• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Dotinho

Regras de cores para esquemas

6 mensagens neste tópico

Boas, eu queria tentar normalizar os quadros que fazemos na empresa, mas nao sei onde procurar as regras:

por exemplo para 220 usamos preto e azul, para 24 usamos encarnado e verdem para os sinais cinza.

Não há algum site que informe isto?

cmps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

desculpa, queria saber se existe algum regulamento para quadros tipo industriais e automação? tipo documentação para serem quadros normalizados..

Ate agora tudo o que encontrei é em relação a baixa tensão mas de edificios e nao de automação ou quadros industriais..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Basicamente, só estão definidas e bloqueadas estas cores:

Preto - Fase R (ou L1)

Cinza - Fase S

Castanho - Fase T

Azul Claro - Neutro

Verde/Amarelo - Terra

Quer dizer que sempre que encontrares uma linha cinza dentro do quadro, então tens uma fase S, se no teu quadro não estiveres a usar a fase S para os sinais, então não está de acordo com a norma.

Além destas cores, para zonas Ex ou ATEX está definido o Azul, para sabermos que quando mexemos nessa zona (dentro do quadro), estamos a mexer numa zona de risco.

Há uma definição na EN60439 Secção 765. Diz basicamente que a linhas têm que estar identificadas de acordo com o esquema, seja por cores, número, ou outros.

Nós temos o mesmo problema, mas como não encontramos nenhuma normal, além da identificação da linha com número (todas as linhas do nosso esquema estão numeradas), usamos a seguinte tabela:

+24 Vdc - Vermelha

0 Vdc - Branca

24 Vac - Violeta/Roxa

0 Vac - Azul Escuro

Entradas Digitais - Verde

Saídas Digitais - Amarelo

Sinais Analógicos - Rosa

Sinais livre de tensão (tensão enviada por outro quadro) - Laranja

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hmm, muito obrigado pela informacao... pensei que houvesse alguma norma, mas como nao ha, acho que vou continuar assim..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que não,

Dantes era Preto, Preto, Castanho para RST,

Agora substitui-se o segundo preto por cinza.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora