• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

ElFurriel

[C++] Ajuda: MineSweeper (Resolvido)

13 mensagens neste tópico

Boas! eu sou novato nestas andanças, e tenho de fazer um projecto para uma cadeira da faculdade acerca do jogo de minas do windows.

ou melhor tenho de fazer em C++ o jogo.

:-[

Eu gostava que me ajudassem numa coisa. eu para fazer a janela estou a pensar utilizar uma tabela [10][10] por exemplo, mas depois não sei o que posso utilizar para por as minas aleatóriamente.

eu sei que existe a função Rand, mas não sei aplica-la... será que alguem me pode dar umas luzes, isto é mostrar-me como se faz para criar aleatóriamente um numero fixo de minas,

neste caso 8?

Atenciosamente....

ElFurriel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tipo se fosse 3 X 3 e tivesse a matriz minas[3][3]

- inicias com algo...

- depois queres colocar objectos, fazes algo do genero....

crias a função para gerar os numeros aleatorios:

int aleatorio(){
int n;

n=rand()%3; // vai gerar um numero que e o resto da divisao por 3 ( porque quero valores : 0, 1, 2)
return n; // devolve o numero gerado

};

e depois para gerar a atribuição aleatoria da mina.... algo deste genero  :dontgetit:

mudou=0;// para entrar no ciclo e sinal que ainda nao mudou o valor da matriz....
           inic_Random(); // iniciar a semente
	    while( mudou!=1 && jogadas<10)
	    {   
	      // vai obtendo jogadas ate encontrar uma possivel ou seja, vai escolher os indices da matriz de modo que estejam vazios....  
	              i=aleatorio();
		     j=aleatorio();

if( ocupado(i,j)==0 )  // ocupado(i,j) é 1 funcao para ver se a matriz no indice indicado esta vazio....
		  {  
			 minas[i][j]=objecto;  // vai colocar na posicao (i,j) o objecto que quero...
			 jogadas++; // se conseguiu fazer a tal jogada, foi efectuada +1 jogada
			 mudou=1;   // conseguiu obter uma jogada possivel
		}
                  }