• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

TS

Ajuda em projecto...

9 mensagens neste tópico

Ola.

Tenho um projecto para fazer em fortran o problema é que não sei como vou faze-lo pois não perecbo nada daquilo, se alguém me pudesse ajudar agradecia.

O projecto consite em:

O potencial de interacção entre 2 atomos pode ser expresso , em unidades reduzidas, pelo potencial de lennard-Jones

V®=4(1/R^12 - 1/R^6) Use um metodo numerico a sua escolha a fim de calcular os valores de R para os quais V®= - 0,45.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual é a tua dúvida? Saber o método a aplicar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Resolver V® = -0.45 é um problema equivalente a encontrar os zeros de uma função.

Deves ter aprendido alguns métodos para o fazer, como o método de newton, da bissecção, da corda..

É questão de "escolheres" um deles e aplicar, não te posso ajudar porque não sei quais foram falados nas tuas aulas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dei o metodo de newton, o problema é que nao sei como fazer, eu nao percebi muito esse metodo!

Quando resolver a equação V®=-0,45 fica alguma exponencial?Eu nao sei como resolver (1/r^6....)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes só dizer em que ano estás? Fica dificil tentar ajudar sem saber bem o teu nível de matemática.

Não precisas de resolver nenhuma exponencial porque a função não tem qualquer exponencial!

Aliás, não precisas de resolver nada: tu queres fazer uma aproximação, ou seja, fazer um programa que resolva.

Podia-te tentar explicar o método, mas talvez o melhor seja leres alguma coisa sobre o assunto, se não encontrares nada podes ler os apontamentos de métodos numéricos do meu curso.

O capitulo sobre zeros está aqui, interessa-te a parte 2.4 sobre o Método da Tangente (também conhecido como método de newton)

http://rapidshare.com/files/237529862/Analise_Numerica_02-Zeros.pdf.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou no primeiro ano da universidade.Ja percebi como resolver esta equaçao é da mesma forma como determinar os zeros de uma funçao, estava a entender mal o procedimento.Agora a minha duvida consiste em como aplicar o metodo de newton a este problema, eu sei k vou ter 2 soluções, agora nao sei como traduzir isto em liguagem de fortran 90/95

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei fortran, mas tens aí o pseudo-código. Mais não posso ajudar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora