• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Novo motor de pesquisa da Microsoft a caminho?

72 mensagens neste tópico

A Microsoft poderá lançar na próxima semana a sua resposta ao serviço de pesquisas da Google. É sabido que o Kumo está em testes desde o início do ano e acredita-se que o lançamento possa ser feito na próxima semana por Steve Ballmer durante a conferência All Things D, a fazer fé numa informação hoje publicada no The Wall Street Journal, que organiza o evento.

Os rumores que correm na Internet também antecipam que a Microsoft poderá mudar o nome do motor de pesquisa e dar-lhe uma designação comercialmente mais apelativa, mas para já não há confirmação oficial sobre a possibilidade.

No passado mês de Março surgiram nos meios especializados as primeiras imagens do Kumo que revelavam um serviço com uma apresentação de resultados a três colunas onde também ficam disponíveis ferramentas como as pesquisas relacionadas; o historial de pesquisas daquela sessão e um conjunto de categorias de pesquisa directamente relacionadas com a palavra pesquisada.

O mundo das pesquisas online tem-se orientado para as pesquisas semânticas, para tentar dar ao utilizador exactamente aquilo que procura. A Google ainda na semana passada anunciou novidades nesta área e no novo serviço da Microsoft essa também deverá ser uma preocupação. Isso sugere aliás a compra da PowerSet no ano passado, uma empresa que trabalha precisamente nesta área.

A conferência All Things D está agendada para 26 a 28 de Maio. Conta com várias presenças de peso da indústria de TI. Além de Ballmer, estão agendadas intervenções com Carol Bartz, CEO da Yahoo, Jon Rubinstein, presidente da Palm, entre outros.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A empresa revelou detalhes do aguardado motor de pesquisa, com o qual espera fazer concorrência à hegemonia do Google. O site será lançado ao longo dos próximos dias e deverá estar disponível em todo o mundo a partir de 3 de Junho.

A ideia que a Microsft sublinha nas apresentações do novo Bing é que não se trata apenas de um motor de pesquisa, mas, antes, de um “motor de decisão” (decision engine é o termo usado pela multinacional americana).

Segundo a empresa, 66 por cento das pessoas que fazem pesquisas online querem informação que os ajude decidir: qual o caminho que devem tomar para um determinado destino, que produto devem comprar, a que restaurantes ir ou em que hotéis ficar.

A ideia, contudo, está longe de ser nova e tanto a Google como o Yahoo têm seguido este caminho. O CEO da Google, Eric Schmidt, já uma vez causou polémica ao afirmar que, no futuro, o motor de busca deveria ser capaz de responder a questões como “Que emprego devo escolher?”.

O Bing centra-se em quatro áreas: compras, informação local, saúde e viagens.

O Bing Shopping, por exemplo, deverá ser capaz de agrupar os produtos por categoria, preço ou marca. Para além disso, vai reunir e analisar críticas a cada produto feitas por outros compradores.

Já o Bing Health vai apresentar resultados de pesquisa que a Microsoft sublinha não serem baseados apenas na popularidade das páginas (um ataque à forma como o Google hierarquiza os diversos sites), mas na credibilidade das fontes de informação.

A Microsoft anunciou que o site estará online em todo o mundo a 3 de Junho, mas já admitiu que algumas funcionalidades não estarão disponíveis em todos os mercados – o que significa que informação detalhada sobre hotéis ou restaurantes, por exemplo, não estará acessível em todos os países.

A Google tem percorrido um caminho semelhante com as novas funcionalidades que lança para o motor de busca ou para os Google Maps: a novidade é testada nos EUA e só depois transposta para outros países.

Com o Bing, a Microsft (cujo actual motor de busca, o Live Search, tem uma quota reduzida de mercado) procura ir ao encontro do que são as previsões para o futuro da pesquisa online: motores de busca inteligentes, capazes de responder a perguntas directas dos utilizadores e de ir ao encontro das intenções dos cibernautas, em vez de apenas indexarem páginas da Web.

A Microsoft tem pela frente um Google que domina o sector a nível mundial. Mas a gigante do software tem trunfos que pode jogar para lançar este Bing. O sistema operativo e o browser mais usados no mundo são da Microsoft. Integrar o Bong com o Windows ou com o Internet Explorer (como já faz com o Live Search) é uma estratégia que pode render ao novo motor de busca milhões de utilizadores.

O Bing foi desenvolvido sob o nome de código Kumo e já se previa que a Microsoft não estivesse interessada em manter a marca Live Search. Mas já há quem tenha transformado o nome numa sigla pouco abonatória: But It’s Not Google (Mas não é o Google).

http://www.bing.com/ComingSoon

http://www.decisionengine.com/Default.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
O Bing, o novo motor de busca da Microsoft, já está a funcionar no nosso país, em www.bing.com.

A denominação Beta não deixa margem para dúvidas: o novo motor de busca da Microsoft ainda não está terminado. De facto, verificámos que algumas das funcionalidades prometidas ainda não estão a funcionar. Por exemplo, o Bing ainda não apresenta a prometida lista comparativa de preços quando procuramos por produtos.

No entanto, já pode experimentar o motor de busca em www.bing.com.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pesquisei agora por portugal e fiquei pasmando com o aspecto da página, é um google 2 :x

As cores são as mesmas, a disposição das varias informações sobre o link também...

Portugal

Grandes armazéns, com espaços especializados em vários ramos, da moda à restauração.

www.elcorteingles.pt · Página em cache

Este foi o primeiro resultado :X

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sinceramente, gostei.

Gostei da interface, e acho a pesquisa de imagens bem conseguida.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bing: But it's not Google...

Acho que não acrescenta nada de novo ao panorama das pesquisas web.

Aliás, não percebo porque raio a MS gastou tanto tempo e dinheiro para comprar uma guerra dessas, mais valia terem investido em algo que fosse mesmo útil e que lhes gerasse mais negócio...

Tenho aqui uma opinião mais detalhada: http://m6onsoftware.blogspot.com/2009/06/bing.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que é que o bing faz que o google nao faz?

Só encontrei evolução na pesquisa de imagens.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

em relação as operações matemáticas o bing tambem as faz, http://www.bing.com/search?q=4+times+5&go=&form=QBRE e a conversão para usd tambem http://www.bing.com/search?q=1+eur+in+usd&go=&form=QBRE

Desculpa mas não vejo nada a não ser o resultado de uma pesquisa em páginas web...

Nenhum desses links me respondeu a nenhuma dessas perguntas, apresentou-me links para sites, nada mais...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ah ha!

Mas eu pedi especificamente a versão inglesa e o idiota do BING é que, à boa maneira da MS, achou que o que eu queria era a versão portuguesa...

Sim senhor, começa bem este motor de busca que acha que sabe o que é melhor para mim!...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Calculation

4*5 = 20

Convert Euros to US Dollars

1 EUR = 1.42 USD

A mim aparecem-me logo no inicio antes dos resultados normais da pesquisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A mim aparecem-me logo no inicio antes dos resultados normais da pesquisa.

A mim não.

Mas já percebi o que se passou, é uma idiotice do Bing, que acha que por estar em Portugal não posso fazer perguntas em inglês...

Seja como for, Bing is not Google, and they can say that again!...

Já actualizei o meu blog com essa informação...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A mim não.

Mas já percebi o que se passou, é uma idiotice do Bing, que acha que por estar em Portugal não posso fazer perguntas em inglês...

estranho eu estou em portugal, pesquiso em ingles e aparece correcto, pelo menos em IE8 + Silverlight.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

I quê? + quê? ;) FireFox em Windows (3.5 Beta) em Inglês..

Claramente o Bing sofre da mesma patologia esquizofrénica das apps da MS: acham sempre que sabem o que é melhor para ti, acham que quem sabe o que tu queres são eles e não tu...

Tenho pena de não ter nenhum sw de gravação de vídeo de desktop para mostrar esta estupidez...  Enfim...

Seja como for, não faço tensão de voltar a usar o Bing, pelo menos num futuro próximo, por isso, estou-me a borrifar para as suas idiotices...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

M6, esquisito. FF 3.0.10 em WinXP e funcionou bem. Mostrou os cálculos à primeira. Não tive que fazer nada...

Será que foi por antes já ter dito para usar o EUA?

Se for esse o caso é normal, que se não tiver nenhuma preferência adopte o país de origem do utilizador.

Acho que não acrescenta nada de novo ao panorama das pesquisas web.

Aliás, não percebo porque raio a MS gastou tanto tempo e dinheiro para comprar uma guerra dessas, mais valia terem investido em algo que fosse mesmo útil e que lhes gerasse mais negócio...

Claramente para roubar mercado à Google. Se o bing estiver à altura do google, até pode ser ligeiramente pior mas similar. Se a Microsoft incorporar o Bing no IE, MSN, etc rapidamente ganha uma boa cota do mercado e para a Google isso não é nada bom.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, se calhar o Bing tem um detector de malta que não morre de amores pela MS e vinga-se! ;)

Agora a sério: actualizei o meu blog com uma foto do resultado de 4 x 5, podem ver aqui: http://m6onsoftware.blogspot.com/2009/06/bing.html

Triton: respondi ao teu comentário, de forma simples, concordo totalmente contigo, acontece que o Bing não trás nada de novo. A prová-lo está a resposta à seguinte questão: Qual é o factor diferenciador do Bing?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só encontrei evolução na pesquisa de imagens.

x2, mas só num ponto, na parte de poder pesquisar imagens semelhantes.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
O Bing, o novo motor de busca da Microsoft, já está a funcionar no nosso país, em www.bing.com.

A denominação Beta não deixa margem para dúvidas: o novo motor de busca da Microsoft ainda não está terminado. De facto, verificámos que algumas das funcionalidades prometidas ainda não estão a funcionar. Por exemplo, o Bing ainda não apresenta a prometida lista comparativa de preços quando procuramos por produtos.

No entanto, já pode experimentar o motor de busca em www.bing.com.

Pelos vistos já está pesquisei pelos meus phones e tchann...

&wf=Commerce&FORM=ENCA]http://www.bing.com/shopping/Sennheiser-PX-100-headphones/search?q=px100&p1=[CommerceService+scenario%3d%22o%22+docid%3d%22C72B83B18FDC2EBFC2D6%22+p%3d%22df5c7f1ba4404c05b3f423c4e307eee6%22]&wf=Commerce&FORM=ENCA

x2, mas só num ponto, na parte de poder pesquisar imagens semelhantes.

A pesquisa de imagens está muito melhor. O google já me enervou muitas vezes em ter que pesquisar todos os tipos, porque a única filtragem é pequenas (demasiado pequenas) e médias (demasiado grandes), não havia nada intermédio.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A mim não.

Já é possível aceder ao novo motor de busca da Microsoft a partir do domínio .pt. Ainda limitado nas funcionalidades, o serviço já pode ser usado para encontrar páginas de Internet e imagens, no universo da Web, só em português ou só em Portugal.

Ainda não estão acessíveis as categorias de pesquisa que vão permitir ao utilizador canalizar as suas buscas para áreas mais específicas (para além das imagens, vídeos, compras, notícias, mapas ou viagens) e a visualização de resultados também não é final.

Na versão portuguesa a acompanhar os resultados da pesquisa ainda não surge a funcionalidade que dará informação sobre o histórico de pesquisas ou pesquisas relacionadas. Também ainda não há links patrocinados.

A imagem da homepage local exibe uma cidade com uma arquitectura de influência árabe, a mesma que também ilustra a página de entrada do serviço noutros países da Europa.

A versão americana tem uma imagem diferente, exibindo uma paisagem na Capadócia, Turquia, com pontos onde é possível clicar para aceder a imagens ou links com informação relacionada.

De sublinhar no entanto que quando anunciou o lançamento do novo motor de busca, a Microsoft já tinha apontado o dia 3 de Junho como data oficial de lançamento e explicado que até lá o serviço ia ficando disponível de forma gradual.

Contactada pelo TeK, a Microsoft Portugal explica que no dia 3 a versão local do motor de busca já vai dispor das funcionalidades em falta (como as diversas categorias de pesquisa), mas acrescenta que nessa data não estará finalizado o processo de costumização da versão portuguesa, que fará o serviço assumir a localização Portugal para todas as funcionalidades, nomeadamente as imagens a exibir na homepage. Ainda não é conhecida a data de conclusão deste processo de costumização.

O Bing vem substituir o Live Search e marca o reforço da aposta da Microsoft no mercado de pesquisas online, liderado com larga vantagem pela Google.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora