla (ou outra)? Quando devo usar uma coisa e outra?

Obrigado pela ajuda.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito interessante esse gallery. A minha dúvida é sempre se devo fazer isso à mão, se devo usar 10 frameworkds desde php/javascript/etc, se é "pouco" profissional e... falta de conhecimento das frameworks existentes e quais são realemnte boas, o que fazem ou se realemnte é melhor ser eu. A maioria destas dúvidas aparecem-me quando é preciso backoffice. É que nesses casos além do front-office, é quase como que se fosse preciso programar dois sites.

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O uso de frameworks é algo que deve surgir se sentires necessidade disso e realmente te aumentar a produtividade. Repara usar bases de código igual no backoffice e no frontoffice poupa-te bastante trabalho, e isso nota-se por exemplo em interacções com bases de dados: ao teres uma class de abstracção consegues substituir blocos de 5 ou 6 linhas longas por 2 ou 3 curtas e fácil compreenção.

$sql = sprintf("SELECT * FROM tabela WHERE descricao LIKE '%%%s%%'", mysql_real_string_escape($_GET['descricao']));
$r = mysql_query($sql);
while($row = mysql_fetch_assoc($r)){
   echo "Username: ", $row['username'], "<br />\nDescrição: ", $row['descricao'], "<br /><br />\n";
}

Pode passar a p.e.:

foreach($users->findByDescription($_GET['descrição']) as $user){
   echo "Username: ", $user->username, "<br />\nDescrição: ", $user->descricao, "<br /><br />\n";
}

E o mesmo acontece em JavaScript. Em PHP não acho útil, mas em JavaScript, dou muito valor às frameworks tipo jQuery, poupam IMENSO trabalho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em PHP também pode ser útil para separares a lógica da aplicação do interface, por exemplo. Isto para além de inúmeras vantagens, como segurança, abstracção de fontes de dados (podes decidir usar MySQL hoje, e amanhã XML), entre outros.

Sem dúvida que é importante ter uma boa framework quando se criam aplicações mais sérias, e é uma coisa que irei vir a aprender a trabalhar um dia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se queres ganhar "estaleca" faz as tuas coisas... eu ando a fazer assim e estou sempre a evoluir a estrutura do codigo e cada vez mais a evitar repetir as coisas. é porreiro para perceberes como as coisas funcam e até agora ainda não achei necessário usar nenhum desses cms tipo joomla.

em javascript, curto jquery mas também faço muitas coisas sem usar essa framework

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora