• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mogers

Nº de linhas de código de um projecto

14 mensagens neste tópico

Boas,

Estou a fazer um projecto em Java usando o NetBeans. Somos 12, por isso, o projecto já é relativamente grande.

Surgiu a curiosidade de contar o número de linhas de código do projecto (se possível excluindo linhas em branco e comentários), mas não encontrei forma de o fazer de forma automática.

Conhecem alguma forma de fazer isto? Nem que tenha de colocar o projecto noutro IDE. Eu instalei um plugin para o NetBeans mas não funcionou em condições...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes utilizar o Flex para gerar um analisador léxico que te conte o nº de linhas, excluindo os comentários e linhas em branco.

Tens aqui código já feito para os comentários: http://www.delorie.com/gnu/docs/flex/flex_9.html

O resto é simples.

Epa isso é ligeiramente overkill. ;)

mogers, eu no semestre passado usei um programa shareware qualquer para fazer isso (mesmo para código Java) e funcionou bem. Foi um dos primeiros hits do Google para "java sloc counter" ou algo do género.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há uns tempos usei o JavaNCSS para medir o tamanho do código. Isto não é exactamente o número de linhas, mas até acho que é uma medida mais fiável.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fazes um script em python que te faça uma lista de ficheiros do projecto (usando por exemplo o glob) e depois é só fazeres isto:

print reduce(lambda x, y: x+y, [len(open(z, 'r').readlines()) for x in listafiles], 0), "linhas é o tamanho do projecto"

;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fazes um script em python que te faça uma lista de ficheiros do projecto (usando por exemplo o glob) e depois é só fazeres isto:

print reduce(lambda x, y: x+y, [len(open(z, 'r').readlines()) for x in listafiles], 0), "linhas é o tamanho do projecto"

:(

Devia ser mais fácil usar o wc. Mas o problema disso é que não remove comentários e linhas em branco...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Contar número de linhas é algo que não é pacífico.

Há por ai aplicações que fazem essas métricas, já aqui foram referidas algumas.

Acima de tudo o que é importante é ter um método/modelo e fazer a medição usando sempre esse método/modelo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora