• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

charlie69

max distinct - SQL

3 mensagens neste tópico

Boas malta

Estou a fazer um file em vb, que faz uma pesquisa numa tabela de um ficheiro access.

essa tabela tem dois campos, A, B e C. em que A é o Auto ID (Autonumber), e o C é um descritivo que o user grava cada vez que actualiza o ficheiro.

o objectivo é ter uma combobox no excel que me dê a listagem de todos os valores de C distintos, para o user escolher um. Queria que o que aparece logo escolhido por defeito fosse o último a ser guardado, isto é, o que tem o maior Auto ID.

Assim queria saber o codigo que me desse todos os valores de C distintos, e que os ordenasse pelo Auto ID.

Utilizei o Distinct © ... where A is Desc, mas diz que não dá. Alguem me pode ajudar

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

select C, max(AutoID) as id

from tabela

group by C

é qualquer coisa assim

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Utilizei o Distinct © ... where A is Desc, mas diz que não dá. Alguem me pode ajudar

Primeiro, o que fizeste não é válido. Devias querer dizer "ORDER BY A DESC", mas mesmo assim não iria funcionar.

O que pretendes tem que ser feito de outra maneira, e vou descrever o comando em português para o traduzires para SQL. Queres é seleccionar a coluna C da tabela, agrupado pelos valores de C, e ordenado pelo valor máximo de A de forma descendente.

P.S.: a forma que o bruno disse também funciona, embora falte lá um order by, e esteja a ser seleccionado mais um campo que o pretendido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora