• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

zubimaster

Criar servidor DNS

7 mensagens neste tópico

Boas,

Gostava de saber se é possível criar um servidor DNS caseiro?

Já tinha lido algo acerca disto sobre o win. server 2003 mas não tenho a certeza.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Claro que é. O Win2k3 acho que já tem servidor de DNS incluído, em sistemas unix-based costuma-se usar o bind.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Claro que é. O Win2k3 acho que já tem servidor de DNS incluído, em sistemas unix-based costuma-se usar o bind.

Hmm, posso estar com uma ideia errado... mas tendo um servidor DNS pode-se registar domínios, certo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmm, posso estar com uma ideia errado... mas tendo um servidor DNS pode-se registar domínios, certo?

Não. Os domínios têm que ser registados por uma entidade certificada para isso. A única coisa que o servidor de DNS faz é: envias para lá um hostname e aquilo devolve-te um IP, se não souber pergunta a outro servidor de DNS.

Se tentares usar um domínio que não te pertença penso que os outros servidores de DNS devem imediatamente assinalar essa entrada como inválida. Não sei como é feita a vertificação, provavelmente a entidade que gere isso tem os seus servidores de DNS que terão um estatuto autoritário. Não sei.

Até estou curioso por uma resposta mais detalhada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se tentares usar um domínio que não te pertença penso que os outros servidores de DNS devem imediatamente assinalar essa entrada como inválida. Não sei como é feita a vertificação, provavelmente a entidade que gere isso tem os seus servidores de DNS que terão um estatuto autoritário. Não sei.

Até estou curioso por uma resposta mais detalhada.

Não há verificação. O cliente confia cegamente na resposta do DNS server que consulta. A única segurança que existe é o facto de o DNS server ir sempre buscar registos a servidores que considere de confiança por ir buscar a sua info aos root servers. Se houver DNS poisoning num servidor desses, podes comprometer diversos DNS servers e fazeres, p.e., o que o zubimaster diz.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso li há pouco tempo esta noticia, sobre isso.

Servidores DNS alterados para redireccionar utilizadores

Piratas informáticos estão a alterar servidores para desviar tráfego da Internet para páginas com código malicioso ou com anúncios.

As conclusões são de um estudo promovido pela Google e o Instituto de Tecnologia da Georgia. Perto de 68 mil servidores DNS estão adulterados para reencaminhar os utilizadores para páginas falsas.

O Domain Name System, DNS, é uma peça fundamental na Internet para assegurar as comunicações entre computadores. Geralmente, o utilizador acede através do DNS do seu fornecedor de Internet. Agora, interesses financeiros levam os piratas informáticos para alterar os servidores de DNS, de forma a controlar que páginas são vistas pelo utilizador. Essas páginas podem estar carregadas de código malicioso ou com anúncios publicitários, cujo lucro reverte para os cibercriminosos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tem que ser win? pode ser Linux? Utilize o bind9 ou o FWB que vem como os recursos de DNS nativo na plataforma. Caso necessite de ajuda para configurar estou a postos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora