• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

DrLui

Necessidade CMS

6 mensagens neste tópico

Boa tarde.

Antes de mais nada apresento-me, chamo-me Luis Carlos e sou estudante de Aveiro. Este é o meu primeiro post.

Já tenho conhecimentos de programação web, no entanto os CMS metem-me alguma confusão não sei porquê. A minha dúvida é quando devo usa-los. Por exemplo, pretendo fazer um portfolio, onde o admin pode ir adicionando fotos e gerir conteudos (back office), devo fazer tudo por programação ou por exemplo devo usar joomla (ou outra)? Quando devo usar uma coisa e outra?

Obrigado pela ajuda.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito interessante esse gallery. A minha dúvida é sempre se devo fazer isso à mão, se devo usar 10 frameworkds desde php/javascript/etc, se é "pouco" profissional e... falta de conhecimento das frameworks existentes e quais são realemnte boas, o que fazem ou se realemnte é melhor ser eu. A maioria destas dúvidas aparecem-me quando é preciso backoffice. É que nesses casos além do front-office, é quase como que se fosse preciso programar dois sites.

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O uso de frameworks é algo que deve surgir se sentires necessidade disso e realmente te aumentar a produtividade. Repara usar bases de código igual no backoffice e no frontoffice poupa-te bastante trabalho, e isso nota-se por exemplo em interacções com bases de dados: ao teres uma class de abstracção consegues substituir blocos de 5 ou 6 linhas longas por 2 ou 3 curtas e fácil compreenção.

$sql = sprintf("SELECT * FROM tabela WHERE descricao LIKE '%%%s%%'", mysql_real_string_escape($_GET['descricao']));
$r = mysql_query($sql);
while($row = mysql_fetch_assoc($r)){
   echo "Username: ", $row['username'], "<br />\nDescrição: ", $row['descricao'], "<br /><br />\n";
}

Pode passar a p.e.: